Peptídeos

Peptídeos são compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas.

Os aminoácidos são moléculas formadas por um grupo carboxila e um grupo amina que se ligam a um átomo de carbono. A esse carbono ligam-se também um átomo de hidrogênio e um radical que varia de acordo com o aminoácido e geralmente é chamado de grupo R.

O termo peptídeo refere-se à união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas, que ocorrem entre o grupo carboxila de um aminoácido e o grupo amina de outro. Quando esses grupos ligam-se, ocorre a formação de água (reação de desidratação) em virtude da perda de um hidroxila do grupo carboxila e de hidrogênio do grupo amina.

Observe o esquema de uma ligação peptídica
Observe o esquema de uma ligação peptídica

Os peptídeos diferem-se uns dos outros pelo número de aminoácidos e pela sequência dessas moléculas. De acordo com o número de aminoácidos que possuem, podemos classificá-los em dipeptídeos, quando são formados por dois aminoácidos; tripeptídeos, quando são formados por três; tetrapeptídeos, quando são formados por quatro aminoácidos, e assim por diante. Quando temos vários aminoácidos ligados, usamos a denominação polipeptídeo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os peptídeos apresentam importantes funções no nosso organismo. Alguns funcionam como hormônios, outros como neurotransmissores, analgésicos e até antibióticos. Em razão de suas importantes propriedades, os estudos científicos nessa área são amplamente realizados e a síntese desses compostos em laboratório é cada vez mais frequente.

Para sintetizar os peptídeos em laboratório, três técnicas são realizadas: síntese com DNA recombinante, síntese biocatalisada e síntese química de peptídeos. Após sua fabricação, os peptídeos sintéticos são levados a um controle de qualidade, posteriormente purificados e novamente analisados. Nesse ponto, o peptídeo pode ser então utilizado de modo seguro em pesquisas.

Curiosidade: Um peptídeo com mais de setenta aminoácidos é chamado de proteína.

A ocitocina é um exemplo de peptídeo
A ocitocina é um exemplo de peptídeo
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
A melanina é produzida nos melanócitos e garante proteção contra a ação nociva do sol
Melanina
Saiba mais sobre a melanina, onde ela é produzida e sua importância para o organismo.
As trocas gasosas no organismo vegetal.
O processo fotossintético
Mecanismo autotrófico de obtenção de energia, convertendo a matéria inorgânica em orgânica.
A insulina é formada pela ligação peptídica entre vários aminoácidos
Ligação peptídica
Clique e saiba todas as particularidades da ligação peptídica, interação entre dois ou mais aminoácidos que resulta na formação das proteínas.
Os alimentos acima apresentam grande quantidade de proteínas
Proteínas
Entenda o que são proteínas e conheça um pouco mais a respeito de suas funções no organismo.
Monopeptídeos, Aminoácidos, Moléculas orgânicas, Cadeia carbônica, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre, Grupo carboxila, Grupo amina, Radical (R
Aminoácidos
Você sabia que os aminoácidos são unidades fundamentais de uma proteína? Confira aqui!