Whatsapp icon Whatsapp

Água potável

A água potável é aquela que pode ser consumida pelo homem sem que haja nenhum prejuízo à saúde.
A água potável é aquela própria para o consumo humano
A água potável é aquela própria para o consumo humano

O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superfície recoberta por água. Desse total, cerca de 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% são de água doce, que é a utilizada para consumo humano. Entretanto, nem toda água doce está disponível para uso, uma vez que grande parte está no estado sólido em geleiras e calotas polares. Do total de 2,5%, apenas 0,77% está disponível, porém nem sempre atende às especificações para ser considerada potável.

A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro. Para que uma água seja considerada potável, devemos, portanto, analisar suas características físicas, químicas, biológicas e até mesmo radioativas.

Muitas pessoas pensam que a água cristalina é potável e que, portanto, não necessita de tratamento. Entretanto, apenas cor e odor não são suficientes para garantir que a água seja própria para o consumo, haja vista que organismos patogênicos microscópicos podem estar presentes e causar sérios danos à saúde. Sendo assim, a água potável não pode ser avaliada apenas visualmente, sendo fundamentais os testes de potabilidade.

Normalmente águas de rios e lagos não são próprias para consumo humano, sendo fundamental que passem por processos específicos em estações de tratamento de água. Após o tratamento, é importante que sejam realizados testes para confirmar se a água tratada corresponde ao padrão de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde. Caso esteja de acordo, a água poderá ser enviada para a população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dentre os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, destacam-se a análise dos coliformes fecais, monitoramento de Escherichia coli, análise da turbidez e das substâncias químicas presentes, incluindo-se as cianotoxinas e verificação de ph, gosto, odor e radioatividade.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 748 milhões de pessoas não possuam acesso de forma sustentada à água potável no mundo e aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas utilizem água contaminada. Isso significa que uma grande parcela da população está sujeita a contrair doenças que podem, inclusive, levá-las à morte

A falta de água potável no Brasil e no mundo apresenta diversas causas, destacando-se a poluição e a falta de planejamento na distribuição desse recurso. Sendo assim, é importante que políticas sejam criadas urgentemente para garantir a conservação dos corpos hídricos, a despoluição de rios e que a distribuição ocorra de maneira adequada. Também é fundamental o investimento constante em saneamento, pois este garante um destino adequado ao esgoto e que água de qualidade chegue à população.

É importante destacar que a água potável é um bem valioso que merece atenção não só por parte dos governantes. Cada pessoa, ao desperdiçar água em sua casa ou poluir um rio, por exemplo, está contribuindo para que a quantidade de água potável seja reduzida. Fazer a nossa parte é garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as gerações futuras.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

22 de março - Dia Mundial da Água
Aproveite o Dia Mundial da Água para conhecer mais sobre essa data, a importância da água para o ser humano e alguns dados importantes sobre esse recurso.
A água própria para o consumo é doce e potável
Classificação da água
Saiba mais sobre a classificação da água e entenda a diferença entre água doce, salgada e salobra.
A Escherichia coli é um coliforme termotolerante que vive no intestino humano
Coliformes fecais
Compreenda como os coliformes fecais ou termotolerantes são utilizados na avaliação da qualidade da água.
Podemos beber água do mar?
Os perigos da ingestão da água do mar
Veja quais são os perigos decorrentes da ingestão da água do mar, destacando-se a desidratação e a morte.
Toda chuva possui materiais poluentes
Podemos tomar água da chuva?
Podemos tomar a água da chuva? Descubra essa resposta e aprenda quais são os materiais ou substâncias que caem do céu com a água. Entenda como a presença de veículos e indústrias nas cidades interfere na composição da água da chuva e conheça quais são as substâncias e as reações químicas que ocorrem nesse fenômeno.
A água é uma substância que participa de diversas reações químicas no organismo
Água
Conheça as principais características da água, uma substância extremamente importante para a vida na Terra.
video icon
Matemática
Equação geral, reduzida e segmentária da reta
Nesta videoaula vamos aprender a encontrar a equação geral, reduzida e segmentária de uma reta utilizando os conceitos de função polinomial do primeiro grau e/ou usando a equação da reta que aprendemos em geometria analítica.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.