Whatsapp icon Whatsapp

Músculo estriado cardíaco

Na figura podemos observar as setas indicando os discos intercalares
Na figura podemos observar as setas indicando os discos intercalares

O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.

As células do músculo estriado cardíaco são menores e estão unidas entre si através de especializações da membrana plasmática chamadas de discos intercalares. Graças aos discos intercalares, um estímulo recebido em uma região do coração é repassado para todas as células musculares estriadas cardíacas, levando todo o coração a se contrair.

Se colocarmos o músculo estriado cardíaco no microscópio eletrônico, observaremos, nos discos intercalares, canais de passagem de água e íons entre as células, promovendo a difusão do sinal iônico entre elas. Com isso, o impulso elétrico que determina a contração do músculo passa rapidamente de uma célula para outra, fazendo com que elas se contraiam ao mesmo tempo.

Chamamos de frequência cardíaca a frequência dos batimentos do coração, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. A frequência cardíaca normal oscila em torno de 70 a 80 batimentos por minuto, podendo variar de acordo com as condições do corpo, como grau de atividade física, situações de estresse físico e emocional e condições de saúde. A frequência cardíaca alta faz com que o sangue circule mais rapidamente pelo corpo, levando sangue rico em nutrientes e oxigênio a todos os órgãos, inclusive músculos, promovendo um aumento na atividade metabólica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os nervos vago e cardíaco são os responsáveis por alterar a frequência dos batimentos cardíacos, sendo que a atuação desses nervos permite ajustes na frequência cardíaca de acordo com as necessidades do organismo. O nervo vago é cardiomoderador e, com a liberação de acetilcolina, promove a diminuição dos batimentos cardíacos; enquanto o nervo cardíaco é cardioacelerador e provoca a aceleração dos batimentos com a liberação de adrenalina.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Leucócitos: células que defendem nosso organismo
Clique aqui e saiba mais sobre os leucócitos, células responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Tecido Conjuntivo
Compreenda o que é o tecido conjuntivo e conheça suas funções e tipos.
Tecido ósseo
Aprenda um pouco mais sobre o tecido ósseo. Conheça as principais características desse tecido. Saiba quais são seus componentes celulares e quais são suas funções.
Vesícula vitelina, ou saco vitelínico
Anexo embrionário que contém vitelo em seu interior: fonte nutricional do embrião.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.