Saneamento

O intenso processo de expansão urbana sem o devido planejamento tem ocasionado vários problemas para a população: diversos tipos de poluição, congestionamentos, ocupação irregular do solo, violência, destinação inadequada dos resíduos sólidos, etc. A ausência dos serviços de saneamento ambiental é um dos problemas característicos dos centros urbanos, fato que influencia diretamente nos índices de mortalidade infantil.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social”. Portanto, o saneamento não se restringe ao abastecimento de água limpa e a coleta e tratamento do esgoto sanitário, sendo um conjunto de ações que também inclui a coleta de lixo e a limpeza das vias públicas, proporcionando, assim, um ambiente saudável para os habitantes.

A ausência de saneamento básico é detectada em vários países, inclusive nos desenvolvidos. Conforme dados do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2006, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas no mundo não são atendidas pelos serviços de saneamento, sendo os africanos e os asiáticos os mais afetados: 1,635 bilhão de pessoas.

Esse processo reflete nas taxas de mortalidade infantil, pois a falta de saneamento pode provocar a transmissão de doenças, contaminação de alimentos e de água, sendo que as crianças são as principais vítimas. A OMS estima que 6% de todas as doenças no mundo são causadas por consumo de água não tratada e pela falta de coleta de esgoto. Entre elas estão: hepatite A, febre tifoide, malária, diarreia, cólera, febre amarela, amebíase, etc.

Mais de 15 milhões de pessoas morrem em todo o mundo por doenças infecciosas originadas pela falta de saneamento, segundo a OMS. Esse é um tema tão importante que está relacionado entre as Metas de Desenvolvimento do Milênio (conjunto de oito metas a serem atingidas até 2015 por todos os países), em que ficou estabelecido que se deve reduzir à metade o número de pessoas sem acesso a saneamento básico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

A ausência de saneamento básico gera vários problemas à saúde humana
A ausência de saneamento básico gera vários problemas à saúde humana
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Saúde diz respeito a completo bem-estar
7 de abril - Dia Mundial da Saúde
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Saúde e os aspectos envolvidos com essa data!
Empresas transnacionais
O que são empresas transnacionais e como são criadas? Saiba mais sobre essas empresas, antigamente conhecidas como "multinacionais".
Grande parte do fluxo de mercadorias acontece por meio do transporte marítimo.
Fluxos de mercadorias
Os fatores que impulsionam o processo de comercialização de produtos no mundo.
Canal de Suez.
Canal de Suez
Canal de travessia marítima que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária
A agropecuária e os problemas ambientais
Os impactos ambientais causados por essa atividade.
As industrias são emissores de poluentes nas cidades
A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
Folha de coca.
Produção da folha de coca
Produção de folha de coca, As características da coca, A coca é nativa de quais países, Os princípios ativos da coca, Os produtores de coca, A coca e o tráfico de drogas.
Distribuição espacial dos países atualmente consolidados no mapa-múndi
Países
Saiba qual é o conceito oficial de país, quando ele foi estabelecido e descubra a diferença entre Estado, país e nação.
Coletas de frutos nativos como o pequi é uma forma de desenvolvimento sustentável, pois produz renda e preservação.
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável, O que é Desenvolvimento Sustentável, Quais os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, As características do Desenvolvimento Sustentável, As propostas do Desenvolvimento Sustentável.
Educação Ambiental
Ferramenta de extrema importância na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Noruega: país que detém o maior IDH do planeta
Países com IDH elevadíssimo
As nações que apresentam os melhores indicadores socioeconômicos do planeta.