Whatsapp icon Whatsapp

Aborto retido

O aborto é uma complicação comum da gravidez e pode ocorrer de diferentes formas, como é o caso do aborto retido.
O termo aborto refere-se à interrupção de uma gravidez antes da 22º semana
O termo aborto refere-se à interrupção de uma gravidez antes da 22º semana

O aborto, que pode ser definido como a interrupção da gestação antes da 22º semana, é um processo que pode ocorrer de forma espontânea ou provocada. O aborto espontâneo normalmente se relaciona com má-formação fetal e algumas doenças, e o sangramento, em grande parte dos casos, é o sinal inicial da sua ocorrência.

O processo de aborto, também chamado de abortamento e mais recentemente de perda gestacional, pode ser classificado em perda gestacional bioquímica, saco gestacional vazio, perda embrionária, perda gestacional precoce, perda gestacional retida, perda gestacional tardia, perda gestacional completa e perda gestacional incompleta. Reconhecer cada um desses processos é fundamental para a realização adequada de um procedimento.

Para ser uma perda gestacional retida ou aborto retido, o saco gestacional deve estar vazio até a 12º semana de gravidez; o produto conceptual não deve apresentar atividade cardíaca ou o crescimento do embrião deve ficar estabilizado em sucessivas avaliações. Apesar da morte do feto, nenhum produto da concepção é eliminado e os sinais da gestação simplesmente desaparecem. Geralmente o colo do útero da mulher fica fechado, pouco sangramento é observado e nenhuma dor é sentida.

Como não há eliminação dos tecidos do feto e da placenta, diferentes tratamentos podem ser realizados. Normalmente, ao diagnosticar uma perda gestacional retida, o médico recomenda uma conduta cirúrgica, apesar da conduta expectante e farmacológica serem boas alternativas.

A conduta cirúrgica baseia-se principalmente na técnica de dilatação e curetagem; entretanto, a aspiração também pode ser realizada. Ao realizar essa conduta, há diminuição significativa do tempo de tratamento, que é bastante doloroso para a mãe. Entretanto, vale destacar que é um procedimento invasivo e pode provocar consequências graves, tais como a aderência uterina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso de medicamentos também pode ser realizado para a evacuação uterina. Nesses casos, são utilizados fármacos que induzem a contração do útero, reduzindo assim o risco decorrente de processos cirúrgicos e da anestesia. Entretanto, diferentemente da cirurgia, o tempo de sangramento é maior, além de provocar enjoos, vômitos e diarreias. Algumas vezes, após a conduta farmacológica, faz-se necessária a intervenção cirúrgica.

Por fim, temos a conduta expectante, que se caracteriza pela espera da eliminação espontânea de todo o conteúdo presente no interior do útero. Essa conduta é muito imprevisível e tem taxas de sucesso bastante variáveis, portanto, deve-se avaliar o estado psicológico da paciente. Todavia, essa espera só pode durar por um tempo, uma vez que processos infecciosos podem surgir.

Sendo assim, diante de uma perda gestacional retida, é fundamental que o médico avalie os diversos aspectos referentes à saúde da mãe e mostre as diferentes formas de proceder diante desse triste acontecimento. É essencial que o médico informe as vantagens e desvantagens de cada método para que a paciente possa decidir, sempre que possível, pela conduta que ela deseja que seja adotada.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Aborto
Saiba mais sobre o aborto, uma situação relativamente comum nas gestações que se caracteriza pela interrupção da gravidez antes de o feto ser capaz de sobreviver sozinho.
Gravidez ectópica
Gravidez ectópica é o nome dado à gestação que ocorre fora do útero. Como na maioria dos casos a região cometida é uma das tubas uterinas, podemos falar em gravidez tubária.
Gravidez molar
A gravidez molar é uma doença que merece bastante atenção, principalmente por poder originar uma forma maligna. Saiba mais sobre essa patologia!
Os exames do pré-natal
Na primeira consulta do pré-natal, alguns exames devem ser feitos, a fim de checar o estado de saúde da gestante.
Pré-natal
Pré-natal é o nome dado ao acompanhamento clínico e educativo fornecido a gestantes. Pelo pré-natal, muitos problemas de saúde podem ser evitados ou precocemente tratados.
video icon
Escrito"Civilização Micênica" Próximo ao Fresco de uma mulher Micênica.
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.