Centríolos

Os centríolos são organelas citoplasmáticas comuns nas células eucariontes. Possuem estruturas de organização bem simples, mas indispensáveis ao funcionamento de uma célula.

Os centríolos são organelas citoplasmáticas comuns nas células eucariontes. Eles ficam localizados nas proximidades do núcleo (região denominada centrossomo) onde estão dispostos aos pares e perpendiculares um ao outro.

Essas estruturas possuem organização bem simples, porém indispensáveis ao funcionamento de uma célula, sendo formadas por um conjunto de microtúbulos (constituídos basicamente por proteínas globulares alfa e beta) em arranjo padrão: nove grupos, cada um contendo três microtúbulos interligados por proteínas denominadas dineínas.

Entre as funções desempenhadas, destacam-se:

• Constituição do fuso aromático durante o mecanismo de divisão por mitose e meiose, deslocando-se cada um para extremos opostos da célula, emitindo projeções em formação de feixes filamentosos que se unem à região do centrômero dos cromossomos, que, proporcionalmente, realizam a separação dos cromossomos homólogos ou das cromátides irmãs.

• Formação dos cílios e flagelos, responsáveis por inúmeras atividades, dependendo do tipo de organismo (unicelular ou multicelular), tais como:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


- Alga ou protozoário, nos quais os centríolos desenvolvem pequeninos cílios ou flagelos, propiciando, além da locomoção, a absorção de partículas.

- Ou também presentes em algumas células especializadas do corpo humano: no revestimento interno da traqueia (tecido epitelial pseudo estratificado cilíndrico ciliado), removendo impurezas do sistema respiratório; integração de cílios na superfície das células da tuba uterina (transportando o óvulo até o útero); e compondo o flagelo dos gametas masculinos (os espermatozoides).

Como os cílios e os flagelos estão geralmente associados ao mecanismo de locomoção, necessitam de eficácia para gerar propulsão e deslocamento. Em consequência, a estruturação dos microtúbulos situados na base dos centríolos (chamada de corpúsculo basal) possui uma diferenciação. O arranjo, tanto dos cílios quanto dos flagelos, requer um par de microtúbulos centrais, aumentando a resistência do anexo locomotor.

A conformação organizacional dos microtúbulos que formam os centríolos.
A conformação organizacional dos microtúbulos que formam os centríolos.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Os centríolos são estruturas citoplasmáticas formadas por

a) cílios.

b) flagelos.

c) queratina.

d) microtúbulos.

e) centrossomos.

Questão 2

Analise as alternativas abaixo e marque o nome correto da região localizada próxima ao núcleo onde os microtúbulos da célula são formados e onde é possível encontrar um par de centríolos.

a) nucléolo.

b) centrossomo.

c) fuso mitótico.

d) centriolossomo.

e) vesícula centríola.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Os ácidos nucleicos foram, a princípio, identificados no núcleo das células
Estrutura dos ácidos nucleicos
Conheça os ácidos nucleicos, seus tipos, estrutura e constituição.
Células
Cliquei aqui e aprenda mais sobre as células lendo nosso texto. Falaremos aqui sobre a classificação das células e suas principais partes, e aprenderemos sobre as organelas.
A ameba alimenta-se por fagocitose, um tipo de endocitose
Endocitose e exocitose
Compreenda a diferença entre endocitose e exocitose, além de entender como ocorrem esses processos.
O transporte de substâncias através da membrana
Transporte Membranar de substâncias
O deslocamento de substratos efetivados pelas células.
Molécula da Água
A molécula de Água
A molécula de Água, O que é a molécula de Água, Como é formada a molécula de Água, Onde se desenvolve a molécula de Água, As características da molécula de Água, Os elementos de formação da molécula de Água.
O vinho só é fabricado graças à fermentação
Fermentação
Entenda o processo de fermentação e como essa via de produção de energia é importante economicamente.
Cloroplastos em células vegetais.
Cloroplasto
A composição de organelas que realizam a fotossíntese.