Whatsapp icon Whatsapp

Células da glia

As células da glia são muito esquecidas quando o assunto é sistema nervoso. Entretanto, apesar de pouco lembradas, elas exercem importantes funções para esse sistema.
Observe algumas das principais células da glia
Observe algumas das principais células da glia

Quando falamos em tecido nervoso, lembramo-nos, na maioria das vezes, apenas das células denominadas de neurônios, as quais estão diretamente relacionadas com o impulso nervoso. Entretanto, além desse tipo celular, é possível encontrar no tecido nervoso as chamadas células da glia ou da neuróglia, as quais desempenham funções primordiais para a manutenção do nosso corpo.

Células da glia

Veja a seguir as principais células da glia e suas funções:

  • Astrócitos

    Essas células, como o próprio nome indica, têm formato estrelado, característica conseguida graças aos seus prolongamentos. São o tipo celular mais numeroso e com maior diversidade de funções. Entre as funções que podem ser atribuídas aos astrócitos, podemos destacar a função de sustentação, controle da composição iônica e molecular do ambiente onde estão localizados os neurônios, transferência de substâncias para os neurônios, resposta a sinais químicos, entre outras atividades.

    Os astrócitos podem ser classificados de acordo com a quantidade e o tamanho de seus prolongamentos. Os astrócitos protoplasmáticos são aqueles que possuem os prolongamentos curtos e espessos e estão localizados na substância cinzenta. Já os astrócitos fibrosos são aqueles que possuem prolongamentos menos numerosos e mais longos e estão localizados na substância branca.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Oligodendrócitos

    São células responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso central. Essas células enrolam-se em volta do axônio, formando a bainha, que funciona como um isolante elétrico. Os oligodendrócitos são capazes de envolver até 60 axônios de neurônios.

  • Células de Schwann

    Assim como os oligodendrócitos, as células de Schwann também são responsáveis por formar a bainha de mielina. Entretanto, esse tipo celular envolve neurônios que estão presentes no sistema nervoso periférico. Diferentemente dos oligodendrócitos, as células de Schwann formam mielina em apenas um neurônio.

  • Células ependimárias

    Essas células revestem cavidades no cérebro (ventrículos) e o canal central da medula espinhal. Sua função é garantir a movimentação do líquido cefalorraquidiano.

  • Micróglia

    Células (menores células da glia) com pequenos prolongamentos que se destacam por sua capacidade fagocitária. Elas localizam-se no sistema nervoso central e atuam em processos inflamatórios e reparando esse sistema.

Curiosidade: Você sabia que, no Sistema Nervoso Central, para cada neurônio, há cerca de 10 células da glia?

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Atos reflexos
Clique aqui e compreenda o que são os atos reflexos e como eles acontecem.
Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
Nervos
Entenda o que são os nervos e conheça a estrutura e as principais funções desses componentes do sistema nervoso periférico.
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
Sistema Nervoso Central
Entenda o Sistema Nervoso Central (SNC), a parte do sistema nervoso composta pelo encéfalo e pela medula espinhal.
Sistema Nervoso Periférico
Entenda o Sistema Nervoso Periférico, uma parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que atua no transporte de informações.
Tecido nervoso
Saiba mais sobre o tecido nervoso, um tecido relacionado com a percepção do meio interno e externo e que possui como célula principal o neurônio.
video icon
Escrito"pH de soluções" sobre imagem de vidrarias de laboratório de química, com soluções, para verificação do pH.
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.