Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Sono e o aprendizado

Sono e o aprendizado

Uma noite de sono profundo e relaxante é o que naturalmente recompõe as energias após um dia de estudo, trabalho e estresse das grandes e também das pequenas cidades. Dormir bem é sinônimo de qualidade de vida e de prevenção de doenças cardiovasculares, Alzheimer ou de doenças que envolvem o sistema hormonal.

O sono, além de beneficiar o corpo e prevenir doenças, é fator relevante quando se trata de concentração e aprendizado. Quando se dorme bem, a atenção aumenta e fica muito mais fácil aprender, melhorando assim o desempenho intelectual do indivíduo que teve uma boa noite de sono, pois ela interfere no armazenamento de informações. Durante o sono, as memórias do dia serão consolidadas, as antigas são reafirmadas e tanto o corpo quanto a mente se preparam para um novo dia.

No sono, há diferentes etapas. Em cada uma delas uma parte da memória é processada. Por exemplo, nas fases mais leves do sono, as informações relativas à música e ao esporte são armazenadas. Depois disso, a memória espacial é armazenada para posteriormente as novas informações serem fixadas.

Para a maioria das pessoas, o sono ideal dura cerca de 8 horas ininterruptas. O que não significa que para outras não possa ser necessário maior ou até menor número de horas. É importante saber que a menor luminosidade e a temperatura mais baixa do organismo contribuem para um descanso mais efetivo. Portanto, mesmo que esteja estudando ou trabalhando muito, nunca prive seu organismo de uma boa noite de sono, ideal para diminuir a irritabilidade e estresse, melhorando o aprendizado e a qualidade de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Depois de um dia de estudo, nada melhor do que dormir!
Depois de um dia de estudo, nada melhor do que dormir!
Publicado por: Giorgia Lay-Ang
Assuntos relacionados
A relação entre indivíduos de espécies diferentes faz parte do universo de estudo da Ecologia.
Ecologia
Área da Biologia responsável pelo estudo das relações entre seres vivos e destes com o ambiente em que vivem.
Corais: representantes do reino animal.
Animais
Você sabia que os tecidos nervoso e muscular são encontrados apenas no Reino Animalia? Clique aqui e aprenda mais sobre os animais.
Aferição da pressão arterial, uma prática preventiva importante.
Pressão Arterial
Você sabe o que é pressão arterial? E pressão sistólica e diastólica? Descubra aqui as respostas!
“A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não permaneceram suspensas no ar, aguardando o resultado”. Step
A investigação científica
Saiba o que são hipóteses, deduções e teorias.
Anticorpo (laranja) e antígeno (rosa).
Imunologia
A interessante capacidade do organismo de reconhecer agentes estranhos e combatê-los.
Órgãos do aparelho digestório humano.
Digestão
Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê são os micronutrientes, o quê são os macronutrientes, órgãos que fazem parte do processo digestório, a mastigação, a deglutição.
Origem da vida
Entenda mais sobre a origem da vida por meio deste texto. Conheça as ideias do criacionismo, da panspermia e da hipótese criada por Oparin e Haldane.
Gregor Mendel: o
Genética
Aqui você encontrará textos relacionados à descoberta e aos mecanismos da hereditariedade.
Células sanguíneas de mamíferos.
Biologia celular
Introdução ao estudo das células: a Biologia Celular (no passado, denominada Citologia).
Charles Darwin
Biologia Evolutiva
Conheça o histórico e aspectos da evolução biológica.
O sono pode ser dividido em duas fases: REM e NREM
Sono
Apesar de muitos acharem que dormir não é um processo importante, saiba que se trata de um processo vital. Clique aqui e entenda mais sobre o sono!