Whatsapp icon Whatsapp

A luz do vaga-lume

Vaga-lume
Vaga-lume
Vaga-lumes ou pirilampos são insetos das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae muito conhecidos por sua bioluminescência, isto é, sua capacidade de produzir e emitir luz. Essas espécies são dotadas de órgãos fosforescentes na parte inferior de seus segmentos abdominais, responsáveis pelas emissões luminosas.

A bioluminescência é causada pela transformação da energia química em energia luminosa. Esse processo, chamado de "oxidação biológica", permite que a energia luminosa seja produzida sem que haja a produção de calor. Esse processo ocorre da seguinte maneira: uma molécula de luciferina é oxidada, formando uma molécula de oxiluciferina; quando essa molécula perde sua energia, emite a luz.

Esses insetos possuem total controle sobre a emissão de luz, uma vez que o tecido que provoca essa emissão é ligado à traquéia e ao cérebro do vaga-lume. O inseto usa sua bioluminescência para chamar a atenção de seu parceiro ou parceira, por isso, essa habilidade é muito importante no processo de reprodução dessas espécies. Nesse sentido, a iluminação artificial das cidades, que é mais forte, anula a bioluminescência dos vaga-lumes, afetando diretamente o seu processo de reprodução.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Cabelo crespo ou liso?
Teoria que explica as diferenças capilares.
Diferenças entre o requeijão e o cream cheese
Diferenças Entre o Requeijão e o Cream Cheese, incluir e ou trocar alimentos da rotina alimentar, opção mais adequada dentre os alimentos, opções de produtos para passar no pão, valor calórico do requeijão, valor calórico do cream cheese, composição nutricional do requeijão, composição nutricional do cream chesse.
História dos Balões Dirigíveis
Gás hélio, inflamável gás hidrogênio, irmãos Montgolfier, Jacques Charles, Joseph Gay-Lussac, Zeppelins, balões dirigíveis, Hindenburg, balões meteorológicos.
Por que o cansaço provoca olheiras?
Por que o cansaço provoca olheiras?, o que é cansaço, a pele da pálpebra, o tecido subcutâneo, as olheiras vasculares, características das olheiras vasculares, olheiras pigmentares, olheiras do tipo bolsa profunda.
Por que sentimos dor?
Por que sentimos dor, o que é dor, o mecanismo da dor, estímulos que liberam a sensação de dor, as mudanças relacionadas à percepção da dor, o tratamento da dor, a percepção da dor em cada indivíduo.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!