Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. China
  3. Ano-Novo chinês

Ano-Novo chinês

O Ano-Novo chinês é comemorado em períodos e tradições diferentes do que é comum no Brasil e boa parte do mundo. Os chineses têm a tradição de seguir um calendário com base nas fases da Lua, ou seja, eles não têm uma data fixa para celebrar a virada do ano.

Nos países que seguem apenas o calendário gregoriano, como o Brasil, a celebração do Ano-Novo Chinês ocorre na primeira Lua nova do período entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro. O período do calendário lunar tem como base os 12 ciclos da Lua, que, ao final, somam cerca de 354 dias. Com isso, o ano na China tem 12 meses, mas, a cada três anos, é acrescido o 13º mês e esses anos são considerados como bissextos.

O acréscimo acontece devido ao calendário lunar não ser sincronizado com o tempo das estações, que levam em consideração o período de rotação da Terra ao redor do Sol. No entanto, os chineses também seguem o calendário gregoriano para questões civis e comerciais. O calendário chinês é mantido para as tradições e comemorações locais.

Leia também: Ano-Novo e Réveillon – evento que marca o fim do ano no calendário gregoriano

Comemoração do Ano-Novo chinês

Grupos de amigos se reúnem para lançar lanternas no Ano-Novo.
Grupos de amigos se reúnem para lançar lanternas no Ano-Novo.

A virada de ano na China é um dos eventos mais tradicionais do país. Oficialmente, o feriado possui três dias, mas costuma se estender por sete dias e as festividades acabam durando até 15 dias.

Durante a celebração de Ano-Novo, os chineses praticam muitas tradições que fazem parte da cultura do país. Tudo envolve superstições e pensamentos de positividade para o novo ciclo que se inicia, assim como acontece com as comemorações nas outras partes do mundo. Os chineses também acreditam que o que é feito nas primeiras horas da virada do ano afeta o restante dele.

Nos dias que antecedem a celebração, as cidades chinesas já começam a ser preparadas com muitas luzes e decorações na cor vermelha. Casas, edifícios e pontos locais conhecidos recebem faixas, lanternas e objetos que remetem à prosperidade e compõem a decoração. Esses objetos são símbolos da celebração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As pessoas também costumam lançar lanternas no céu contendo desejos para a nova etapa que está se iniciando. Outra tradição é acender muitos fogos de artifício para iluminar o céu das cidades chinesas.

A comemoração do Ano-Novo na China também é um momento que marca a união das famílias. Muitos chineses que moram distante de suas famílias retornam à cidade natal para festejar o momento com os entes queridos. Os familiares costumam trocar presentes e fazer um jantar especial, que é considerado como uma das principais refeições do ano. As comidas são escolhidas de acordo com as superstições do que pode trazer prosperidade, como bolo de arroz e peixes.

Como os chineses acreditam que as primeiras ações do ano podem influenciar o restante do período, eles também costumam evitar algumas coisas que consideram como hábitos negativos. O ato de varrer a casa, por exemplo, não deve ser feito no primeiro dia, pois alguns chineses acreditam que a vassoura pode levar para longe a sorte que está chegando.

Veja também: Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?

Animais e elementos do Ano-Novo chinês

Animais são símbolos para cada ano na China.
Animais são símbolos para cada ano na China.

Os animais do horóscopo chinês possuem forte relação com a tradição do país. Os chineses consideram que o ano de um nascimento é muito mais relevante do que a idade de alguém, como se a personalidade da pessoa fosse semelhante ao comportamento do animal.

Por essa razão, eles relacionam os anos com os animais. Cada ano chinês possui um animal para representá-lo. O ciclo possui 12 animais, que, de acordo com o folclore, foram convocados por Buda para uma festividade e ele os homenageou de acordo com a ordem de chegada. Veja a sequência:

  1. Rato

  2. Boi

  3. Tigre

  4. Coelho

  5. Dragão

  6. Serpente

  7. Cavalo

  8. Carneiro

  9. Macaco

  10. Galo

  11. Cão

  12. Javali

Além dos animais, os chineses possuem cinco elementos que consideram fundamentais para o Universo. São eles: metal, madeira, água, fogo e terra. Esses elementos são relacionados aos animais e, por isso, o calendário possui cinco ciclos de 12 anos para cada.

Em que ano os chineses estão?

Cidades chinesas são decoradas com muitas luzes para a virada do ano.
Cidades chinesas são decoradas com muitas luzes para a virada do ano.

Levando em consideração o calendário lunissolar seguido pelos chineses, eles estão no ano 4.719 (ano 2021 no calendário gregoriano). O ano é o do Boi de Metal e vai até 31 de janeiro de 2022.

Publicado por: Giullya Franco
Assuntos relacionados
O Dia de Finados é celebrado no mundo ocidental em 02 de novembro desde a Baixa Idade Média
02 de novembro – Dia de Finados
Conheça a história do Dia de Finados, que é celebrado desde a Idade Média, no mundo ocidental, no dia 02 de novembro.
Ano-Novo e Réveillon
Saiba mais sobre o Réveillon, suas tradições e história. Confira como a véspera do Ano-Novo é comemorada no Brasil e no mundo.
Cruz Vermelha
Acesse e conheça a Cruz Vermelha, organização que surgiu no século XIX para atender às pessoas que sofrem as consequências dos conflitos armados.
Dia Mundial da Religião
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Religião, data criada para celebrar as religiões do mundo e promover um debate para alcançar a harmonia e a paz mundial.