Whatsapp icon Whatsapp

Aquífero Guarani

Aquífero Guarani é uma das mais importantes reservas subterrâneas de água doce do planeta. Ele está localizado no centro-sul da América do Sul, especialmente no Brasil.
Zona úmida do aquífero Guarani em Entre Rios, na Argentina
O aquífero Guarani é uma das principais reservas de água doce do mundo.

O aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce localizada em países da América do Sul, abrangendo áreas de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele é uma das principais reservas de água doce do mundo. Tem como característica a presença de grande disponibilidade hídrica mediante a entrada de água no sistema subterrâneo.

Ele é formado por estruturas litológicas diversas, com destaque para os basaltos. O aquífero Guarani tem grande importância econômica e ambiental, porém vem sofrendo diversos impactos da ação humana, como a poluição do solo e da água.

Leia mais: Águas subterrâneas — acumulam-se abaixo da superfície, geralmente nos poros presentes na composição das rochas

Resumo sobre aquífero Guarani

  • É uma das principais reservas de água doce de todo o mundo. Está localizado no centro-sul da América do Sul.

  • Está, em sua maior parte, no território brasileiro, nos estados:

  • Abrange áreas populosas do interior do Brasil, incluindo municípios importantes, como Ribeirão Preto (SP).

  • Sua formação tem como ponto-chave o acúmulo de água em meios subterrâneos formados por estruturas litológicas diversas.

  • Sua importância está ligada ao seu aproveitamento econômico por meio do uso doméstico, industrial e agropecuário.

  • Uma das suas vantagens é a sua composição enquanto reserva estratégica de água doce.

  • Enfrenta diversos problemas ambientais em razão do aumento da ação humana no meio.

  • O aproveitamento econômico da sua água muitas vezes extravasa a sua capacidade de recomposição.

O que é aquífero Guarani?

O aquífero Guarani é uma das principais reservas subterrâneas de água doce do mundo. Ele está localizado no centro-sul do Brasil e, ainda, em parte dos territórios de Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, o referido aquífero está localizado em partes dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O seu nome é derivado dos índios guaranis, que habitavam grande parte da região onde está o aquífero. O aquífero Guarani possui uma grande importância em termos econômicos, políticos e ambientais para os povos sul-americanos, especialmente em um contexto de necessidade de novas fontes de abastecimento de água doce.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as características do aquífero Guarani?

O aquífero Guarani é uma grande formação de água subterrânea, em formato descontínuo e com profundidade diversa, que abrange parte importante do subsolo da América do Sul. Ele tem como característica principal a elevada disponibilidade hídrica, por meio de um gigante reservatório subterrâneo de água doce, considerado por pesquisadores o segundo maior do mundo em termos de volume.

Em relação aos aspectos geológicos, esse aquífero possui diversas formações sedimentares, que facilitam a entrada de água no sistema por meio de fissuras nas rochas e nos solos. A principal forma de recarga do aquífero é por via meteórica, ou seja, por meio da entrada da água da chuva.

Em termos geográficos, o aquífero está situado em uma zona hidrográfica importante, que conta com rios como o Tietê, o Pardo e o Paranapanema; além de abranger zonas vegetacionais de campos e cerrados, assim como de florestas tropicais. Em termos humanos, o aquífero está situado em zonas populosas, com destaque para a porção centro-sul brasileira, em áreas urbanas de cidades importantes como Ribeirão Preto (SP) e São Carlos (SP) e Estrela (RS).

Vista da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
A cidade de Ribeirão Preto (SP) é abastecida pela água do aquífero Guarani.

Qual a importância do aquífero Guarani?

O aquífero Guarani possui grande importância em termos econômicos, políticos e ambientais, uma vez que essa enorme reserva de água doce propicia água para o abastecimento humano e para as atividades produtivas. Portanto, ele é uma reserva estratégica, que já possui grande aplicação, como no abastecimento de grandes cidades do interior paulista e no aproveitamento agrícola na porção centro-sul brasileira.

O fato do referido aquífero estar situado em uma zona populosa e bastante desenvolvida implica ainda mais a sua importância, considerando que o abastecimento constante de água é condição fundamental para a continuidade do crescimento econômico dessa parte considerável do subcontinente sul-americano. Ademais, com base em um contexto de escassez hídrica, o aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica de água.

Deve-se destacar ainda a importância primária em termos ambientais do aquífero Guarani. Essa reserva subterrânea é parte primordial do sistema de trocas empreendido pelo ciclo da água. Ele fornece água de forma sistemática e importante para a manutenção de diversos sistemas ambientais, que incluem vegetações naturais e bacias hidrográficas, além de contribuir para as dinâmicas físicas locais.

Leia mais: Crise energética no Brasil — tem como uma de suas causas a alta dependência da matriz hidráulica

Como é a formação do aquífero Guarani?

A formação de um aquífero dá-se mediante a consolidação de um espaço nas estruturas de rocha, que, posteriormente, são preenchidas pela água. O caso da formação do aquífero Guarani envolve justamente essa lógica com base na sedimentação de materiais diversos, que propiciaram a criação de um espaço em estruturas geológicas antigas, abastecido pela água de diversas fontes. A formação do aquífero Guarani tem um papel direto na sua configuração atual assim como nas suas características físicas.

