Tecido nervoso

O tecido nervoso é um dos quatro tipos básicos de tecidos presentes em nosso corpo. Ele é responsável por receber e responder aos estímulos internos e externos.

O tecido nervoso está distribuído por todo o corpo e apresenta como função receber informações do ambiente externo e do meio interno, processá-las e elaborar uma resposta. Sem esse tecido seria impossível o funcionamento dos órgãos do sentido, a aprendizagem, o pensamento, a memória, a produção de secreções pelas glândulas, a contração muscular e tantas outras funções essenciais para o funcionamento adequado do corpo.

Componentes do tecido nervoso

O tecido nervoso é composto por diferentes tipos celulares, além, é claro, da matriz extracelular. Essa matriz, no entanto, é pouco abundante e não apresenta fibras. Entre os tipos celulares, temos os neurônios e as chamadas células da neuróglia ou glia.

• Neurônios

Os neurônios são as células mais conhecidas do tecido nervoso e são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. Essa transmissão é feita graças à diferença de potencial em sua membrana.

Os neurônios apresentam um corpo celular de onde partem prolongamentos chamados de dendritos e axônios. No corpo celular, está presente o núcleo, bem como outras organelas celulares. A forma dessa parte do neurônio é variável e relaciona-se com sua atividade funcional.

O axônio é um prolongamento do neurônio que se destaca por ser mais delgado, mais longo e apresentar menos ramificações do que o dendrito. Existem axônios que atingem até 1,5 m de comprimento. Esses prolongamentos são os responsáveis pela condução dos impulsos nervosos até a próxima célula por meio das sinapses, que transformam os impulsos nervosos em sinais químicos para a outra célula. Os dendritos, por sua vez, são responsáveis por receber os estímulos do meio.

Observe as principais partes de um neurônio, uma célula do tecido nervoso

No sistema nervoso central, é possível perceber duas regiões distintas: a substância cinzenta e a substância branca. A região cinzenta é o local onde estão situados os corpos celulares dos neurônios. Já a substância branca apresenta apenas os prolongamentos de neurônios. A coloração esbranquiçada dessa região deve-se à presença da bainha de mielina, que envolve o axônio e está relacionada com o aumento da velocidade do impulso nervoso.

De acordo com sua função, podemos classificar os neurônios em sensoriais, interneurônios e motores. Os sensoriais são aqueles que recebem os estímulos do meio interno ou externo e levam a informação até o sistema nervoso central. Os interneurônios conectam um neurônio a outro. Por fim, temos os motores, que partem do sistema nervoso central e conduzem a resposta para determinado estímulo.

• Células da neuróglia ou glia

As células da neuróglia, também chamadas de células da glia, estão relacionadas com várias funções, tais como suporte e nutrição dos neurônios e reparação do tecido nervoso. São exemplos dessas células os oligodendrócitos, as células da micróglia, os astrócitos, as células ependimárias, as células satélites e as células de Schwann, sendo essas duas últimas encontradas no sistema nervoso periférico, e as primeiras, no sistema nervoso central.

Os astrócitos são as células da glia mais numerosas do sistema nervoso central, estando relacionados com o suporte físico e metabólico dos neurônios. Os oligodendrócitos estão relacionados com a formação da bainha de mielina, estrutura localizada em volta do axônio e constituída pela membrana plasmática dessas células, que se enrolam várias vezes sobre o prolongamento. As células da micróglia são as menores células da glia e possuem ação fagocitária. As células ependimárias, por sua vez, revestem os ventrículos do cérebro e o canal da medula espinhal.

As células satélites e as células de Schwann estão localizadas no sistema nervoso periférico. As células satélites promovem um isolamento elétrico em torno do neurônio e constituem uma via para trocas metabólicas. Já as células de Schwann são responsáveis pela formação da fibra nervosa mielínica nos neurônios presentes no sistema nervoso periférico.

O tecido nervoso está relacionado com a percepção do meio interno e externo

O tecido nervoso é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Sem ele, não seríamos capazes de responder aos estímulos do meio, raciocinar e nem mesmo nos locomover. A respeito desse tecido, marque a alternativa incorreta:

a) O tecido nervoso é formado por pouca substância intercelular.

b) O tecido nervoso é formado exclusivamente por neurônios, células responsáveis por transmitir os impulsos nervosos.

c) Dendrito é uma das partes do neurônio.

d) O tecido nervoso recebe informações do meio e também as processa e gera respostas.

e) Os neurônios são células grandes que podem atingir diâmetros de até 150µm.

