Whatsapp icon Whatsapp

Limão

O limão é o fruto do limoeiro e é empregado no combate de diversas doenças, pois é rico em vitaminas e sais minerais.
Limão
Limão

O limão (Citrus x limon) é o fruto do limoeiro, uma árvore típica da região sudeste da Ásia. Sabe-se que a fruta foi disseminada por toda a Europa quando os árabes conquistaram a Pérsia. Devido à grande quantidade de vitamina C, o limão foi usado pela marinha britânica para combater o escorbuto em 1742. O limão é, sem dúvida, uma das frutas mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo.

As características da fruta variam conforme a espécie, especialmente no que se refere à sua coloração, variando entre o verde e o amarelo; ao seu tamanho e à textura de sua casca. Os limoeiros são pequenas árvores (podem chegar até 6 metros de altura) que se desenvolvem em climas quentes ou temperados e frutificam durante todo o ano praticamente.

O limão é riquíssimo em vitamina C, importante para combater infecções e substâncias prejudiciais no organismo. A fruta ainda contém quantidades consideráveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. O limão é empregado contra inúmeras doenças e problemas de saúde, entre eles: gripe, dor de cabeça, congestões, alergia, mau hálito, asma, anemia, etc.

Entre todas as frutas, o limão é uma das mais aproveitáveis. A partir de sua casca são retiradas substâncias empregadas na indústria de cosméticos. Devido o seu sabor bastante ácido, geralmente o limão não é consumido in natura. Sua polpa é utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, refrigerantes, molhos, temperos, aperitivos, entre várias outras aplicações.

Na hora da compra, é recomendável optar pelas frutas mais pesadas. Existem mais de 70 espécies de limão no mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Carambola
A carambola é considerada uma fruta de quintal, já que seu cultivo não é feito em escala. Confira aqui mais sobre essa fruta!
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!