Whatsapp icon Whatsapp

Tecidos de Excreção

Os tecidos de excreção expelem todo material produzido que não será mais aproveitado no metabolismo dos vegetais.
Hidatódio
Hidatódio

Todo o material produzido e não mais aproveitado no metabolismo vegetal é denominado de excreção. Para expelir as substâncias inúteis ou até mesmo nocivas à planta, existem vários tecidos com essa finalidade, são os tecidos de excreção.

Os vasos lactíferos são ductos que apresentam um grande vacúolo central revestido por um citoplasma plurinucleado. Nestes vasos, é produzida uma substância química, o látex, que possui a função de ser expelido quando o vegetal for lesado, assim, o látex entra em contato com o ar e solidifica-se, fechando a lesão.

O mecanismo dos nectários é extremamente importante para as flores. São as glândulas desse tecido que produz o néctar, uma secreção açucarada que atrai insetos e pássaros que atuam como agentes nos processos de polinização.

Os hidatódios são porções de tecido fundamental que estão situadas nas bordas das folhas, são responsáveis pelo fenômeno da gutação. A gutação é a eliminação do excesso de água presente na planta através da forma de gotas, presentes nas bordas das folhas.

As glândulas digestivas estão presentes nas folhas das plantas carnívoras, com a função de através de enzimas, digerirem pequenos animais e insetos capturados.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Semente
Conheça as principais características da semente e sua importância para os vegetais.
Tecidos parenquimáticos
Um tecido vegetal com função de preenchimento, e armazenamento.
Teoria de Dixon
O processo e fatores relevantes no transporte de substâncias nos capilares condutores de seiva bruta.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.