Whatsapp icon Whatsapp

Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN é uma forma de chamar a atenção de toda a sociedade para a conservação das espécies do planeta.
O elefante africano é considerado vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN
O elefante africano é considerado vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN

Criada em 1964, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) tem como objetivo informar a sociedade e pesquisadores do planeta a respeito da conservação dos seres vivos. Ela apresenta informações relevantes a respeito da fauna e flora do planeta, mas não apresenta dados a respeito de micro-organismos.

A Lista Vermelha, ao informar os dados de conservação, serve como um alerta sobre a constante perda de biodiversidade verificada na Terra. Com esses dados, é possível embasar a luta por políticas de conservação e tentar impedir a extinção de várias espécies.

 

Quem é responsável pela atualização da Lista Vermelha?

Em virtude da grande biodiversidade do nosso planeta, a elaboração da Lista Vermelha conta com a ajuda de pesquisadores e organizações em todo o mundo. Os dados são analisados e publicados, normalmente, a cada cinco anos. É importante salientar que nem todas as espécies possuem seus dados atualizados em cada publicação.

O que significam as categorias da Lista Vermelha?

A lista vermelha apresenta nove diferentes categorias para classificar um organismo vivo. Veja a seguir o significado de cada uma delas:

  • Extinto (em inglês, Extinct – EX): Nenhum exemplar da espécie analisada está vivo na natureza ou em cativeiros.

  • Extinto na natureza (em inglês, Extinct in the Wild – EW): A espécie analisada não é mais encontrada em seu habitat natural, existindo apenas representantes em cativeiros.

  • Criticamente em perigo (em inglês, Critically Endangered – CR): A espécie classificada como criticamente ameaçada corre um risco extremamente alto de ser extinta da natureza.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Em perigo (em inglês, Endangered – EN): A espécie estudada apresenta um risco elevado de entrar em extinção em seu habitat.

  • Vulnerável (em inglês, Vulnerable – VU): A espécie vulnerável é aquela que apresenta riscos de entrar em extinção na natureza.

  • Quase ameaçado (em inglês, Near Threatened – NT): Uma espécie quase ameaçada é aquela que necessita de medidas de conservação para que não se torne vulnerável à extinção.

  • Pouco preocupante (em inglês, Least Concern – LC): Quando comparadas às outras categorias, as espécies classificadas como pouco preocupantes não apresentam muitos riscos de extinção.

  • Dados deficientes (em inglês, Data Deficiente – DD): A espécie estudada não possui dados suficientes para avaliar o nível de conservação.

  • Não avaliado (em inglês, Not Evaluated – NE): As espécies classificadas nessa categoria não foram avaliadas pelos critérios da IUCN.

Dados Recentes

Em novembro de 2014, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN foi atualizada. Com os novos dados, chegou-se à conclusão de que mais de 22 mil espécies correm risco de desaparecer do planeta. Entre as espécies que entraram em extinção, destacam-se os peixes da Turquia denominados de Gölcük e Egirdir e um molusco chamado de Plectostoma sciaphilum.

Vale frisar que a maioria das espécies que se encontram em risco ou que foram extintas sofre, principalmente, com a ação do homem, que destrói habitat, introduz espécies novas e caça e pesca indiscriminadamente. Sendo assim, podemos concluir que a Lista Vermelha não parará de crescer e esse crescimento está diretamente ligado ao homem.

Para acessar a Lista Vermelha da IUCN, clique aqui!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Casal de pardais.
A extinção dos pardais
A extinção dos pardais, Onde surgiram os pardais, Como os pardais se alimentam, Onde vivem os pardais, Como os pardais se dispersaram por todos os continentes do mundo, O que está provocando uma possível extinção dos pardais.
A ararinha-azul só pode ser encontrada em cativeiro
Ararinha-azul
Conheça mais sobre a ararinha-azul, um animal que pode voltar à natureza graças a projetos de conservação.
A ariranha é um mamífero carnívoro da família Mustelidae.
Ariranha
Conheça mais sobre a ariranha, um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos que atualmente é encontrado principalmente na Bacia Amazônica e no Pantanal.
Coelho é um animal conhecido principalmente por suas grandes orelhas.
Coelho
Quer saber mais sobre o coelho? Clique aqui, descubra as principais características da família desses animais e conheça algumas de suas espécies.
Os mamutes são animais extintos em nosso planeta
Extinção
Saiba mais sobre a extinção, suas principais causas e seus diferentes tipos.
Hipopótamos
Você sabia que existem duas espécies diferentes de hipopótamos? Clique aqui e conheça mais sobre os hábitos de vida, características e reprodução desses animais.
Leão
Amplie seus conhecimentos sobre o leão aqui. Veja algumas características básicas desses animais, como habitat, alimentação e reprodução.
A lontra é um animal mamífero com ampla distribuição geográfica.
Lontra
Quer aprender mais sobre a lontra? Clique aqui e conheça mais a respeito desse animal mamífero, carnívoro e que se destaca pelos seus hábitos semiaquáticos.
A onça-pintada é o maior felino das Américas.
Onça-pintada
Conheça mais a respeito da onça-pintada, um grande felino das Américas. Neste texto, você descobrirá suas características, habitat, alimentação e reprodução.
O pangolim apresenta um corpo recoberto por escamas característico
Pangolim, um animal em risco de extinção
Saiba mais sobre o pangolim, um animal que corre sérios riscos de extinção.
O tatu-bola é o menor e menos conhecido tatu do Brasil
Tatu-bola
Conheça o tatu-bola, saiba sobre aspectos da biologia, hábitos e distribuição geográfica da mascote da Copa Mundial de 2014.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.