Sistema Locomotor

O sistema locomotor é responsável pela movimentação do corpo e é composto pelos sistemas muscular e esquelético.
O sistema locomotor é formado pelo sistema muscular e esquelético
O sistema locomotor é formado pelo sistema muscular e esquelético

O sistema locomotor é formado pela combinação de dois sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular e o sistema esquelético. Sem esses sistemas seria impossível nos alimentar, ir para novos ambientes, reproduzir, entre diversas outras funções importantes.

O sistema muscular é formado por músculos, estruturas compostas por tecidos musculares. A principal característica desses tecidos é a capacidade de contração, que pode ser voluntária ou involuntária dependendo do tipo em questão. Existem três tipos de tecido muscular: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado.

Apesar de existirem diferentes tipos de tecidos musculares, apenas um está relacionado com a movimentação do corpo e nossa postura: o tecido muscular esquelético. Os músculos esqueléticos constituem praticamente 40% de todo o peso do nosso corpo, sendo, portanto, a maior parte da musculatura do nosso organismo. O tecido muscular esquelético permite que façamos movimentos simples, como mover os olhos, e complexos, como os saltos graciosos, porém difíceis, dos ginastas.

O tecido muscular esquelético está ligado aos ossos e só se contrai após estímulos desencadeados por terminações nervosas ligadas a cada fibra muscular. A fibra muscular, também chamada de miócito, é a unidade fundamental do músculo esquelético e é uma estrutura alongada formada por miofibrilas.

A contração muscular permite que os músculos tracionem os ossos ao qual estão conectados, permitindo assim a movimentação. Essa relação entre os músculos e os ossos podem ser comparados aos sistemas de alavancas e geralmente ocorre em decorrência da contração de um músculo e o relaxamento de outro (antagonismo muscular).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A eficiência de um músculo, assim como seu tamanho, está diretamente relacionada com a realização de exercícios físicos. A falta completa de atividades pode levar à atrofia de um músculo, sendo assim, quando uma pessoa fica por um período longo de tempo em unidades de terapia intensiva faz-se necessária a realização de fisioterapia.

O sistema esquelético é formado por um conjunto de ossos e estruturas cartilaginosas que formam o chamado esqueleto. Além de atuar na locomoção, o esqueleto ajuda na proteção do nossos órgãos internos, sustenta nossos músculos, produz células sanguíneas e atua como reserva de cálcio.

Os ossos do esqueleto estão em íntimo contato com regiões chamadas de articulações ósseas. Essas articulações podem ser móveis ou não. As móveis permitem a movimentação de um osso em relação ao outro, diferentemente das imóveis, que não permitem tais movimentos.

O esqueleto pode ser dividido em duas porções principais: o esqueleto axial e o apendicular. O esqueleto axial é composto pelos ossos do crânio, caixa torácica e coluna vertebral. Já o esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores.

Vale destacar que a atividade física não é importante apenas para o sistema muscular, tendo efeito positivo também sobre os ossos. Sabe-se que as atividades físicas aumentam a massa óssea, entretanto, o mecanismo que explica esse resultado ainda não foi completamente explicado.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O tecido ósseo possui uma impressionante capacidade de cicatrização
Cicatrização de fraturas
Descubra como ocorre a cicatrização de fraturas e por que é fundamental procurar um médico após lesionar ossos.
Os músculos são responsáveis, dentre outras funções, pela nossa locomoção
Contração muscular esquelética
Compreenda o mecanismo de contração muscular esquelética e amplie seus conhecimentos sobre a importância da actina e da miosina.
O corpo humano é uma máquina perfeita e formada por diferentes sistemas.
Corpo humano
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do corpo humano. Neste texto, falamos dos níveis de organização do corpo humano e da função de alguns órgãos nele presentes. Falamos ainda a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano, os órgãos presentes nesses sistemas e suas funções.
A Distrofia Miotônica de Steinert é uma doença genética autossômica dominante
Distrofia Miotônica de Steinert
Saiba mais sobre a Distrofia Miotônica de Steinert, uma doença que afeta praticamente todos os sistemas do corpo.
A luxação caracteriza-se pelo deslocamento dos ossos de uma articulação
Entorses, fraturas e luxações
Você sabe o que são entorses, fraturas e luxações? Clique aqui e descubra a diferença entre essa três lesões e como se comportar em cada caso!
O esqueleto humano é essencial para a nossa sobrevivência, garantindo, por exemplo, a proteção de órgãos internos.
Esqueleto humano
Amplie seus conhecimentos a respeito do corpo humano, uma estrutura formada por ossos e cartilagens que garante a sustentação do corpo. Veja aqui aspectos importantes, tais como quantos ossos constituem o esqueleto e a divisão em esqueleto axial e apendicular.
Os estudos em Fisiologia abordam o funcionamento dos diferentes sistemas
Fisiologia nas provas do Enem
Entenda como é abordada a Fisiologia nas provas do Enem e verifique a resolução de algumas questões presentes nos últimos anos da prova.
A junção articulada das vértebras.
Funções da coluna vertebral
Sustentação, proteção, mobilidade e agilidade da estrutura corporal.
Câncer do intestino pode causar hemorragia digestiva.
Hemorragia digestiva
A hemorragia digestiva é um sinal de que algo não vai bem. Veja aqui algumas de suas causas.
Um órgão do sistema nervoso central.
Hipotálamo
Região reguladora do cérebro associando o sistema nervoso e o sistema endócrino.
Os neurônios
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
A hérnia inguinal é uma situação mais frequente em homens
O que é hérnia inguinal?
Saiba o que hérnia inguinal, suas causas, sintomas e formas de tratamento.
A osteogênese imperfeita é chamada de doença dos ossos de vidro em razão da fragilidade dos ossos do portador
Osteogênese imperfeita
Saiba mais sobre a osteogênese imperfeita, uma doença genética também conhecida como doença dos ossos de vidro.
Pulmão
Clique aqui e conheça mais sobre o pulmão, um órgão do sistema respiratório. Neste texto exploraremos as características e função do órgão.
Entre as funções exercidas pelo sistema esquelético, podemos destacar o auxílio no movimento do nosso corpo
Sistema esquelético
Compreenda mais sobre os componentes do sistema esquelético e as suas funções.
Tecido muscular
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre o tecido muscular. Neste texto apresentaremos as características, as funções e os tipos de tecido muscular.
Ao estudar para o Enem, é importante conhecer alguns dos temas mais recorrentes
Top 5 dos temas mais recorrentes em Biologia no Enem
Conheça os cinco temas mais recorrentes em Biologia no Enem e prepare-se para essa prova que tem como principal característica a contextualização.
video icon
História
Intentona Comunista
Assista a nossa videoaula para saber as principais características da Intentona Comunista de 1935. A Intentona Comunista também ficou conhecida como Revolta Vermelha de 35, Revolta Comunista de 35 ou Levante Comunista. Confira também no nosso canal outras informações sobre a Era Vargas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?