Whatsapp icon Whatsapp

Maré Vermelha

O fenômeno causado pela proliferação de algas dinoflageladas.
O fenômeno causado pela proliferação de algas dinoflageladas.

O acontecimento natural conhecido por maré vermelha ocorre devido à aglomeração em conseqüência da proliferação (multiplicação) de micro-algas dinoflageladas (Filo Dinophyta), causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas.

Esses organismos aquáticos, denominados planctônicos, habitantes de região pelágica (superficiais), quando em excessiva reprodução impedem a passagem luminosa reduzindo a taxa fotossintética local.

Essas algas também produzem e liberam toxinas que causam o envenenamento das águas, afetando outras espécies, por exemplo, provocando a morte de peixes, acarretando prejuízos econômicos relacionados à atividade pesqueira.

Fatores como a grande quantidade de matéria orgânica, proveniente do esgoto e lixo doméstico lançados no meio aquático, além de tornar a água imprópria para o consumo humano, colaboram com o crescimento exagerado das algas.

Pesquisas revelam que o aumento do número de marés vermelhas, em termos de quantidade, intensidade e dispersão geográfica, está relacionado à poluição e ao processo de eutrofização das águas marinhas.

Dessa forma, o uso das águas costeiras utilizadas para a prática da aqüicultura (produção de organismos em larga escala para comercialização) concentra grande teor de matéria orgânica, bem como o aumento sistemático da temperatura média global, contribuem consideravelmente com o fenômeno da maré vermelha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, em 2007, uma grande extensão de algas dinoflageladas, concentradas na Baía de todos os Santos (Bahia), ocasionou a morte de centenas de peixes e mariscos, comprometendo o extrativismo econômico da população local.

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Artigos Relacionados

Ecologia
Entenda mais sobre ecologia, aqui! Conheça o conceito de ecologia, os níveis de organização estudados nessa ciência, e alguns de seus conceitos básicos.
Fisiologia
Aprenda mais sobre fisiologia clicando aqui! Neste texto falaremos um pouco mais sobre o estudo da fisiologia humana, animal e vegetal.
A gravidez é marcada por sérias modificações físicas e psicológicas na mulher.
Gravidez
Aprenda um pouco mais a respeito da gravidez, um importante processo que ocorre no corpo da mulher e resulta na formação de um novo indivíduo.
A fissura labiopalatal pode ser diagnosticada ainda na gravidez
Lábio leporino
Saiba o que é lábio leporino, suas causas, cuidados e tratamento.
O plâncton inclui organismos que são levados passivamente pela água.
Plâncton
Amplie seu conhecimento sobre o plâncton e sua importância para o ecossistema aquático. Aprenda a diferença entre zooplâncton e fitoplâncton.
Desconforto causado pelo excesso de transpiração.
Suor
Secreção corpórea que auxilia a regulação térmica, porém desconforto orgânico e social quando produzido de forma anormal.
A doação de órgãos é a última alternativa considerada para o tratamento de muitas doenças.
Transplantes de órgãos e tecidos
Conheça dados e procedimentos relacionados à doação de órgãos e tecidos.
video icon
Enem
Pré-Enem | Vinda da família real e a Independência do Brasil
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Vinda da família real e a Independência do Brasil" com a professora Nathália Freitas!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.