Whatsapp icon Whatsapp

Baru

O baru é nativo do Cerrado brasileiro e sua árvore pode atingir até 25 m. A castanha do baruzeiro é rica em proteínas, fibras, ácidos graxos e minerais.
O baru é muito rico em ferro e zinco
O baru é muito rico em ferro e zinco

Nativo do cerrado brasileiro, o baru, Dipteryx alata, da família Fabaceae, é conhecido em alguns locais como cumaru, cumari, feijão-baru, cumbaru, imburana-brava, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumarurana, feijão-coco, e pau-cumaru.

Sua árvore pode atingir até 25m de altura e, por sua madeira ser muito resistente, é bastante empregada na indústria moveleira e na construção civil. Sua floração geralmente ocorre entre os meses de outubro e janeiro, mas, assim como a frutificação, ela dependerá das condições de água e solo do ambiente.

A castanha do baruzeiro tem sabor semelhante ao do amendoim e é rica em proteínas, ácido graxos, fibras, minerais, além de ser uma ótima fonte de ferro e zinco. Em razão da grande quantidade de ferro em suas castanhas, o baru vem sendo empregado no combate à anemia, tanto que, no ano de 2001, a prefeitura de Goiânia passou a utilizar a farinha de baru na merenda escolar.

Nas comunidades de onde o baru é extraído, ele é conhecido como o “viagra do cerrado”, em virtude da sua natureza afrodisíaca. O zinco é considerado o mineral mais importante para a fertilidade feminina e masculina, e o baru contém uma quantidade grande desse mineral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Da castanha do baru se extrai um óleo semelhante ao azeite de oliva, que contém ômega-6 e ômega-9. Essas substâncias são importantes na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol total e LDL (colesterol ruim). Elas regularizam os níveis de glicose no sangue, reduzem a gordura abdominal e a incidência de câncer, além de ajudarem na cicatrização e na queda de cabelo. O ômega-9 ainda é um potente antioxidante, que reduz as lesões nas células causadas pelos radicais livres e inibe a agregação plaquetária e a formação de trombos.

A polpa do baru é uma importante fonte de alimento para a fauna nativa e para o gado.

Infelizmente, essa espécie tão rica está ameaçada de extinção, devido à destruição do cerrado, em função do avanço da fronteira agropecuária e do seu corte em razão da excelente qualidade de sua madeira.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
Coco
Coco
Características do fruto e sua utilização na culinária brasileira.
Laranja
Laranja
Valor nutritivo, variedades e formas de consumo da fruta.
Marmelo
Marmelo
Características da fruta e seu emprego na culinária.
Maçã
Maçã
A maçã é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Confira!
video icon
Filosofia
Sigmund Freud
Médico e psiquiatra austríaco, Freud é considerado o “pai” da psicanálise. Rechaçada por uns e valorizada por outros, a psicanálise é um método de compreensão do ser humano com base nas manifestações do inconsciente e na relação entre consciência e inconsciência. Assista ao nosso vídeo para conhecer melhor a trajetória de Sigmund Freud!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas