Cloroplasto

Os cloroplastos são organelas encontradas em células de vegetais e das algas. Essas organelas apresentam clorofila, um pigmento de cor verde que atua garantindo a absorção da energia luminosa para a realização do processo de fotossíntese, além, é claro, de ser responsável pela coloração verde das algas verdes e plantas. Nos vegetais, os cloroplastos ocorrem, principalmente, nas folhas.

Leia também: Quais as diferenças entre células animais e células vegetais?

O que é cloroplasto?

Cloroplasto é uma organela celular de formato, geralmente, discoide, que atua no processo de fotossíntese. É um tipo de plastídio ou plasto, uma organela encontrada em células vegetais e células de algas que se destacam por apresentarem um envoltório constituído por duas membranas e uma matriz, onde estão localizados DNA, RNA, ribossomos e algumas enzimas. Os cloroplastos, os vacúolos e a parede celular constituem as principais características de uma célula vegetal.

Onde os cloroplastos estão localizados?

O cloroplasto é uma organela celular encontrada em células de plantas e algas.
O cloroplasto é uma organela celular encontrada em células de plantas e algas.

Os cloroplastos ocorrem nas células de algas e nas células de plantas. Nas plantas, os cloroplastos podem ocorrer em diferentes partes do vegetal, porém ocorrem com maior frequência nas folhas. Na região do mesofilo da folha, uma única célula pode apresentar entre 40 a 50 cloroplastos. Em um milímetro quadrado da folha podem ser encontrados 500.000 cloroplastos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como é a estrutura de um cloroplasto?

Os cloroplastos, assim como outros plastídios, apresentam um envoltório que consiste em duas membranas. Entre essas membranas, observa-se a presença de um espaço denominado de intermembranas. O cloroplasto apresenta em seu interior uma matriz mais ou menos homogênea, que recebe o nome de estroma, a qual é atravessada por um complexo sistema de membranas.

As membranas formam estruturas em formato de saco achatado chamadas de tilacoides. Os tilacoides apresentam um espaço interno denominado de lume do tilacoide. Em algumas regiões do cloroplasto, os tilacoides estão dispostos um acima do outro, formando uma espécie de pilha de moedas. Essas pilhas são chamadas de grânulo ou grano. Ao conjunto dessas pilhas damos o nome de grânulos ou granos.

Existem ainda tilacoides que não estão dispostos em pilhas, e sim interligando-as. Esses tilacoides recebem o nome de tilacoides do estroma ou tilacoides intergrânulos.

É na membrana dos tilacoides que a clorofila está presente. Além de clorofila, podemos observar também a presença de carotenoides. Nas plantas verdes, a clorofila mascara os carotenoides, o que acaba garantindo a cor verde típica desses organismos.

Nos cloroplastos, também estão presentes corpos oleaginosos e amido. A presença de grãos de amido, no entanto, ocorre quando o organismo está realizando fotossíntese ativamente, podendo estar ausente em situações em que esses organismos ficam expostos ao escuro por muito tempo.

O cloroplasto apresenta um sistema de membrana que forma os tilacoides.
O cloroplasto apresenta um sistema de membrana que forma os tilacoides.

Os cloroplastos são organelas que apresentam DNA próprio, o qual apresenta grande semelhança com o DNA de procariontes. Além de DNA, os cloroplastos também possuem RNA e ribossomos. Podemos perceber, portanto, que os cloroplastos apresentam a capacidade de sintetizar alguns polipeptídeos, porém não todos de que precisam. Por esse fato, os cloroplastos são considerados organelas semiautônomas.

Por apresentarem características bem semelhantes a organismos procariontes, acredita-se que no passado, cloroplastos, e também mitocôndrias, apresentavam vida livre e foram englobados por células eucariontes, passando, assim, a viver em relação simbiótica. Essa teoria é conhecida como teoria endossimbiótica.

Leia também: Qual a diferença entre células procarióticas e células eucarióticas?

Qual a função dos cloroplastos?

Os cloroplastos são conhecidos basicamente pelo seu papel no processo de fotossíntese, sendo essa organela o local onde todo esse importante processo acontece. Os cloroplastos, no entanto, apresentam também outras funções. Eles estão relacionados ainda com o armazenamento temporário de amido e síntese de proteínas, ácidos graxos e metabólitos secundários.

