Whatsapp icon Whatsapp

Lábio leporino

A fissura labiopalatal pode ser diagnosticada ainda na gravidez
A fissura labiopalatal pode ser diagnosticada ainda na gravidez
A fissura labiopalatal, conhecida popularmente como lábio leporino, é uma abertura na região do lábio ou do palato decorrente do não fechamento dessas estruturas, que deveria ocorrer entre a quarta e a décima semana de gestação. Estas fendas podem atingir apenas um lado do lábio, os dois lados ou, ainda, lábio e palato. As fissuras no palato permitem uma ligação entre o canal oral e nasal.

O uso do álcool e cigarros; raios-X na região abdominal durante a gravidez; ingestão de alguns medicamentos; deficiências nutricionais e infecções podem acarretar no nascimento de uma criança com tais fissuras, que podem ser também causadas por fatores hereditários. Sua correção só é feita via cirurgias plásticas e maxilo-faciais.

Atualmente, em razão do avanço tecnológico, há como se diagnosticar as fissuras no período gestacional, via ultrassom e o lábio da criança pode ser operado aos três meses de idade. Entretanto, a cirurgia de palato só pode ser feita aos doze meses.

Cuidados na alimentação da criança são necessários – uma vez que podem surgir dificuldades quanto a este fato, e o aleitamento materno é imprescindível, pois auxilia na prevenção de infecções, combate a anemia e fortalecimento da musculatura da face e boca, além de manter a produção de leite da mãe.

Sem tratamento, as fissuras podem provocar seqüelas, tais como perda da audição, problemas na fala e déficit nutricional, além de problemas relativos à auto-estima. Infelizmente, nem todas as famílias têm condições financeiras de arcar com o tratamento, que é longo e envolve diversas cirurgias estéticas e corretivas.

Assim, há algumas organizações que procuram dar condições para que crianças com menores condições financeiras sejam beneficiadas, como a Operação Sorriso do Brasil, uma organização global de fundações e associações sob a marca da Operation Smile, que existe em 25 países situados na Ásia, África, Europa Oriental, América Latina e Oriente Médio.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Algumas áreas da Biologia
Você sabe o que é Ornitologia? E Herpetologia? Ficologia, Micologia, Etologia, Entomologia...? Não? Saiba aqui a definição desta e de outras áreas da Biologia.
Armas biológicas
Dependendo do agente patológico utilizado nas armas biológicas, elas podem matar a sociedade em cinco dias. Confira!
Botânica
Introdução ao Reino Plantae, incluindo a antiga e a atual classificação de seus organismos.
Ecologia
Entenda mais sobre ecologia, aqui! Conheça o conceito de ecologia, os níveis de organização estudados nessa ciência, e alguns de seus conceitos básicos.
Febre
Clique aqui e aprenda mais sobre a febre. Neste texto abordaremos o que é febre, e conheceremos seu mecanismo e como é feito seu tratamento.
Por que as plantas são verdes?
Compreenda por que algumas plantas são verdes e outras não.
video icon
"América Anglo-saxônica" escrito sobre imagem das bandeiras dos Estados Unidos e do Canadá, ao lado há a imagem da professora fazendo sinal positivo
Geografia
América Anglo-saxônica
Assista à videoaula e conheça a América Anglo-Saxônica. Compreenda os fatores que estabelecem essa divisão do continente americano. Saiba quais são as características marcantes dessa porção do continente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
Física
Aceleração centrípeta
Qual ação é exercida sobre o vetor velocidade? Descubra!
video icon
AI-5
História
AI-5
Que tal ficar por dentro de um dos Atos Institucionais mais famosos?