Whatsapp icon Whatsapp

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença viral que provoca feridas na boca e nas patas de animais como bovinos, suínos, ovinos e caprinos.
A febre aftose provoca o surgimento de lesões nas mucosas e patas *
A febre aftose provoca o surgimento de lesões nas mucosas e patas *

A febre aftosa é uma zoonose que afeta principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Apesar de ser comum nos grupos citados, existem alguns casos da doença em humanos. Sua ocorrência foi registrada pela primeira vez na Itália, em 1514, e o vírus causador só foi conhecido em 1897. Os estudos a respeito dessa zoonose foram intensificados apenas no século XIX em razão de um surto nos rebanhos bovinos da Europa.

A febre aftosa é uma doença provocada por um vírus de RNA da família Picornaviridae e do gênero Apthovirus. Sabe-se que existem, em média, cerca de sete sorotipos, mas apenas três são encontrados em território nacional.

O vírus é liberado de diversas formas: pelo ar expirado, secreções nasais, sangue, leite, sêmen, fezes, urina e líquido presente nas lesões, o que facilita a sua transmissão. Normalmente a transmissão ocorre pelo contato de um animal saudável com outro animal contaminado, mas também pode ocorrer por intermédio de materiais contaminados e ao alimentar-se de restos de animais doentes. Vale destacar que pessoas que fazem o cuidado do animal podem ser uma fonte de contaminação por meio das roupas e mãos.

Essa zoonose provoca febre alta e diversas aftas na boca, gengiva, língua e mucosa nasal do animal, daí o nome febre aftosa. Além desse quadro característico, o animal perde peso em virtude das lesões e passa a apresentar uma maior propensão a desenvolver outras doenças. Observa-se também a inflamação das tetas, que causa uma redução significativa na produção de leite, miocardite em animais jovens, lesões nas patas, manqueira e casos de aborto. Na maioria das vezes, a doença não provoca morte em indivíduos adultos, entretanto, geralmente há o sacrifício do animal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para realizar o diagnóstico da febre aftosa, é feita inicialmente a análise dos sintomas e dos dados epidemiológicos. Para a confirmação, exames laboratoriais com isolamento e identificação do vírus são indicados.

A febre aftosa provoca graves prejuízos para os pecuaristas, uma vez que a doença afeta diretamente a venda de seu produto. Ao ser constatado um surto da doença, é comum que muitos países não aceitem receber carne desse local, fechando as suas fronteiras. Essa atitude provoca uma grave perda econômica para o país em surto, porém garante a segurança dos animais de outras áreas.

Além do fechamento da fronteira, o produtor deve lidar com a diminuição da produção de carne e leite. Também são comuns casos de aborto, diminuição da capacidade reprodutiva e a morte de animais.

Atualmente o Brasil desenvolve uma forte campanha de vacinação do rebanho bovino, que acontece anualmente com o objetivo de deixar o país livre dessa doença. Além da vacinação, o pecuarista deve estar atento ao seu rebanho, informando o Serviço de Defesa Sanitária Animal de qualquer suspeita da doença. A febre aftosa é considerada uma doença grave e sua notificação é obrigatória e imediata. O último foco de febre aftosa em território nacional foi detectado em 2006 no Paraná e Mato Grosso do Sul

*Crédito da Imagem: Wikimedia Commons

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.
Algumas doenças causadas por vírus e suas características.
Gripe, hepatite, herpes, poliomielite e raiva: doenças virais
Confira algumas características de doenças virais, como são transmitidas, seus sintomas e como evitar.
Pecuária
Leia sobre a atividade pecuária e a sua importância para a economia brasileira. Saiba mais sobre os tipos e as modalidades de pecuária praticadas no mundo.
Resfriado, rubéola, sarampo e varíola: doenças virais.
Conheça como ocorre a transmissão de algumas doenças virais e quais são os tratamentos adequados.
Vírus de plantas
Principais responsáveis pela incidência de doenças no Reino Vegetal.
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.