Tecidos de Excreção
Todo o material produzido e não mais aproveitado no metabolismo vegetal é denominado de excreção. Para expelir as substâncias inúteis ou até mesmo nocivas à planta, existem vários tecidos com essa finalidade, são os tecidos de excreção.
Os vasos lactíferos são ductos que apresentam um grande vacúolo central revestido por um citoplasma plurinucleado. Nestes vasos, é produzida uma substância química, o látex, que possui a função de ser expelido quando o vegetal for lesado, assim, o látex entra em contato com o ar e solidifica-se, fechando a lesão.
O mecanismo dos nectários é extremamente importante para as flores. São as glândulas desse tecido que produz o néctar, uma secreção açucarada que atrai insetos e pássaros que atuam como agentes nos processos de polinização.
Os hidatódios são porções de tecido fundamental que estão situadas nas bordas das folhas, são responsáveis pelo fenômeno da gutação. A gutação é a eliminação do excesso de água presente na planta através da forma de gotas, presentes nas bordas das folhas.
As glândulas digestivas estão presentes nas folhas das plantas carnívoras, com a função de através de enzimas, digerirem pequenos animais e insetos capturados.