Whatsapp icon Whatsapp

Pulmão

O pulmão é um órgão do sistema respiratório de alguns animais, sendo onde as trocas gasosas acontecem. Nos seres humanos, os pulmões estão protegidos pela estrutura óssea do tórax, formada por 13 pares de costelas, pelo esterno e por 12 vértebras torácicas. Apesar de serem protegidos por essas estruturas rígidas, os pulmões são capazes de se expandir.

Leia mais:  Traqueia – órgão do sistema respiratório situado após a laringe e que se ramifica em dois brônquios 

Principais características dos pulmões

Pulmões são órgãos respiratórios de consistência esponjosa, localizados no interior da caixa torácica. Apresentam coloração rósea ao nascermos, mas, na medida em que nos desenvolvemos, podem apresentar uma coloração mais acinzentada devido à inalação de partículas presentes na atmosfera. Os pulmões têm cerca de 1000 gramas, sendo cerca de 500 gramas de tecido pulmonar e 500 gramas de sangue. O pulmão apresenta uma altura de cerca de 30 cm e diâmetro anteroposterior máximo de 20 cm.

Os pulmões localizam-se no interior da caixa torácica.
Os pulmões localizam-se no interior da caixa torácica.

Os pulmões têm formato de cone. O ápice ocupa a cúpula pleural, e a base, que é côncava, repousa sobre o diafragma. Como o coração está mais deslocado para a esquerda, o pulmão direito é mais largo que o esquerdo, apresentando-se, no entanto, mais curto.

O pulmão direito é dividido em três lobos por meio de duas fissuras: os lóbulos superior, médio e inferior. O pulmão esquerdo, por sua vez, possui dois lobos, o superior e o inferior. As artérias pulmonares e os brônquios penetram nos pulmões por uma fenda denominada hilo.

O interior dos pulmões é reconhecido como a mais extensa superfície do corpo em contato com o meio ambiente. Em uma pessoa adulta, estima-se que essa área de contato é, aproximadamente, do tamanho de uma quadra de tênis. Essa considerável área é importante para garantir uma troca gasosa eficiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Pleura

A pleura é a membrana que envolve os pulmões. Ela é formada por dois folhetos, o parietal e o visceral, formados por mesotélio e tecido conjuntivo. A pleura parietal está em contato direto com o diafragma e com a borda interna do tórax, já a pleura visceral reveste a superfície do pulmão. Entre a pleura visceral e a pleura parietal, há um espaço potencial chamado de cavidade pleural, a qual contém uma película de líquido lubrificante. A pleura protege os pulmões e ajuda no funcionamento correto durante a respiração, fazendo com que ela aconteça com pouco atrito.

Caminho que o ar faz até atingir os pulmões

Sabemos que o sistema respiratório é constituído pelos pulmões e uma série de tubos, que comunicam o parênquima pulmonar com o meio externo. O ar entra em nosso sistema respiratório pela cavidade nasal ou pela cavidade oral. Ele segue, então, para a faringe, laringe e traqueia, a qual se ramifica em dois brônquios, que penetram nos pulmões.

Os brônquios se ramificam em bronquíolos, os quais se ramificam em bronquíolos terminais, que dão origem aos bronquíolos respiratórios. Os bronquíolos respiratórios se ramificam em ductos alveolares. Os ductos alveolares desembocam em um alvéolo único ou em sacos alveolares, que são formados por diversos alvéolos.

Denomina-se porção condutora as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, os brônquios e bronquíolos. A porção respiratória, por sua vez, é formada por bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos. A unidade estrutural respiratória do pulmão é formada pelo bronquíolo respiratório, com seu ducto alveolar, saco alveolar e alvéolo.

O parênquima pulmonar é formado, em sua maior parte, pelos alvéolos. Nos alvéolos, ocorre o processo de trocas gasosas, sendo observadas a passagem do oxigênio presente no ar inspirado para o sangue capilar, e a difusão do gás carbônico na direção contrária.

É importante salientar que os alvéolos pulmonares são recobertos por uma substância conhecida como surfactante, a qual diminui a tensão superficial. O surfactante é importante para evitar que os pulmões entrem em colapso devido à tensão superficial.

Leia também: Covid-19, uma doença que afeta os pulmões

Doenças pulmonares

Vários são os problemas que atingem os pulmões. Como esse órgão é responsável pelo processo de respiração, alguns dos sintomas típicos das doenças pulmonares são a dificuldade para respirar, tosse e dor torácica. Conheça, a seguir, quatro problemas que afetam os pulmões.

