Enzimas

As enzimas são substâncias de natureza protéica, consideradas catalisadores biológicos, facilitando a ocorrência das reações, diminuindo a energia de ativação dos reagentes, também denominados de substratos enzimáticos, sendo essa energia o potencial inicial para desencadear uma reação.

Normalmente os mecanismos orgânicos são lentos e pouco espontâneos, dependendo de enzimas específicas para promover e regular o dinâmico funcionamento metabólico. Portanto, consideradas unidades funcionais da catálise celular.

Essas biomoléculas podem ser classificas segundo vários critérios. Contudo, o principal evidencia a afinidade e ação ao substrato:

- Hidrolases → enzimas que associadas a moléculas de água, promovem a cisão (quebra) de ligações covalentes.
Exemplo: Peptidases

- Ligases → enzimas que formam novas moléculas, unindo duas pré-existentes.
Exemplo: Sintetases

- Oxidoredutases → enzimas que efetuam transferências de elétrons (oxi-redução).
Exemplo: Desidrogenases

- Transferases → enzimas que realizam translocação de grupos funcionais como grupamento amina, fosfato, carbonila e carboxila, de uma molécula para outra.
Exemplo: Quinase

- Liases → enzimas que atuam na remoção de moléculas de água, gás carbônico e amônia, a partir da ruptura de ligações covalentes.
Exemplo: Descarboxilase

- Isomerases → enzimas que mediam a conversão de substâncias isoméricas, sejam isômeros geométricos ou ópticos.
Exemplo: Epimerases

Esses compostos possuem duas características importantes: a primeira relacionada à complementaridade enzima substrato (teoria da chave-fechadura); e a segunda relativa à restituição enzimática no final da reação, permanecendo intacta para reiniciar subseqüentes reações similares.

Entre os fatores que influenciam a atividade enzimática causando sua disfunção, conseqüente desnaturação (inativação), está: a elevação e diminuição da temperatura ou pH, superior ou compreendendo um patamar de ação otimizada conforme atuação local de cada enzima (exemplo: pepsina produzida no estômago, degradando proteínas em pH ácido), bem como a concentração de enzimas ou substratos que podem aumentar ou diminuir a velocidade da reação, de acordo com a quantidade de enzimas e a ocupação de seus sítios de ativação.
O mecanismo de ação enzimática.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

As enzimas são substâncias que participam de reações biológicas, aumentando a velocidade do processo. Assinale a alternativa em que está indicada a natureza dessa substância:

a) Lipídio.

b) Sal mineral.

c) Carboidrato.

d) Proteína.

e) Fibra.

Atualmente, muitos pesquisadores consideram que a enzima ajusta-se à molécula do substrato com a qual interage, uma teoria conhecida como “teoria do encaixe induzido”. Entretanto, ainda é comum vermos nos livros didáticos um modelo extremamente conhecido que explica que os centros ativos de uma enzima encaixam-se perfeitamente em seus substratos específicos. Esse último modelo é chamado de:

a) modelo do encaixe perfeito.

b) modelo da enzima-substrato.

c) modelo chave-fechadura.

d) modelo antígeno-anticorpo.

e) modelo do encaixe fixo.

Algumas pesquisas sugerem que um metabolismo lento pode influenciar na obesidade
Metabolismo
Entenda o que é metabolismo e compreenda a diferença entre anabolismo e catabolismo.
Alimentos, fonte natural de energia
Metabolismo Energético
Clique aqui e conheça o metabolismo energético, processo essencial para o funcionamento do nosso organismo.
As trocas gasosas no organismo vegetal.
O processo fotossintético
Mecanismo autotrófico de obtenção de energia, convertendo a matéria inorgânica em orgânica.
Os alimentos acima apresentam grande quantidade de proteínas
Proteínas
Entenda o que são proteínas e conheça um pouco mais a respeito de suas funções no organismo.
O quimo e o quilo são formados, respectivamente, no estômago e no intestino
Quimo e quilo
Entenda a diferença entre quimo e quilo e aprenda como e onde esses dois produtos da digestão são formados no sistema digestório.
O sódio, presente no sal de cozinha, é um importante mineral para o nosso organismo
Sais minerais
Amplie seus conhecimentos a respeito dos sais minerais, substâncias inorgânicas encontradas em seres vivos e na matéria não viva.
Por muito tempo, a interação entre enzima e substrato era representada por um modelo denominado “chave-fechadura”
Teoria do encaixe induzido
Já ouviu falar sobre a teoria do encaixe induzido? Clique aqui para saber mais sobre essa teoria proposta por Koshland e colaboradores. Além disso, entenda por que o modelo “chave-fechadura” não é mais tão aceito para explicar como enzima e substrato interagem.
Vitamina D
Aprenda um pouco mais sobre a vitamina D, suas formas existentes, como é sintetizada, os riscos relacionados a sua carência, e como é dosada.
O duplo filamento complementar da molécula de DNA.
Ácidos Nucleicos
Saiba mais sobre o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).
A água é uma substância que participa de diversas reações químicas no organismo
Água
Conheça as principais características da água, uma substância extremamente importante para a vida na Terra.