Cuidados com o coto umbilical

Entre os principais cuidados com o coto umbilical, destacam-se a sua limpeza com álcool 70% e a necessidade de deixar a estrutura sempre seca.
É importante manter o coto umbilical limpo e seco
É importante manter o coto umbilical limpo e seco

Assim que o bebê nasce, é importante que a mãe tenha um cuidado especial com o chamado coto umbilical, uma pequena porção do cordão umbilical que permanece após o parto. O coto umbilical cai entre a primeira e segunda semana após o nascimento, sendo fundamental que, nesse período, a mãe cuide da limpeza dessa região e observe o surgimento de secreções.

Quando devemos limpar o coto umbilical?

O coto umbilical deve ser limpo diariamente sempre que ocorrer a troca de fraldas e após o banho do bebê. Esse procedimento deverá ser realizado até que a ferida umbilical esteja totalmente cicatrizada.

Como a limpeza deve ser feita?

Antes de iniciar a limpeza do coto umbilical do bebê, é fundamental que as mãos sejam lavadas com água e sabão. Essa prática evita a contaminação da região, que é uma grande porta de entrada para micro-organismos.

Para limpar o coto umbilical, é importante utilizar hastes flexíveis e álcool 70%. A limpeza deve ser feita com movimentos circulares e suaves, iniciando-se da base e, posteriormente, limpando o restante do coto. É importante usar uma haste umedecida na base e limpar o restante com outra haste. Vale frisar que, durante o banho do bebê, o coto pode ser molhado normalmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É necessário cobrir o coto umbilical?

É importante não cobrir o coto umbilical com faixas, gazes ou curativos. Atenção especial deve ser dada também à fralda, que deve ser colocada abaixo do coto para evitar que a região fique irritada e micro-organismos proliferem-se.

Quando devo procurar um médico?

O médico deverá ser consultado se, na região do coto, a mãe observar:

- Mau cheiro;

- Secreção;

- Vermelhidão;

- Umidade.

O que é o mal de sete dias?

O coto umbilical é uma região de fácil acesso para bactérias, incluindo a causadora do tétano (Clostridium tetani). O mal de sete dias nada mais é que o tétano neonatal e recebeu esse nome porque se manifesta, geralmente, após uma semana do parto.

Além da limpeza ser fundamental e essencial para a saúde do bebê, é importante que a mãe tenha se vacinado contra tétano para evitar essa grave doença. A vacinação da mãe é importante porque o feto recebe os anticorpos contra a doença pela placenta.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Cuidados com o umbigo
Como é seu umbigo? Saltado para fora ou não?
Fatores que determinam os aspectos dos umbigos
O cordão umbilical conecta o bebê em desenvolvimento à placenta
Cordão umbilical
Saiba mais sobre o cordão umbilical, uma estrutura importante que garante nutrição e a chegada de oxigênio para o feto em desenvolvimento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?