Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Biologia celular
  4. Endocitose e exocitose

Endocitose e exocitose

Endocitose e exocitose são processos relacionados com a captura e eliminação de substâncias, respectivamente.

Algumas células possuem a capacidade de ingerir algumas partículas presentes no líquido extracelular. Essas partículas são ingeridas pela célula através de um processo chamado de endocitose, que pode ser de dois tipos: fagocitose ou pinocitose.

Na fagocitose, a célula lança seus pseudópodes (prolongamentos citoplasmáticos) e envolve a partícula a ser digerida, formando uma espécie de bolsa ao redor do material capturado. Nesse processo ocorre o englobamento de partículas grandes, tais como bactérias, matéria orgânica e outras células. Alguns protozoários utilizam-se desse processo para obter alimento, como a ameba, que emite seus pseudópodos para capturar partículas.

Após a captura da partícula e a formação da bolsa, esta se solta da membrana e passa a circular no citoplasma, recebendo o nome de fagossomo. Este, por sua vez, funde-se com os lisossomos, organelas celulares ricas em enzimas digestivas, e forma o chamado vacúolo digestivo. Nesse momento ocorre a digestão intracelular. As partes que não são digeridas são chamadas de corpos residuais e, posteriormente, são eliminadas.

Na pinocitose, as partículas capturadas estão dissolvidas, ou seja, normalmente estão no estado líquido. Nesse processo ocorre a invaginação da membrana e o posterior fechamento, formando uma bolsa que recebe o nome de pinossomo. As partículas de gordura são absorvidas pelas células através desse processo.

Tanto a fagocitose como a pinocitose são processos relacionados com a absorção de substâncias que possam ser úteis à célula. Além disso, a fagocitose está relacionada com a captura de agentes que possam causar algum dano ao organismo, através da ação de macrófagos e neutrófilos, e com a alimentação de alguns seres unicelulares. Vale ressaltar que poucas células são capazes de realizar fagocitose, porém a grande maioria realiza pinocitose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe a captura de uma partícula pelo processo de fagocitose e a eliminação dos corpos residuais por exocitose
Observe a captura de uma partícula pelo processo de fagocitose e a eliminação dos corpos residuais por exocitose

A exocitose, diferentemente da endocitose, é responsável pela eliminação de partículas pela célula. É através desse processo que são eliminados os corpos residuais formados no processo de fagocitose e pinocitose. Além disso, através da exocitose, também ocorre a liberação das substâncias secretadas pela própria célula. Esse é o caso das células do pâncreas, que produzem os hormônios insulina e glucagon, que são lançados na corrente sanguínea através desse processo.

Para que ocorra a exocitose, a vesícula que contém a substância que será eliminada deve entrar em contato com a membrana. Nesse momento ocorre a fusão da vesícula e a eliminação da substância que estava em seu interior.

Podemos concluir, portanto, que a endocitose está relacionada com a captura de partículas para o interior da célula, enquanto a exocitose está relacionada com a eliminação de substâncias para o exterior.

A ameba alimenta-se por fagocitose, um tipo de endocitose
A ameba alimenta-se por fagocitose, um tipo de endocitose
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(UFRN) Quando há infecção bacteriana, os neutrófilos englobam os patógenos e os destroem. No processo de destruição dessas bactérias, ocorrem sucessivamente:

a) endocitose – formação dos fagossomo – formação do vacúolo digestivo – degradação bacteriana – clasmocitose.

b) fagocitose – formação do vacúolo autofágico – formação do fagossomo – degradação bacteriana – defecação celular.

c) endocitose – formação do vacúolo autofágico – ataque lisossômico – egestão.

d) pinocitose – ataque lisossômico – formação do vacúolo digestivo – exocitose.

Questão 2

Algumas partículas não são capazes de atravessar a membrana plasmática da célula e precisam ser incorporadas de outras maneiras. As partículas dissolvidas em água, tais como os polissacarídios, são incorporadas à célula por:

a) fagocitose.

b) osmose.

c) pinocitose.

d) exocitose.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
O vinho só é fabricado graças à fermentação
Fermentação
Entenda o processo de fermentação e como essa via de produção de energia é importante economicamente.
Esquema da bicamada fosfolipídica (modelo de mosaico fluido).
Membrana Celular
A composição e fisiologia da bicamada fosfolipídica.
O interior de uma célula
Lisossomo
Lisossomo, O que é Lisossomo, Como ocorre o Lisossomo, Onde se encontra o Lisossomo, Quais as características do Lisossomo, Lisossomo e o processo digestivo, O Lisossomo e a fagocitose.
Células
Cliquei aqui e aprenda mais sobre as células lendo nosso texto. Falaremos aqui sobre a classificação das células e suas principais partes, e aprenderemos sobre as organelas.
A respiração anaeróbia dos atletas maratonistas e a exaustão muscular (fermentação lática).
Respiração Anaeróbia
Um menor rendimento energético para o funcionamento celular.
A conformação organizacional dos microtúbulos que formam os centríolos.
Centríolos
Clique aqui e aprenda as funções desempenhadas pelos centríolos.
Membrana plasmática
Que tal ampliar seus conhecimentos a respeito da membrana plasmática? Clique aqui e conheça as principais características dessa membrana e suas funções!