Classe aves

As aves representam os organismos vertebrados encontrados em praticamente todas as regiões do planeta. Seu tamanho pode variar de 06 centímetros de comprimento e 02 gramas de peso, como é observado em algumas espécies de beija-flor, até mais de 02 metros de altura e 160 quilogramas, no caso dos avestruzes.

Reúne uma classe muito numerosa, com mais de 8 mil espécies identificadas e catalogadas, cujas características mais marcantes estão relacionadas com o vôo.

Além da conformação corpórea aerodinâmica, a maioria das aves é recoberta por penas, uma estrutura extremamente útil à forma de locomoção, devido à composição queratinizada e formato com arquitetura imbricada. Além de constituir um eficiente isolante, mantendo constante a temperatura corporal.

Assim como os mamíferos, as aves são animais homeotérmicos (de sangue quente), conservando a temperatura de seu sistema orgânico independente das condições ambientais.

Esse grupo surgiu de um ancestral de dinossauros bípedes, quando vigorava a era dos répteis. No registro fossilífero, a ave mais antiga conhecida (Archaeopteryx litographica) se assemelhava mais a um dinossauro do que às aves atuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A origem das aves e características adaptadas ao vôo.
A origem das aves e características adaptadas ao vôo.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(UEMS) Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente características atribuídas às aves?

a) Estrutura óssea na parte anterior da caixa torácica chamada quilha; ovo sem vitelo

b) Corpo coberto com penas; temperatura do corpo oscilante (ectotermia).

c) Membros posteriores adaptados para andar, nadar e empoleirar–se; ureia como principal produto de excreção nitrogenada.

d) Fecundação interna; circulação sanguínea aberta.

e) Temperatura do corpo essencialmente constante (endotermia); fecundação interna.

Questão 2

Os sacos aéreos são umas das importantes estruturas relacionadas com o voo das aves, pois deixam o corpo desses animais mais leve. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que não pode ser considerada como uma adaptação ao voo.

a) penas.

b) ossos pneumáticos.

c) quilha.

d) ausência de dentes.

e) glândula uropigiana.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Os corações dos animais apresentam diversas diferenças, como o número de câmeras.
Coração dos vertebrados
Aprenda as principais diferenças existentes em relação ao coração dos vertebrados de cada grupo.
O urubu-de-cabeça-preta é o mais conhecido dos urubus brasileiros.
Urubu
Vamos aprender mais sobre os urubus? Apesar de, muitas vezes, serem considerados aves feias e com hábitos desagradáveis, esses animais são essenciais para o ambiente. Neste texto, falaremos mais sobre essas aves, explicaremos algumas de suas características, sua alimentação e um pouco a respeito das diferentes espécies de urubu.
A arara-azul é uma ave grande que pode atingir até um metro de comprimento total.
Arara-azul
Que tal conhecer mais sobre a arara-azul? Neste texto falaremos sobre essa linda espécie de ave, que, atualmente, está classificada como vulnerável.
O tiziu é um exemplo de ave que também é considerada um pássaro.
Por que nem toda ave é um pássaro?
Descubra por que nem toda ave é um pássaro e aprenda também algumas das principais características das aves e conheça importantes exemplos de pássaros.