O neurônio é uma célula responsável principalmente pela transmissão de informações. A estrutura de um neurônio está esquematizada a seguir:

Observe a parte do neurônio indicada pelo número 1

Marque a alternativa que indica o nome da estrutura indicada pelo número 1.

a) Corpo celular.

b) Dendrito.

c) Axônio.

d) Glia.

e) Neuróglia.

A figura mostra um tecido epitelial pseudoestratificado do trato respiratório
Tecido epitelial
Conheça as características do tecido epitelial, bem como suas funções e classificações.
Tecido adiposo
Que tal conhecer mais sobre o tecido adiposo? Clique aqui e aprenda as características principais desse tecido, descubra seus tipos e entenda suas funções.
A pele e suas camadas
Queimaduras
Saiba o que são queimaduras de 1°, 2° e 3° graus e quais camadas da pele cada uma atinge.
Alevino de tetra-cego-das-cavernas, antes da absorção da vesícula vitelina.
Vesícula vitelina, ou saco vitelínico
Anexo embrionário que contém vitelo em seu interior: fonte nutricional do embrião.
Corte longitudinal do tecido muscular liso (intestino delgado). As setas indicam os núcleos das células musculares
Tecido muscular liso
Clique aqui e saiba mais sobre as características do tecido muscular liso.
O reflexo patelar é um ótimo exemplo de resposta rápida e involuntária
Atos reflexos
Clique aqui e compreenda o que são os atos reflexos e como eles acontecem.
Os nervos periféricos e craniais são acometidos pela SGB
Síndrome de Guillain-Barré
Saiba mais sobre a Síndrome de Guillain-Barré, doença que atinge os nervos periféricos e craniais.
O tecido epitelial apresenta células bastante unidas e pouco material extracelular
Tecidos humanos
Saiba mais sobre os diferentes tipos de tecidos humanos, isto é, o tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso!
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e medula espinhal
Sistema Nervoso Central
Entenda o Sistema Nervoso Central (SNC), a parte do sistema nervoso composta pelo encéfalo e pela medula espinhal.
O Sistema Nervoso Periférico apresenta como componentes os nervos e os gânglios
Sistema Nervoso Periférico
Entenda o Sistema Nervoso Periférico, uma parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que atua no transporte de informações.
Observe algumas das principais células da glia
Células da glia
Saiba mais sobre as células da glia, células presentes no sistema nervoso que apresentam funções variadas, como sustentação, nutrição e fagocitose.
Pintar está relacionado à capacidade motora
Coordenação motora
Aprenda o que é coordenação motora e qual a importância dela para o nosso desenvolvimento. Descubra também se a coordenação motora pode melhorar com o tempo, se todas as pessoas desenvolvem-na da mesma maneira e a diferença entre coordenação motora fina e grossa.
Os neurônios
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
Mielite transversa
Descubra mais sobre a mielite transversa, aqui. Neste texto abordaremos o que é essa doença e quais são suas causas, sintomas e tratamento.
A estrutura de um nervo contém diversos elementos, como os destacados na imagem
Nervos
Entenda o que são os nervos e conheça a estrutura e as principais funções desses componentes do sistema nervoso periférico.
A condução dos estímulos nervosos por células especializadas do sistema nervoso
Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
Célula caliciforme da traquéia.
Epitélio Glandular
Tecidos glandulares, Secreções, Mucosas, Serosas, Exócrinas, Glândulas salivares, Liquido lacrimal, Endócrinas, Glândulas endócrinas, Hipófise, Adrenalina, Anfícrinas, Testículo, Ovário, Hormônios, Testosterona, Progesterona, Espermatozóides, Óvulos.
Tecido ósseo
Aprenda um pouco mais sobre o tecido ósseo. Conheça as principais características desse tecido. Saiba quais são seus componentes celulares e quais são suas funções.
Na figura podemos observar as setas indicando os discos intercalares
Músculo estriado cardíaco
Clique aqui e saiba mais sobre o músculo estriado cardíaco, ou miocárdio.
Observe as diferentes partes do encéfalo
Encéfalo
Clique aqui e compreenda o que é o encéfalo e conheça suas partes.