Whatsapp icon Whatsapp

Arte

Beleza, valor estético da criação da criação humana.
Beleza, valor estético da criação da criação humana.

A arte é compreendida como a atividade ligada à manifestação de ordem estética por parte do ser humano. Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.

A plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança são as várias formas pela qual a arte se apresenta. Arte é a representação máxima do momento, o termo história da arte aponta o conjunto das obras de uma época, país ou escola das artes visuais.

Com o intuito de tornar conhecido suas crenças, para despertar e distrair a si mesmo e aos outros, para novas formas de explorações e interpretações de objetos e cenas o homem cria a arte.

A arte era atribuída à atividades comerciais durante os séculos XIII e XIV. Durante o Renascimento, o conceito de arte dividiu-se de um lado pintura, literatura, escultura, arquitetura e música e, de outro, as artes com sentido utilitário como cerâmica e tapeçaria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No século XIX, “arte” referia-se às criações estéticas que tinham como finalidade a beleza. Já no século XX, arte reporta-se às artes plásticas.

Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

A Arte Plumária
Como é feita a arte plumária e quem produz essa arte.
A Pop-art
Uma crítica à sociedade consumista.
A arte barroca no Brasil
A arte barroca se consolidou no Brasil durante o século XVIII.
Aleijadinho
Clique e conheça a vida de Aleijadinho. Saiba como ele se tornou escultor, qual foi a doença que o acompanhou durante sua vida e quais são suas principais obras.
Arte Rupestre
As característica da arte da pré-história.
O abstracionismo
Características e surgimento da arte.
Origami
O origami enquanto arte e sua popularização.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.