Whatsapp icon Whatsapp

Damasco

Damasco
Damasco
O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920. Hoje em dia, existem diversas espécies híbridas do damasco, consumidas em vários países do mundo.

A fruta, também chamada de abricó, é pequena e possui um formato arredondado. Muito parecida com o pêssego, a mesma possui uma casca amarelada que pode variar entre o vermelho e o laranja. A diferença é que seu sabor é mais ácido e sua polpa, menos suculenta. O damasco é rico em vitaminas A e B, além ser uma boa fonte de sais minerais, principalmente de ferro e potássio. A fruta também possui uma grande quantidade de fibras.

O damasco pode ser consumido in natura, embora seja muito difícil encontrar a fruta no Brasil, além de ser empregado na fabricação de doces, geléias, cremes, sorvetes, etc. Os maiores produtores mundiais da fruta são: Turquia, Irã, Itália, Paquistão, França, Espanha e Argélia.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Caqui
Variedades, valor nutritivo e conservação do caqui.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.