Whatsapp icon Whatsapp

Meninges

As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os.
Observe a disposição das meninges, as três membranas que envolvem o sistema nervoso central
Observe a disposição das meninges, as três membranas que envolvem o sistema nervoso central

O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). Elas possuem a função de proteger esse sistema tão importante.

A dura-máter, meninge mais externa, é formada de tecido conjuntivo denso. Ela é constituída por duas porções, uma mais externa que está em contato com os ossos e uma mais interna.

A aracnoide é uma membrana serosa e está em posição mediana, entre a dura-máter e a pia-máter. Ela recebe esse nome em razão de sua estrutura assemelhar-se a uma teia de aranha. Entre a aracnoide e a pia-máter existe um líquido, conhecido como cefalorraquidiano ou cerebrospinal.

O líquido cerebrospinal é formado principalmente por água, proteínas, glicose, glóbulos brancos e alguns hormônios. A função desse fluido é suavizar os possíveis impactos do sistema nervoso central com os ossos. A produção e a circulação desse líquido são contínuas, sendo que em algumas vezes pode ocorrer a obstrução desse fluxo e, consequentemente, seu acúmulo, causando a chamada hidrocefalia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A pia-máter é uma membrana vascularizada localizada mais internamente. Ela está em contato direto com o sistema nervoso central, sendo que a porção da medula é mais espessa e menos vascularizada quando comparada com a que reveste a região do cérebro. Vale destacar que essa membrana acompanha as ondulações do cérebro, aprofundando-se nessas regiões.

A meningite é uma infecção que acomete as meninges. Ela pode ser causada por agentes patogênicos, como bactérias e vírus, e também por causa de lesões, como traumatismos. Essa doença apresenta um sintoma muito característico que é a dificuldade de encostar o queixo no peito, em virtude da rigidez na nuca. Outros sintomas dessa patologia são dor de cabeça intensa, febres, vômitos, náusea e confusão mental.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A administração intratecal de medicamentos pode provocar aracnoidite.
Aracnoidite torácica
Você já ouviu falar sobre a aracnoidite torácica? Clique aqui e entenda o que é essa inflamação, seus sintomas e tratamento.
Medula espinhal
Amplie seus conhecimentos sobre a medula espinhal clicando aqui. Conheça as características e funções dessa parte do SNC.
video icon
Português
“Eu que fiz”, “eu quem fiz” ou “eu quem fez”?
Assista a esta videoaula para compreender as possibilidades de emprego dos pronomes relativos “que” e “quem” nas expressões “eu que fiz”, “eu quem fiz” e “eu quem fez”, bem como a devida concordância do verbo fazer.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.