Whatsapp icon Whatsapp

Agnatos

Lampreia: um vertebrado que não possui vértebra
Lampreia: um vertebrado que não possui vértebra

Todo vertebrado possui vértebra?

A resposta é: NÃO!

Os agnatos (Agnatha) são classificados como vertebrados, embora não possuam vértebras completamente formadas nem maxilas, apresentando boca circular sugadora.

Estes indivíduos, conhecidos também por ciclostomados (Cyclostomata), são representados pelas lampreias e feiticeiras. O corpo destes animais é cilíndrico e alongado, dotado de esqueleto cartilaginoso e sem escamas. Possuem encéfalo simples.

Não há uma quantidade considerável de pesquisadores que estudam estes animais e, devido a este motivo, pouco se sabe sobre estes.

Feiticeiras

As feiticeiras, indivíduos da Classe Myxnini, são marinhas, tendo cerca de 14 espécies como representantes. Carnívoras, se alimentam principalmente de pequenos crustáceos e peixes mais lentos, com auxílio de seis tentáculos, localizados na boca, e pequenos dentes.

Possuem olhos degenerados ou rudimentares, recobertos por pele espessa. A pele, que possui coloração que varia de rosa à púrpura, possui um número abundante de glândulas de muco.

Esses indivíduos são monóicos, com cada indivíduo apresentando um dos sexos de forma funcional. O desenvolvimento é direto, sem estágios larvais. Vivem semi-enterradas no fundo dos mares, em substrato lamacento.

Lampreias

As lampreias, indivíduos da Classe Petromyzontida, são representados por aproximadamente 45 espécies, distribuídas em regiões marítimas e de água doce, de regiões temperadas.

São ectoparasitas de peixes, golfinhos e baleias, alimentando-se de fluidos de seus hospedeiros, com auxílio de dentes córneos e língua com dentículos, também córneos. Sua boca funciona como uma ventosa, para se fixar nos animais que parasita. Estes raramente morrem, mas ficam debilitados e com uma ferida aberta no corpo.

Esses animais possuem olhos grandes e bem desenvolvidos e são dióicos, com fecundação externa. O desenvolvimento é indireto e as larvas, chamadas amocetes, são filtradoras, vivendo enterradas na lama. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Dentição das serpentes peçonhentas
Conheça mais sobre a dentição das serpentes peçonhentas e como elas conseguem inocular o veneno que produzem.
Filo Chordata
Grupo de animais cuja maioria possui endoesqueleto e sistema circulatófico com coração ventral.
Hibernação
Saiba porque o urso é considerado um falso hibernante.
Reino Animalia
Como é formado o Reino Animalia e como surgiu os animais.
Serpentes peçonhentas brasileiras
Características dos quatro gêneros de serpentes responsáveis pelos acidentes envolvendo espécies peçonhentas.
Subclasse Prototheria
Clique aqui e conheça as peculiaridades da subclasse prototheria.
Temperatura das aves
Clique aqui e veja como e por que a temperatura das aves se mantém constante.
Vertebrados
Você sabe quais são as características de um vertebrado? Clique aqui, descubra a resposta dessa pergunta e conheça os grupos de vertebrados existentes.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.