Meninges

As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os.

O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). Elas possuem a função de proteger esse sistema tão importante.

A dura-máter, meninge mais externa, é formada de tecido conjuntivo denso. Ela é constituída por duas porções, uma mais externa que está em contato com os ossos e uma mais interna.

A aracnoide é uma membrana serosa e está em posição mediana, entre a dura-máter e a pia-máter. Ela recebe esse nome em razão de sua estrutura assemelhar-se a uma teia de aranha. Entre a aracnoide e a pia-máter existe um líquido, conhecido como cefalorraquidiano ou cerebrospinal.

O líquido cerebrospinal é formado principalmente por água, proteínas, glicose, glóbulos brancos e alguns hormônios. A função desse fluido é suavizar os possíveis impactos do sistema nervoso central com os ossos. A produção e a circulação desse líquido são contínuas, sendo que em algumas vezes pode ocorrer a obstrução desse fluxo e, consequentemente, seu acúmulo, causando a chamada hidrocefalia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A pia-máter é uma membrana vascularizada localizada mais internamente. Ela está em contato direto com o sistema nervoso central, sendo que a porção da medula é mais espessa e menos vascularizada quando comparada com a que reveste a região do cérebro. Vale destacar que essa membrana acompanha as ondulações do cérebro, aprofundando-se nessas regiões.

A meningite é uma infecção que acomete as meninges. Ela pode ser causada por agentes patogênicos, como bactérias e vírus, e também por causa de lesões, como traumatismos. Essa doença apresenta um sintoma muito característico que é a dificuldade de encostar o queixo no peito, em virtude da rigidez na nuca. Outros sintomas dessa patologia são dor de cabeça intensa, febres, vômitos, náusea e confusão mental.

Observe a disposição das meninges, as três membranas que envolvem o sistema nervoso central
Observe a disposição das meninges, as três membranas que envolvem o sistema nervoso central
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Essas duas estruturas são envoltas por um grupo de membranas denominadas de meninges. Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente a função dessas membranas.

a) As meninges garantem uma maior qualidade na propagação do impulso nervoso.

b) As meninges garantem proteção ao sistema nervoso central.

c) As meninges fazem a conexão entre o encéfalo e a medula espinhal.

d) As meninges promovem a comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

e) As meninges garantem a oxigenação do encéfalo e da medula espinhal.

Questão 2

As meninges são três membranas que revestem o sistema nervoso central. Observe as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta o nome correto das três meninges.

a) dura-máter, pia-máter e cefalorraquidiana.

b) pia-máter, dura-máter e escorpioide.

c) dura-máter, pia-máter e aracnoide.

d) cefalorraquidiana, escorpioide e pia-máter.

e) aracnoide, pia-máter e cefalorraquidiana.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Medula espinhal
Amplie seus conhecimentos sobre a medula espinhal clicando aqui. Conheça as características e funções dessa parte do SNC.