Whatsapp icon Whatsapp

Hemácias

As hemácias são células anucleadas presentes no nosso sangue que atuam no transporte de oxigênio e gás carbônico pelo corpo.
As hemácias são células do sangue que apresentam formato de disco bicôncavo
As hemácias são células do sangue que apresentam formato de disco bicôncavo

O sangue é um tecido com rios tipos celulares que desempenha importantes funções no organismo. A composição do sangue é, basicamente, água e apresenta-se em duas porções: o plasma e os elementos celulares. Entre os elementos celulares do sangue, destacam-se os glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos ou hemácias.

→ Características das hemácias ou eritrócitos

As hemácias são as células encontradas em maior quantidade no sangue de uma pessoa e sua concentração normal média é de 5 milhões por microlitro de sangue. Essas células destacam-se pela ausência de núcleo, por isso, são chamadas de anucleadas. Por causa dessa característica, as hemácias não apresentam capacidade de divisão e morrem em aproximadamente 120 dias.

A hemácia possui formato de disco bicôncavo e em seu interior encontra-se a proteína hemoglobina, relacionada com o transporte de gases. Em ambiente isotônico, as hemácias costumam apresentar 7,5 μm de diâmetro, 2,6 μm de espessura na borda e 0,8 μm na região central.

O formato bicôncavo das hemácias facilita as trocas gasosas por aumentar a superfície da célula. Sua forma deve-se à presença de proteínas estruturais no citoesqueleto. Quando essas proteínas apresentam alguma anormalidade, o formato das hemácias é comprometido.

→ Função das hemácias

As hemácias estão relacionadas com o transporte de O2 e CO2. É graças à presença de hemácias que nosso organismo consegue levar oxigênio (O2 ) a todas as células do corpo e garantir que o gás carbônico (CO2) seja levado até os pulmões para ser eliminado posteriormente. Dá-se o nome de oxiemoglobina à hemoglobina ligada ao oxigênio e de carboemoglobina à hemoglobina ligada ao gás carbônico.

→ Formação e destruição das hemácias no corpo humano

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As hemácias são formadas na medula óssea vermelha. Inicialmente, essas células estão imaturas e são chamadas de reticulócitos. Em geral, essas hemácias imaturas estão presentes em pequenas quantidades no sangue e correspondem a 0,5% a 2,5% do número de hemácias existentes em adultos.

Algumas vezes, o número de reticulócitos aumenta exageradamente no corpo, o que indica que as hemácias estão morrendo rapidamente e a medula está tentando compensar essa perda. O aumento dessas células imaturas pode ser consequência de hemorragia ou alguma doença. Vale frisar que o caso contrário também é possível, assim, pessoas com número reduzido de reticulócitos estão com diminuição na produção de hemácias.

Durante seu desenvolvimento, a hemácia perde o núcleo e as organelas, deixando de ter, assim, a capacidade de renovar suas moléculas. Cerca de 120 dias depois de ser produzida, a hemácia é digerida por macrófagos, e esse processo ocorre geralmente no baço.

→ Anemia

A anemia é um problema relacionado com as hemácias do sangue. Essa doença ocorre quando a hemoglobina está presente em pouca quantidade ou, então, não é eficiente ou, ainda, quando as hemácias reduzem-se de maneira acentuada. A redução da hemoglobina ou das hemácias leva a uma redução da oxigenação nos tecidos.

As anemias possuem causa diversa, como hemorragias e alimentação deficiente. Seus sintomas principais podem ser fraqueza, cansaço, falta de ar e palpitações.

Além desse tipo de anemia, não podemos esquecer a anemia falciforme, um tipo de doença hereditária. Nessa anemia, as hemácias apresentam-se em formato de foice, o que impede o transporte correto de gases nessas células e pode causar obstrução do fluxo sanguíneo. Outra característica dessa doença é que as hemácias morrem prematuramente.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Anemia
Anemia, o que é anemia, o que a anemia provoca, a concentração de glóbulos vermelhos no ser humano, sintomas da anemia, principais tipos de anemia, como prevenir a anemia.
Anemia de Fanconi
Compreenda o que é a Anemia de Fanconi, uma doença genética rara.
Anemia falciforme
Na anemia falciforme, as pessoas acometidas apresentam hemácias rígidas, com pouco tempo de vida, e em forma de foice. Anemia falciforme não tem cura.
Células do sangue
Clique aqui e conheça mais sobre as células do sangue e suas principais características. Conheça também algumas doenças que afetam esses componentes.
Sangue
Clique aqui e entenda o que é sangue, conheça seus componentes e suas funções. Aprenda também um pouco mais a respeito dos tipos sanguíneos!
video icon
Escrito"Esterificação ou reação de esterificação" em fundo laranja.
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.