Por que nem toda ave é um pássaro?
Aves e pássaros são termos muitas vezes utilizados como sinônimos, entretanto, ornitólogos (profissionais que se dedicam ao estudo das aves) discordam desse uso. A seguir, vamos compreender melhor o que são aves e o que são pássaros, tornando mais claro o motivo pelo qual os dois termos não podem ser usados como sinônimos.
→ Por que nem toda ave é um pássaro?
As aves são um grupo de animais que apresentam como característica primordial a presença de penas, estruturas relacionadas com várias funções, incluindo isolamento térmico, atração de parceiros, camuflagem e o voo. Além disso, destacam-se por serem animais endotérmicos, possuírem bico, sistema digestório completo, respiração pulmonar, sistema circulatório fechado e coração com quatro cavidades.
Nem toda ave é um pássaro, mas todo pássaro é uma ave. |
O saí-verde é uma ave da ordem Passeriformes.
Os pássaros destacam-se por serem um grupo de aves, sendo essa denominação dada às aves que pertencem à ordem Passeriformes. Essa ordem é um grupo que se destaca por englobar o maior número de espécie da classe Aves. Entre as características dos representantes dos Passeriformes destaca-se a capacidade de cantar.
Leia também: Urubu
→ Principais características das aves
As aves são animais bastante adaptados à vida no ambiente terrestre. Atualmente, existem mais de 10 mil espécies diferentes de aves no mundo. Como exemplo de aves, podemos citar o flamingo, as araras, o urubu, o papagaio, a ema, o pavão, o pinguim e o beija-flor.
Leia também: Arara-azul
A presença de penas é uma das principais características de uma ave.
As aves apresentam algumas características bastante marcantes, sendo a principal delas a presença de penas, estruturas constituídas por queratina. Outras características importantes encontradas nas aves são:
-
Presença de ossos ocos e cheios de ar, denominados de ossos pneumáticos, que ajudam na redução do peso do corpo.
-
Presença de bicos diferenciados, os quais estão adaptados à dieta de cada espécie.
-
Ausência de dentes, o que ajuda na redução do peso da cabeça.
-
Ausência de bexiga urinária, o que também garante redução no peso.
-
Presença de músculos peitorais desenvolvidos.
-
Presença de sistema digestório complexo, sendo observada, por exemplo, a presença de papo (relacionada com o armazenamento e amolecimento do alimento) e moela, que ajuda na digestão mecânica.
-
Presença de respiração pulmonar. No pulmão há a presença de sacos aéreos, estruturas que apresentam a função de reservatório de ar.
-
Presença de coração com quatro cavidades.
-
Presença de audição e visão bem desenvolvidas.
-
Presença de endotermia, ou seja, as aves apresentam a capacidade de produzir calor e manter a temperatura do corpo constante.
-
Todas as aves são ovíparas.
Leia também: Adaptações das aves para o voo
→ Principais características dos pássaros
Os pássaros são animais pertencentes à ordem Passeriformes, a maior ordem conhecida de aves. Estima-se que mais de 60% de todas as espécies de aves conhecidas façam parte desse grupo. Nele, observa-se aves de diferentes tamanhos, com uma dieta alimentar variada e que possuem capacidade de canto, como os canários.
Um das características presentes em pássaros é sua capacidade de canto.
Além disso, observa-se a presença, em todos os passeriformes, de pé anisodáctilo, em que três dedos estão voltados para frente e um fica na posição contrária (observe figura a seguir). Também não podemos nos esquecer de que nos pássaros há a ausência de membrana na base do seu bico.
→ Exemplos de pássaros
Como dito anteriormente, os pássaros são aves que fazem parte da ordem Passeriformes. Veja abaixo alguns exemplos de pássaros:
O sabiá-do-campo é um exemplo de pássaro.
-
Andorinha
-
Araponga
-
Azulão
-
Bem-te-vi
-
Canário
-
Cardeal
-
Chupim
-
Curió
-
Gralha-azul
-
João-de-barro
-
Pardal
-
Pássaro-preto
-
Pintassilgo
-
Sabiá
-
Saíra-sete-cores
-
Tico-tico
-
Tiziu