Whatsapp icon Whatsapp

Por que as teclas do teclado não estão em ordem alfabética?

Teclado no padrão QWERTY.
Teclado no padrão QWERTY.

A distribuição das teclas nos teclados já despertou a dúvida de muita gente: Por que as letras não estão em ordem alfabética? Qual o critério utilizado?

Na verdade, a ordem das letras no teclado é apenas uma cópia do padrão da máquina de escrever, criada e patenteada pelo inventor americano Christopher Scholes. Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Scholes aperfeiçoou a idéia de James Densmore, seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY, nome dado devido à disposição das primeiras seis teclas.

A partir daí, o padrão desenvolvido pelo americano se tornou bastante popular em todo o mundo, tendo sido incorporado na grande maioria dos teclados de computadores. No Brasil, cerca de 99% dos teclados estão no padrão QWERTY. Ao longo do tempo, outras configurações também foram criadas, como o padrão Dvorak, criado por August Dvorak e William Dealey em 1936, porém nenhum outro se tornou tão popular como o padrão desenvolvido por Scholes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

O vinho é uma bebida fermentada.
Bebidas destiladas e fermentadas
Qual a diferença no processamento para se obter Etanol?
O formigamento é causado pela dificuldade de transmissão dos impulsos eletromecânicos.
O que provoca o formigamento de alguns membros?
Você já teve curiosidade em saber o que causa o 'formigamento' de alguns membros do nosso organismo? Então acesse esse texto e aproveite para retirar todas suas dúvidas!
Pedra de Roseta
Pedra de Roseta
Pedra de Roseta, o que é a Pedra de Roseta, Egito, Antigo Egito, hieróglifos, Champollion, Napoleão Bonaparte, França, Inglaterra, escrita, faraó, Ptolomeu V Epifânio.
video icon
Biologia
Morfologia vegetal: semente
A semente é um embrião protegido e com um suprimento de nutrientes, é a garantia de que uma nova planta pode germinar num local e dar início ao novo ciclo de reprodução, garantindo o sucesso das plantas conhecidas como espermatófitas. As sementes podem parecem simples, mas possuem mecanismos para sobreviver nos mais variados ambientes e, mesmo assim, germinar.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!