Whatsapp icon Whatsapp

Peixes pulmonados

Os peixes pulmonados apresentam brânquias reduzidas, necessitando assim da respiração através de pulmões.
A piramboia é um peixe pulmonado encontrado na Amazônia e Mato Grosso
A piramboia é um peixe pulmonado encontrado na Amazônia e Mato Grosso

Você já deve ter estudado que todos os peixes possuem respiração branquial, entretanto, um grupo de peixes ósseos possui a estranha característica de possuir respiração pulmonar, além da branquial. Eles são chamados de Dipnoi (do grego “dupla respiração”) ou peixes pulmonados.

Os Dipnoi são um grupo que vive exclusivamente em ambientes de água doce. Sua principal característica é a respiração através de uma estrutura que funciona como um pulmão primitivo. Essa estrutura é altamente vascularizada e é ligada à faringe. Ao encher a bolsa de ar, o oxigênio é passado para o sangue e o gás carbônico do sangue é passado para dentro da bolsa. Muitos cientistas acreditam que a bexiga natatória é uma especialização desse pulmão primitivo.

Além dessa característica, esses peixes possuem crânio maciço, dentes fundidos, musculatura potente na maxila inferior, notocorda presente nos adultos e são ovíparos. Nesses animais, a abertura nasal abre-se na parte interna do lábio superior e liga-se à faringe. Denomina-se de coana a abertura de comunicação entre as cavidades nasais e a faringe.

São conhecidas seis espécies com representantes vivos incluídas em três gêneros: Protopterus (África), Lepidosiren (América do Sul) e Neoceratodus (Austrália).  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A espécie americana (Lepidosiren paradoxa) ocorre no Brasil e vive nas bacias Amazônica e do Prata. Tradicionalmente, esse peixe é conhecido por piramboia, um nome de origem tupi que significa “peixe-cobra”. Esse peixe, ao nascer, respira por brânquias. Após algum tempo, essas estruturas vão ficando menores e as piramboias iniciam sua respiração pelos pulmões. Esses animais devem constantemente colocar sua cabeça para fora da água para sugar o ar atmosférico. Quando se inicia a época de seca, ela consegue ficar enterrada na lama, esperando as próximas chuvas (estivação).

As demais espécies de Dipnoi também possuem a capacidade de estivação. Durante a época de chuva, elas se alimentam bem e armazenam reservas; já na estação seca, elas enterram-se e diminuem seu metabolismo, ficando inativas. Seu corpo fica curvado em forma de U e são, então, envolvidas por um muco que forma uma espécie de casulo. O animal fica com a região da boca livre, permitindo, assim, a respiração. Essa espécie é capaz de se manter dessa forma por até 4 anos, voltando à atividade quando a chuva aparece.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Para viver no ambiente aquático, os peixes contam com várias importantes adaptações
Adaptações dos peixes à vida aquática
Conheça as principais adaptações dos peixes à vida aquática e entenda por que esses animais sobrevivem tão bem nesse ambiente.
Lampreia: um vertebrado que não possui vértebra
Agnatos
Sobre estes vertebrados que não possuem vértebras (nem mandíbula) e são dotados de endoesqueleto cartilaginoso, que preenche seus corpos cilíndricos. Habitam ambientes aquáticos.
Sapos, rãs, pererecas e salamandras são exemplos de anfíbios.
Anfíbios
Vamos aprofundar os nossos conhecimentos sobre os anfíbios? Clique aqui e saiba mais sobre esse importante grupo de vertebrados.
Os peixes apresentam mecanismos que garantem a regulação da quantidade de sais em seu corpo
Osmorregulação nos peixes
Entenda como ocorre a osmorregulação nos peixes e a importância desse processo para a sobrevivência desses animais nos diferentes ambientes aquáticos.
Os peixes são animais exclusivamente aquáticos que apresentam respiração branquial
Peixes
Aprenda mais sobre as características gerais dos peixes, um grupo de vertebrados exclusivamente aquático.
Esquema da circulação dupla e completa nas aves
Sistema circulatório das aves
As aves são animais que apresentam circulação dupla e completa, veja aqui como ocorre o sistema circulatório das aves.
Zaglossus attenboroughi: nome que homenageia o naturalista David Attenborough.
Subclasse Prototheria
Clique aqui e conheça as peculiaridades da subclasse prototheria.
Os tubarões são peixes que apresentam esqueleto predominantemente cartilaginoso.
Tubarão
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre o tubarão, um animal bastante temido. Neste texto, falaremos características desses peixes e algumas curiosidades.
video icon
Português
Substantivos concretos e abstratos
Enquanto os substantivos concretos são nomes dados aos seres propriamente ditos, os abstratos referem-se àqueles que precisam de outros para existir. Nesta videoaula, estudaremos esses tipos de substantivos. Confira!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.