Outros plastídios

Como dito anteriormente, os cloroplastos são um tipo de plastídios. Além dos cloroplastos, são plastídios:

  • os cromoplastos,

  • os leucoplastos.

Os cromoplastos são plastídios que, geralmente, não apresentam clorofila, porém são portadores de carotenoides, pigmentos responsáveis pelas cores amarela, alaranjada e vermelha. A cenoura é um exemplo de raiz rica em carotenoides.

Os leucoplastos, por sua vez, não apresentam pigmentos, estando relacionados com o armazenamento de substâncias. A depender da substância que armazenam recebem diferentes nomes. São denominados, por exemplo, de amiloplastos aqueles leucoplastos que armazenam amido e de proteinoplastos aqueles que armazenam proteínas.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Acredita-se que os cloroplastos, assim como as mitocôndrias, surgiram a partir de um procarionte que viveu no interior de uma célula eucarionte.

Essa teoria é chamada de:

a) Teoria da seleção natural

b) Teoria endossimbiótica.

c) Teoria da evolução.

d) Teoria da fagocitose.

e) Teoria da plasmocitose.

Questão 2

Nos cloroplastos encontramos um pigmento fundamental para a realização da fotossíntese pelas plantas e algas. Marque a alternativa que indica corretamente o nome desse pigmento:

a) Carotenoide.

b) Flavonoide.

c) Clorofila.

d) Hemoglobina.

e) Antocianina

Mais Questões
Assuntos relacionados
Acetabularia: alga multicelular, do Filo Chlorophyta.
Algas
As algas são organismos uni ou multicelulares, típicos de ambientes aquáticos ou terrestres úmidos. As algas ainda não têm sua origem evolutiva bem esclarecida.
A conformação organizacional dos microtúbulos que formam os centríolos.
Centríolos
Clique aqui e aprenda as funções desempenhadas pelos centríolos.
O Ciclo de Calvin é uma das etapas da fotossíntese
Ciclo de Calvin
Você já ouviu falar no Ciclo de Calvin? Esse ciclo é uma das principais rotas de fixação de dióxido de carbono.
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico
Constituição dos ácidos nucleicos
Você já se perguntou qual é a constituição dos ácidos nucleicos? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta.
A célula eucarionte animal.
Célula eucarionte
Clique aqui e aprenda mais sobre a célula eucarionte. Confira as características dessa célula e entenda o que a diferencia da célula procarionte.
A célula vegetal apresenta parede celular, vacúolo e plastídios
Célula vegetal
Conheça mais sobre a célula vegetal e aprenda algumas particularidades dessa estrutura que compõe as plantas.
As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem um núcleo definido.
Diferenças entre célula animal e vegetal
Clique aqui e descubra quais são as diferenças entre a célula animal e a vegetal, dois tipos de células eucariontes, ou seja, células que possuem núcleo definido.
Fotossíntese
Que tal aprender sobre fotossíntese, o processo que ocorre em plantas, principalmente nas folhas, e em outros organismos? Entenda seu funcionamento e sua importância!
As organelas celulares estão localizadas no citoplasma da célula
Organelas celulares
Saiba mais sobre as organelas celulares, estruturas encontradas no interior da célula.
Ribossomos
Amplie seus conhecimentos sobre os ribossomos clicando aqui! Neste texto falaremos sobre a estrutura do ribossomo bem como sobre seu papel na síntese de proteínas.
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células
Teoria Celular
Você já ouviu falar a respeito da teoria celular? Clique aqui e descubra por que essa teoria é tão importante para a Biologia!
Os cloroplastos surgiram nas células eucariontes por meio de um processo de simbiose
Teoria endossimbiótica
Você sabia que a Teoria Endossimbiótica explica o surgimento de cloroplastos e mitocôndrias em células eucariontes? Saiba mais aqui!
A coloração verde das plantas é resultado da presença de clorofila
Tipos de clorofila
Conheça os diferentes tipos de clorofila e saiba onde esses pigmentos são encontrados.
Por que as folhas adquirem estas cores?
Verde das plantas: presença de clorofila
Entenda por que as alterações climáticas interferem na quantidade de clorofila das folhas.