A caracterização geológica do aquífero Guarani perpassa formações de arenitos e basaltos consolidadas em tempos muito antigos. O referido aquífero foi formado mediante o preenchimento hidrológico de rochas diversas e descontínuas e ainda bastante permeáveis. A impermeabilidade é parte importante de um aquífero, uma vez que ela permite a entrada de água no sistema por meio das precipitações atmosféricas ou dos cursos de água.

Quais os problemas ambientais enfrentados pelo aquífero Guarani?

O aquífero Guarani enfrenta problemas ambientais relacionados especialmente com as atividades humanas, sobretudo a sua exploração desenfreada, sendo sua água utilizada para o abastecimento de atividades domésticas, industriais e aquíferas.

A localização do aquífero, em uma zona bastante populosa e economicamente dinâmica, implica graves pressões ambientais sobre o sistema natural. São apenas alguns dos problemas ambientais enfrentados pelo referido aquífero:

  • a poluição do solo e da água;

  • a remoção da vegetação nativa;

  • a contaminação por resíduos diversos;

  • a ocupação antrópica desenfreada.

Destaca-se ainda a predação da água do aquífero Guarani, muitas vezes retirada em quantidades acima da capacidade de recarga do aquífero, ocasionando assim na diminuição predatória do volume hídrico local.

Porção de água com grande quantidade de lixo
A poluição das águas é um problema enfrentado pelo aquífero Guarani.

Quais são as vantagens e desvantagens do aquífero Guarani?

O aquífero Guarani é uma das principais reservas subterrâneas de água doce do planeta. A sua principal vantagem está justamente no fato de haver uma grande disponibilidade hídrica nessa reserva. O referido aquífero é fundamental para o abastecimento de água em diversas cidades, além de suprir as necessidades da indústria, e também de setores da agricultura e pecuária. Para além do viés econômico, ele tem uma grande importância na dinâmica ambiental, e também um grande destaque político, sendo uma reserva estratégica de água doce.

Já em sentido contrário, o aquífero Guarani também possui algumas desvantagens, que na verdade são fragilidades do ponto de vista econômico e ambiental, especialmente relacionadas ao seu aproveitamento humano. Suas características são bastante diversas, com descontinuidades formativas importantes, além de restrita qualidade da água em determinados pontos. Aquíferos são estruturas muito frágeis que sofrem impactos diversos, sendo assim um modo, por vezes, inseguro de acesso à água.

Leia mais: Escassez hídrica e segurança alimentar

Exercícios resolvidos sobre o aquífero Guarani

Questão 1

(UEFS) Um dos maiores reservatórios de água do mundo já foi visto como um imenso mar de água doce na América do Sul, com capacidade quase inesgotável e potencial para abastecer a população brasileira por cerca de 2500 anos. Agora novos estudos feitos mostram que pontos de difícil acesso e a existência de água salobra ou quente vêm reduzindo o volume que realmente pode ser usado pelo homem. Além disso, o consumo excessivo em certas regiões já ameaça sua manutenção. O manancial descrito no texto corresponde

a) à bacia do Prata, cujos rios nascem em território brasileiro e drenam os países platinos.

b) à bacia Amazônica, considerada a maior bacia hidrográfica do mundo, abrangendo áreas de outros seis países sul-americanos.

c) ao aquífero Guarani, que se estende pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e onde a maior parte da água está confinada sob rochas de basalto.

d) aos Lençóis Maranhenses, situados numa área de grande pluviosidade e polos industriais que ameaçam contaminar esse reservatório.

e) à bacia do Paraná, essencialmente planáltica, ocupando o primeiro lugar em potencial hidrelétrico no país.

Resolução: alternativa C. O aquífero Guarani é um importante reserva subterrânea de água doce sul-americana, logo, está localizado nos países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Sua principal característica, em termos litológicos, são as formações de basalto.

Questão 2

(UEG 2019) Em escala global, a presença de aquíferos é de suma importância na manutenção da biodiversidade planetária. Os aquíferos são formados por rochas permeáveis que atuam como reservatórios subterrâneos e transmissores de água. Esses reservatórios são preenchidos com águas de chuva que permeiam os espaços entre as rochas. Durante os períodos de estiagem, por exemplo, esses reservatórios contribuem para a manutenção de rios perenes, para o consumo humano e para a agropecuária. O Brasil abriga o aquífero mais importante do mundo, que está situado na região:

a) centro-leste da América do Sul, o aquífero Guarani, com 70% localizado no Brasil (de Goiás ao Rio Grande do Sul) e os demais 30% no Paraguai, Uruguai e Argentina, sendo a qualidade da água afetada pela ação antrópica e pela poluição de diferentes tipos.

b) nordeste do Brasil, o aquífero Cabeças, localizado na bacia sedimentar do Parnaíba, ao longo do estado do Piauí, sendo considerado o melhor potencial hidrogeológico, apesar da qualidade da água imprópria para uso doméstico e para irrigação.

c) centro-oeste e sul do Brasil, de formação paleozoica, o aquífero de Furnas, localizado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo, sendo pouco produtivo, com água de qualidade pouco satisfatória.

d) norte do Brasil, o aquífero Alter do Chão, localizado nos estados do Amazonas, Para e Amapá, sendo a disponibilidade da água comprometida pela exploração feita para abastecer as cidades de Santarém (Pará) e Manaus (Amazonas).

e) nordeste do Brasil, na província São Francisco, o aquífero Urucuia-Areado, localizado nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Maranhão, sendo a água predominantemente bicarbonatada cálcica e pouco mineralizada.

