Whatsapp icon Whatsapp

Lábio leporino

A fissura labiopalatal pode ser diagnosticada ainda na gravidez
A fissura labiopalatal pode ser diagnosticada ainda na gravidez
A fissura labiopalatal, conhecida popularmente como lábio leporino, é uma abertura na região do lábio ou do palato decorrente do não fechamento dessas estruturas, que deveria ocorrer entre a quarta e a décima semana de gestação. Estas fendas podem atingir apenas um lado do lábio, os dois lados ou, ainda, lábio e palato. As fissuras no palato permitem uma ligação entre o canal oral e nasal.

O uso do álcool e cigarros; raios-X na região abdominal durante a gravidez; ingestão de alguns medicamentos; deficiências nutricionais e infecções podem acarretar no nascimento de uma criança com tais fissuras, que podem ser também causadas por fatores hereditários. Sua correção só é feita via cirurgias plásticas e maxilo-faciais.

Atualmente, em razão do avanço tecnológico, há como se diagnosticar as fissuras no período gestacional, via ultrassom e o lábio da criança pode ser operado aos três meses de idade. Entretanto, a cirurgia de palato só pode ser feita aos doze meses.

Cuidados na alimentação da criança são necessários – uma vez que podem surgir dificuldades quanto a este fato, e o aleitamento materno é imprescindível, pois auxilia na prevenção de infecções, combate a anemia e fortalecimento da musculatura da face e boca, além de manter a produção de leite da mãe.

Sem tratamento, as fissuras podem provocar seqüelas, tais como perda da audição, problemas na fala e déficit nutricional, além de problemas relativos à auto-estima. Infelizmente, nem todas as famílias têm condições financeiras de arcar com o tratamento, que é longo e envolve diversas cirurgias estéticas e corretivas.

Assim, há algumas organizações que procuram dar condições para que crianças com menores condições financeiras sejam beneficiadas, como a Operação Sorriso do Brasil, uma organização global de fundações e associações sob a marca da Operation Smile, que existe em 25 países situados na Ásia, África, Europa Oriental, América Latina e Oriente Médio.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

A ornitologia é a área da Biologia que estuda as aves. Fotografia: Fabrício Hiroiuki Oda
Algumas áreas da Biologia
Você sabe o que é Ornitologia? E Herpetologia? Ficologia, Micologia, Etologia, Entomologia...? Não? Saiba aqui a definição desta e de outras áreas da Biologia.
Armas biológicas são feitas com agentes patológicos.
Armas biológicas
Dependendo do agente patológico utilizado nas armas biológicas, elas podem matar a sociedade em cinco dias. Confira!
Briófitas: Musgos: vegetais avasculares
Botânica
Introdução ao Reino Plantae, incluindo a antiga e a atual classificação de seus organismos.
Ecologia
Entenda mais sobre ecologia, aqui! Conheça o conceito de ecologia, os níveis de organização estudados nessa ciência, e alguns de seus conceitos básicos.
Febre
Clique aqui e aprenda mais sobre a febre. Neste texto abordaremos o que é febre, e conheceremos seu mecanismo e como é feito seu tratamento.
A gravidez é marcada por sérias modificações físicas e psicológicas na mulher.
Gravidez
Aprenda um pouco mais a respeito da gravidez, um importante processo que ocorre no corpo da mulher e resulta na formação de um novo indivíduo.
O fenômeno causado pela proliferação de algas dinoflageladas.
Maré Vermelha
A reprodução descontrolada de algas e suas conseqüências.
A coloração das folhas de hortelã ocorre em virtude da presença de clorofila
Por que as plantas são verdes?
Compreenda por que algumas plantas são verdes e outras não.
video icon
Biologia
Transgênicos
Se tornou bastante comum a utilização de alimentos transgênicos em nossa alimentação. Alguns produtos são produzidos com uma grande eficiência e conseguimos quase que 100% de aproveitamento graças a processos de transgenia, o debate sobre a segurança desses produtos ainda é muito grande e está longe de uma conclusão. Mas a verdade é que transgênicos estão mais presentes em nossas vidas do que imaginamos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!