Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Pressão Arterial

Pressão Arterial

Pressão arterial é a tensão que o sangue exerce contra a superfície das artérias. A hipertensão é a elevação anormal da pressão nas artérias. Esse aumento traz riscos à saúde.

A pressão arterial é a tensão que o sangue exerce contra a superfície das artérias, decorrente ao movimento de bombeamento do coração impulsionando em média, cerca de 70ml de sangue a cada ciclo cardíaco, isto é, a pulsação rítmica de contração e relaxamento (respectivamente sístole e diástole).

Desta forma, a pressão arterial representa o comportamento combinado de uma pressão sistólica seguida de uma pressão diastólica e assim sucessivamente. Tendo cada uma suas particularidades, sendo:

Pressão diastólica → força que o sangue promove dentro das artérias durante a diástole ventricular. Seu valor para uma pessoa saudável adulta é da ordem de 80mmHg.

Pressão sistólica → força que o sangue exerce dentro das artérias durante a sístole ventricular. Normalmente compreende valor da ordem de 120mmHg.

Distúrbio da pressão:

A pressão arterial alta (hipertensão) é comumente um distúrbio assintomático no qual a elevação anormal da pressão nas artérias aumenta a propensão de acidente vascular cerebral, ruptura de um aneurisma, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e lesão renal.

Nos casos de hipertensão arterial, é comum tanto a pressão sistólica quanto a pressão diastólica estarem elevadas.

Para muitas pessoas, a palavra hipertensão sugere tensão excessiva, nervosismo ou estresse. Contudo, em termos clínicos, hipertensão refere-se a um quadro de pressão arterial elevada, independentemente da causa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Aferição da pressão arterial, uma prática preventiva importante.
Aferição da pressão arterial, uma prática preventiva importante.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assuntos relacionados
Em caso de desmaio, é importante não jogar água na vítima nem sacudi-la
Desmaio
Entenda o que é desmaio, aprenda a proceder em um caso como esse e conheça algumas das principais causas responsáveis pela perda temporária dos sentidos.
Alcoolismo: um problema de dependência psicológica
Alcoolismo
Alcoolismo, Doenças crônicas, Dependência química, Depressão, Vício, Bebidas alcoólicas, Exclusão comportamental, Hábitos adquiridos e/ou transmitidos geneticamente, Tendência ao consumo de bebidas, Cirrose hepática, Abstinência, Alcoólicos Anônimos (AA), Reabilitação.
“A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não permaneceram suspensas no ar, aguardando o resultado”. Step
A investigação científica
Saiba o que são hipóteses, deduções e teorias.
A circulação humana é dupla e completa
Tipos de circulação sanguínea
Entenda os diferentes tipos de circulação sanguínea existentes nos animais clicando aqui!
Os derivados do leite são os principais fornecedores de cálcio
Importância do cálcio
Entenda a importância do cálcio para o organismo humano! Acesse!
Há muita Física envolvida no processo de estourar pipoca!
Física da pipoca
Clique aqui e saiba como a Física atua no processo de transformação do milho na deliciosa pipoca!
Artérias
Clique aqui para saber mais sobre as artérias. Veja suas características, algumas das principais artérias do corpo e sua diferença em relação às veias.
Aneurisma
Aprenda mais sobre aneurisma, aqui! Neste texto abordaremos o que são aneurismas e seus sintomas, e conheceremos os aneurismas cerebral e da aorta abdominal.
Células sanguíneas de mamíferos.
Biologia celular
Introdução ao estudo das células: a Biologia Celular (no passado, denominada Citologia).
Depois de um dia de estudo, nada melhor do que dormir!
Sono e o aprendizado
A importância de uma boa noite de sono para o aprendizado.