2. Biologia
  3. Histologia Animal
  4. Músculo estriado cardíaco

Músculo estriado cardíaco

O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.

As células do músculo estriado cardíaco são menores e estão unidas entre si através de especializações da membrana plasmática chamadas de discos intercalares. Graças aos discos intercalares, um estímulo recebido em uma região do coração é repassado para todas as células musculares estriadas cardíacas, levando todo o coração a se contrair.

Se colocarmos o músculo estriado cardíaco no microscópio eletrônico, observaremos, nos discos intercalares, canais de passagem de água e íons entre as células, promovendo a difusão do sinal iônico entre elas. Com isso, o impulso elétrico que determina a contração do músculo passa rapidamente de uma célula para outra, fazendo com que elas se contraiam ao mesmo tempo.

Chamamos de frequência cardíaca a frequência dos batimentos do coração, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. A frequência cardíaca normal oscila em torno de 70 a 80 batimentos por minuto, podendo variar de acordo com as condições do corpo, como grau de atividade física, situações de estresse físico e emocional e condições de saúde. A frequência cardíaca alta faz com que o sangue circule mais rapidamente pelo corpo, levando sangue rico em nutrientes e oxigênio a todos os órgãos, inclusive músculos, promovendo um aumento na atividade metabólica.

Os nervos vago e cardíaco são os responsáveis por alterar a frequência dos batimentos cardíacos, sendo que a atuação desses nervos permite ajustes na frequência cardíaca de acordo com as necessidades do organismo. O nervo vago é cardiomoderador e, com a liberação de acetilcolina, promove a diminuição dos batimentos cardíacos; enquanto o nervo cardíaco é cardioacelerador e provoca a aceleração dos batimentos com a liberação de adrenalina.

Na figura podemos observar as setas indicando os discos intercalares
Publicado por: Paula Louredo Moraes

O músculo estriado cardíaco é encontrado apenas no tecido que forma o nosso coração. As células que formam esse tecido são semelhantes às encontradas no tecido muscular estriado esquelético quando observamos suas estriações, entretanto, diferenciam-se destas por:

a) apresentarem múltiplos núcleos.

b) apresentarem núcleos localizados na região periférica.

c) possuírem apenas um ou dois núcleos.

d) possuírem de três a cinco núcleos localizados na região central.

e) não possuírem núcleos.

No tecido muscular estriado cardíaco, percebe-se uma especialização exclusiva que aparece nas células desse tecido, como linhas retas ou escalariformes, que garante que a contração passe de uma célula à outra. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa especialização.

a) estriações longitudinais.

b) disco intervertebral.

c) estriações transversais.

d) discos intercalares.

e) estriações intercomunicantes.

O tecido nervoso está relacionado com a percepção do meio interno e externo
Tecido nervoso
Saiba mais sobre o tecido nervoso, um tecido relacionado com a percepção do meio interno e externo e que possui como célula principal o neurônio.
A descalcificação do ovo provocada pela remoção de cálcio através do alantóide.
Alantóide
Anexo embrionário que realiza o armazenamento de excrementos em animais ovíparos.
Tecido adiposo
Que tal conhecer mais sobre o tecido adiposo? Clique aqui e aprenda as características principais desse tecido, descubra seus tipos e entenda suas funções.
Corte longitudinal do tecido muscular liso (intestino delgado). As setas indicam os núcleos das células musculares
Tecido muscular liso
Clique aqui e saiba mais sobre as características do tecido muscular liso.
O tecido epitelial apresenta células bastante unidas e pouco material extracelular
Tecidos humanos
Saiba mais sobre os diferentes tipos de tecidos humanos, isto é, o tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso!
Os músculos são responsáveis, dentre outras funções, pela nossa locomoção
Contração muscular esquelética
Compreenda o mecanismo de contração muscular esquelética e amplie seus conhecimentos sobre a importância da actina e da miosina.
O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do nosso corpo
Tecido muscular estriado esquelético
Amplie seus conhecimentos sobre o tecido muscular estriado esquelético e suas principais características.
Coração
Clique aqui e saiba mais sobre o coração. Neste texto falaremos sobre as camadas que formam sua parede, suas cavidades, suas válvulas e outras características.
O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo
Tecido Conjuntivo
Compreenda o que é o tecido conjuntivo e conheça suas funções e tipos.
Os leucócitos formam verdadeiro exército contra os microrganismos causadores de doenças
Leucócitos: células que defendem nosso organismo
Clique aqui e saiba mais sobre os leucócitos, células responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Tecido ósseo
Aprenda um pouco mais sobre o tecido ósseo. Conheça as principais características desse tecido. Saiba quais são seus componentes celulares e quais são suas funções.
Alevino de tetra-cego-das-cavernas, antes da absorção da vesícula vitelina.
Vesícula vitelina, ou saco vitelínico
Anexo embrionário que contém vitelo em seu interior: fonte nutricional do embrião.