Resolução: alternativa A. O aquífero Guarani é uma reserva localizada na América do Sul (em sua maior parte no Brasil) e que apresenta diversas fragilidades ambientais. Essa reserva sofre com a ocupação humana desenfreada, que reflete na poluição da água e do solo. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

São os aquíferos que alimentam boa parte das nascentes de água
Aquífero
Entenda o que é um aquífero, quais são os seus tipos, como eles funcionam e a importância desse recurso natural para a sociedade.
O Aquífero Alter do Chão encontra-se entre os recursos hídricos da Região Amazônica
Aquífero Alter do Chão
Confira os aspectos gerais do Aquífero Alter do Chão, como localização, utilização e as medidas necessárias para a sua conservação.
Nas bacias sedimentares, as rochas organizam-se em camadas
Bacias Sedimentares
O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.
O Brasil é um país que possui muita água doce, porém há uma má distribuição territorial do recurso
Distribuição da água no Brasil
Entenda como ocorre a distribuição da água no Brasil e conheça quais são as áreas onde os recursos hídricos são mais e menos abundantes.
O clima é a conjunção dos diferentes elementos climáticos
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
A falha de San Andreas é uma imensa ruptura geológica localizada na Califórnia (EUA).
Falha de San Andreas
Saiba mais sobre o processo de formação da falha de San Andreas e as atividades sísmicas registradas na costa oeste dos Estados Unidos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Imagem de satélite de um ciclone, um tipo de fenômeno atmosférico
Fenômenos atmosféricos
Conheça alguns dos principais fenômenos atmosféricos que se manifestam, tais como o efeito estufa, a inversão térmica, os ciclones e muitos outros.
Visão interna de uma floresta caducifólia.
Floresta Caducifólia
Você sabe o que é uma floresta caducifólia ou floresta temperada? Clique e descubra!
Localização da Fossa Oceânica mais Profunda
Fossa Oceânica
Fossa Oceânica, o que é fossa oceânica, as principais fossas oceânicas, a fossa oceânica mais profunda, a formação de fossas oceânicas, características das fossas oceânicas, moradores das fossas oceânicas.
Terremoto na cidade chilena Valdivia, em 1960 (Grande Terremoto).
Grandes terremotos da história
Confira aqui uma lista dos grandes terremotos da história, onde aconteceram, quando e quais foram suas consequências.
O granizo é uma forma de precipitação de água da chuva em pequenos blocos de gelo.
Granizo
Você sabe como se forma o granizo? Clique aqui e saiba, além disso, as principais consequências das chuvas de granizo para as atividades produtivas e humanas.
Bacia do Rio Araguaia no ambiente do bioma Cerrado *
O Cerrado e a água no Brasil
Você sabia que o Cerrado abastece 8 das 12 grandes bacias hidrográficas brasileiras? Confira importantes informações sobre o Cerrado e a água no Brasil!
Esboço do processo que desenvolve o ciclo da água.
O ciclo da água
O ciclo da água, O que é o ciclo da água, estados físicos da água, etapas do ciclo da água, ciclo da água e evaporação, ciclo da água e a evapotranspiração, ciclo da água e atmosfera, ciclo da água e o lençol freático.
Formação de relevo provocada por movimentos orogênicos
Orogênese e Epirogênese
Compreenda o conceito, as causas e as consequências da Orogênese e Epirogênese.
Conhecer as partes de um rio é importante para analisar qualquer rede ou bacia hidrográfica
Partes de um rio
Clique aqui e conheça as partes de um rio, isto é, a definição de nascente, leito, foz e outros conceitos importantes.
Terra, lugar onde abriga vida.
Terra, o planeta da vida
Terra, o planeta da vida, A localização do planeta Terra, Terra o planeta da água, Os mistérios do interior da Terra, As energias do interior da Terra, As camadas da Terra, As contribuições provenientes das energias do interior da Terra.
As reservas subterrâneas são importantes fontes de recursos hídricos
Águas subterrâneas
Confira algumas informações básicas sobre as águas subterrâneas, importante fonte de recursos hídricos na natureza.
video icon
Matemática
Polígonos regulares circunscritos
Nesta aula veremos o que é um polígono regular circunscrito e seus principais elementos. Trabalharemos um quadrado circunscrito na circunferência, um triângulo equilátero circunscrito na circunferência e um hexágono regular circunscrito na circunferência.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas