Ordem crocodilia

A ordem crocodilia é uma ordem dos répteis que reúne todos os crocodilianos, representados principalmente pelos crocodilos, jacarés e gaviais (encontrados na Índia) – animais que vivem em ambientes quentes e habitam rios e lagos de água doce, sendo poucas espécies encontradas em água salgada.

Os crocodilianos são animais carnívoros que apresentam escamas córneas reforçadas por placas ósseas dérmicas, que, quando desgastadas, são substituídas por outras. Possuem o coração dividido em quatro cavidades e os sentidos bem desenvolvidos. Possuem de 30 a 40 dentes e o osso palato se prolonga, separando a cavidade nasal da cavidade bucal. Quando debaixo da água, os orifícios nasais do animal se fecham e os tímpanos são protegidos por uma prega da pele. Com a cauda musculosa e achatada dos dois lados, o animal consegue se defender com violentas rabanadas, além de se deslocar com precisão na água.

O gavial é um crocodiliano encontrado na Índia
O gavial é um crocodiliano encontrado na Índia

Os crocodilianos são animais que passam grande parte da vida submersos, mas gostam de se estender na areia em margens de rios para tomar sol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, os representantes dessa ordem são os jacarés, encontrados em várias regiões do país, como o jacaré-açu, jacaré-de-óculos ou jacaretinga e jacaré-de-papo-amarelo.

Infelizmente, muitas pessoas apreciam o couro desses animais para a confecção de objetos como bolsas, sapatos, cintos, carteiras, entre outros. Por esse motivo, diversas espécies de crocodilianos estão ameaçadas de extinção.

Algumas aves mantêm uma relação de simbiose com algumas espécies de crocodilianos

Algumas espécies de aves, como o Pluviailis aegyptus, mantêm uma relação de simbiose com algumas espécies de crocodilianos. Ao manter a boca aberta, o crocodiliano permite que a ave entre em sua boca e elimine os restos de comida que se acumulam entre os seus dentes, obtendo alimentos de forma farta e fácil. Para o crocodiliano isso é muito válido, pois ele se vê livre de restos de comida, sanguessugas e outros parasitas que invadem suas gengivas.

Os crocodilianos são representados pelo crocodilo, jacaré e gavial
Os crocodilianos são representados pelo crocodilo, jacaré e gavial
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Assuntos relacionados
A água-viva é um celenterado com forma medusoide
Celenterados e Platelmintos
Saiba mais como é a organização corporal dos celenterados e platelmintos.
Tuatara: representante da Ordem Rhyncocephalia, encontrado somente na Nova Zelândia.
Répteis
Grupo que abriga animais de origens evolutivas diferenciadas.
Anfisbena: um réptil da família Amphisbaenidae.
Anfisbenas
Já ouviu falar de anfisbenas? E de cobra-cega? Clique aqui e conheça mais sobre esse réptil.
Todos os soros antipeçonhentos são produzidos pelo mesmo processo
Soro antipeçonhento
Saiba como ocorre a produção de soro antipeçonhento, tratamento utilizado em vítimas de acidentes com animais peçonhentos.
O focinho do crocodilo é mais afilado quando comparado ao jacaré
Diferenças entre crocodilos e jacarés
Descubra as principais diferenças entre crocodilos e jacarés, dois répteis que vivem em ambientes aquáticos e possuem formato do corpo bastante similar.
Representantes dos anelídeos portadores de cerdas.
Anelídeos
Filo Annelida, Reino Animal, Animais invertebrados, Triblásticos, Celomados, Corpo cilíndrico, Simetria bilateral, Metamerização, Anéis corporais, Sistema Circulatório fechado, Metanefrídeos, Respiração cutânea, Cordões nervosos ventrais, Fecundação cruzada, Classe Oligochaeta, Cerdas, Clitelo, Classe Polychaeta, Parapódios, Classe Hirudínea, Hermafroditas.
As aves possuem várias adaptações adquiridas ao longo de sua evolução
Adaptações das aves para o voo
Saiba mais sobre as adaptações adquiridas pelas aves para o voo.
As tuataras são as únicas representantes da ordem sphenodonta
Ordem sphenodonta
Clique aqui e conheça mais sobre os tuataras, animais que representam a ordem sphenodonta.