Whatsapp icon Whatsapp

Tecido muscular estriado esquelético

O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais.
O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do nosso corpo
O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do nosso corpo

O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração. De acordo com as características das células musculares, é possível classificar esse tecido em: muscular estriado esquelético, muscular estriado cardíaco e muscular não estriado ou liso.

→ Características do tecido muscular estriado esquelético

O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, está preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular). Analisando a presença e localização do núcleo, é possível distinguir esse músculo do estriado cardíaco, um tipo de músculo que também apresenta estriações.

As células do músculo estriado esquelético apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina). Já a faixa clara recebe o nome de banda I e apresenta apenas filamentos contráteis finos (actina).

Além da banda A e I, as células musculares esqueléticas possuem a linha Z e a banda H. A chamada linha Z é uma linha transversal escura que se localiza no centro da banda I. A banda H é uma linha clara localizada no centro da banda A. Essas partes formam unidades conhecidas como sarcômeros, que estão localizadas entre duas linhas Z e possuem uma banda A entre duas semibandas I. Uma repetição linear de sarcômeros forma uma miofibrila.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contração do músculo estriado esquelético

Na contração do músculo estriado esquelético, ocorre a sobreposição dos filamentos de actina e miosina
Na contração do músculo estriado esquelético, ocorre a sobreposição dos filamentos de actina e miosina

O músculo estriado esquelético apresenta uma contração rápida e vigorosa. Essa contração é voluntária, ou seja, está relacionada à nossa vontade e acontece por causa da sobreposição de filamentos finos e grossos. Para que uma contração muscular ocorra, é necessário que os filamentos de actina e miosina deslizem uns sobre os outros. Isso significa que, durante a contração, o comprimento dos miofilamentos não se altera, entretanto, o comprimento do sarcômero diminui e, consequentemente, toda a fibra.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Os músculos são responsáveis, dentre outras funções, pela nossa locomoção
Contração muscular esquelética
Compreenda o mecanismo de contração muscular esquelética e amplie seus conhecimentos sobre a importância da actina e da miosina.
Musculação
Musculação, é um tipo de exercício realizado, a musculação é diferente do, a musculação além de ajudar, o treinamento com pesos auxilia no, os benefícios da musculação, os resultados da musculação.
Musculação
Musculação
Musculação, o que é musculação, benefícios da musculação para a saúde, estética, músculos, exercício anaeróbico, fatores que influenciam o desenvolvimento de músculos.
Na figura podemos observar as setas indicando os discos intercalares
Músculo estriado cardíaco
Clique aqui e saiba mais sobre o músculo estriado cardíaco, ou miocárdio.
Síndrome de Haff
Já ouviu falar a respeito da síndrome de Haff? Clique aqui e conheça causas e sintomas desse problema conhecido também como “doença da urina preta”.
Tecido adiposo
Que tal conhecer mais sobre o tecido adiposo? Clique aqui e aprenda as características principais desse tecido, descubra seus tipos e entenda suas funções.
Tecido muscular
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre o tecido muscular. Neste texto apresentaremos as características, as funções e os tipos de tecido muscular.
Corte longitudinal do tecido muscular liso (intestino delgado). As setas indicam os núcleos das células musculares
Tecido muscular liso
Clique aqui e saiba mais sobre as características do tecido muscular liso.
video icon
Biologia
Genética no Enem: leis de Mendel
Genética é sempre um desafio entre os estudantes, seja pela necessidade de noções de probabilidade, seja pela complexidade de interpretação das questões. Mesmo com muitos conceitos, probabilidades e interpretações, as questões de genética que envolvem as leis de Mendel são simples de resolver, mas, para isso, você precisa conseguir reconhecer se uma questão está relacionada com essas leis.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!