Problemas que afetam os pulmões podem causar dor torácica e dificuldade respiratória.
Problemas que afetam os pulmões podem causar dor torácica e dificuldade respiratória.
  • Enfisema pulmonar: é uma doença degenerativa desencadeada, entre outros fatores, pelo consumo de cigarro. Falta de ar e sensação de que a quantidade de ar inalada não foi suficiente são alguns dos seus sintomas.
  • Câncer de pulmão: de acordo com o Inca, o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). Assim como o enfisema, está bastante relacionado com o consumo de cigarro.
  • Pneumonia: é uma infecção que se instala no pulmão e que pode ser causada por um agente infeccioso ou processo alérgico. De acordo com a  Sociedade Brasileira de Pediatria, a pneumonia é a principal causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos em países em desenvolvimento.
  • Embolia pulmonar: é um problema que ocorre como consequência da formação de um trombo que se instala na artéria pulmonar ou em um de seus ramos, causando obstrução.
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Em casos de afogamento, é necessário buscar ajuda especializada
Afogamento
Compreenda o que é afogamento, conheça suas principais causas e entenda como a aspiração de água pode levar o corpo à morte por parada respiratória.
Alvéolos pulmonares
Descubra mais sobre os alvéolos pulmonares clicando aqui. Saiba o que são, como é sua estrutura, qual sua função e o que é o enfisema pulmonar.
Brônquios
Amplie seus conhecimentos sobre os brônquios clicando aqui. Veja aqui a função dessas estruturas, suas características e o que é a bronquite.
COVID-19
Amplie seus conhecimentos sobre a COVID-19 aprendendo mais a respeito dos seus sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção.
Cigarro, o maior problema de saúde pública mundial.
Cigarro
Cigarro, maior problema de saúde pública mundial, composição do cigaro, composição da fumaça do cigarro, efeitos provocados pelo cigarro.
O sistema cardiovascular é responsável por levar o sangue para todas as partes do corpo
Circulação sistêmica e pulmonar
Compreenda a diferença entre circulação sistêmica e pulmonar, bem como o caminho que o sangue percorre no organismo.
O câncer de pulmão relaciona-se principalmente com o tabagismo
Câncer de pulmão
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que leva várias pessoas à morte todos os anos.
Embolia gasosa
Já ouviu falar sobre embolia gasosa? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esse tema, conhecendo suas causas e consequências.
Na embolia pulmonar, trombos instalam-se na artéria pulmonar ou em um de seus ramos.
Embolia pulmonar
Amplie seus conhecimentos sobre embolia pulmonar, uma situação ocasionada pela obstrução da artéria pulmonar e que pode levar à morte, se não tratada adequadamente.
Observe como o enfisema pulmonar destrói gradativamente os alvéolos pulmonares
Enfisema pulmonar
Conheça um pouco mais sobre o enfisema pulmonar, uma doença grave e sem cura que geralmente é desencadeada pelo uso de cigarro.
A fibrose cística é uma doença genética que não possui cura e afeta diferentes órgãos.
Fibrose cística
Clique aqui e saiba mais sobre a fibrose cística. Descubra suas causas, seus sintomas e os tratamentos hoje disponíveis para a doença.
Hematose é a troca de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares.
Hematose
Processo de trocas gasosas (difusão): oxigênio e dióxido de carbono.
Câncer do intestino pode causar hemorragia digestiva.
Hemorragia digestiva
A hemorragia digestiva é um sinal de que algo não vai bem. Veja aqui algumas de suas causas.
Entre as vértebras há uma estrutura cartilaginosa chamada de disco invertebral
Hérnia de disco
Saiba mais sobre as causas, os sintomas e o tratamento da hérnia de disco.
Lúpus
Você já ouviu falar a respeito do lúpus? Clique aqui, entenda o que é essa doença. Conheça seus principais sintomas e como é feito o tratamento.
Os neurônios
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
Cada membro superior humano é constituído de 32 ossos.
Ossos do membro superior
Saiba mais sobre como se organizam estes 31 ossos.
Pneumonia
Aprenda mais sobre a pneumonia, uma doença que mata muitas pessoas anualmente. Veja aqui suas causas, sintomas e tratamento da inflamação.
O sangue é um tecido conjuntivo com propriedades especiais.
Sangue
Clique aqui e entenda o que é sangue, conheça seus componentes e suas funções. Aprenda também um pouco mais a respeito dos tipos sanguíneos!
O sistema locomotor é formado pelo sistema muscular e esquelético
Sistema Locomotor
Aprenda um pouco mais sobre as características gerais do sistema locomotor com este texto.
Principais componentes do sistema respiratório humano
Sistema Respiratório
Veja como ocorre a respiração e saiba quais órgãos compõem o sistema respiratório humano.
A vacina BCG deve ser aplicada, preferencialmente, logo após o nascimento.
Vacina BCG
Descubra mais sobre a vacina BCG, aqui. Neste texto saberemos a importância da vacina BCG, quem deve tomá-la e sua relação com a covid-19.
video icon
Geografia
ONU – Organização das Nações Unidas
Assista à nossa videoaula sobre a ONU - Organização das Nações Unidas, e entenda o que é essa organização internacional. Conheça o histórico da ONU e sua importância para o mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.