Whatsapp icon Whatsapp

Por que o riso é contagiante?

Por que será que o riso é algo tão contagiante? A resposta está no chamado neurônio-espelho!
O riso é contagiante e faz bem para a saúde.
O riso é contagiante e faz bem para a saúde.

Muitas pessoas dizem que o riso é contagiante, e realmente essa afirmativa é verdadeira. Ao observar uma pessoa sorrindo, frequentemente somos tomados também por essa ação. A explicação para isso está no nosso sistema nervoso, mais precisamente nos nossos neurônios.

→ Neurônio-espelho

Os neurônios-espelhos foram descobertos na década de 90 por meio de estudos com macacos Rhesus realizados pela equipe liderada por Rizzolatti. Os pesquisadores observaram que, nesses animais, durante a realização de determinadas tarefas, alguns neurônios da área localizada no lobo frontal eram ativados, sendo essa ativação percebida também em indivíduos que apenas observavam o outro animal. Os pesquisadores concluíram então que os neurônios eram ativados em quem realizava a tarefa e em quem observava, como se os dois estivessem realizando a atividade.

Após os estudos com os macacos, passaram a ser feitas pesquisas com humanos. Percebeu-se, então, que o mesmo fenômeno ocorria na nossa espécie de uma maneira ainda mais sofisticada. Além da imitação, observou-se que esses neurônios relacionavam-se com a percepção de sentimentos e empatia, possibilitando-nos entender o que o outro está sentindo.

→ Qual é a relação do sorriso com os neurônios-espelhos?

Como os neurônios-espelhos propiciam a imitação das ações e permitem a compreensão da experiência vivida pelo indivíduo observado, ao ver uma pessoa sorrindo, nosso cérebro reconhece a fisionomia e acaba gerando essa imitação de forma automática e inconsciente. Uma pessoa adquire, portanto, a expressão facial que observa, o que pode ajudar na interação com outros indivíduos, facilitando, assim, as relações sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Sorrir faz bem

Você já deve ter ouvido a expressão “rir é o melhor remédio”. Essa expressão, bastante popular, é verdadeira, sendo o sorriso, inclusive, recomendado pelos médicos. A ação de sorrir melhora nosso sistema respiratório e imunológico, aumenta a oxigenação sanguínea, além de provocar a liberação de substâncias em nosso corpo que diminuem o estresse e que ajudam a diminuir a dor. Não podemos nos esquecer também de que sorrir nos aproxima de outras pessoas, ajudando na nossa inserção social.

O bem-estar causado pelo riso é notável e, por isso, a risoterapia já é usada em vários hospitais como forma de melhorar a qualidade de vida do paciente. Criar um ambiente agradável, deixando o paciente sempre alegre, faz com que o desconforto de uma internação seja diminuído e a disposição para vencer as doenças melhore.

Assim sendo, vamos espalhar o sorriso por aí!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Areia movediça
Areia movediça, o que é a areia movediça, como a areia movediça é formada, a força da areia movediça, o que fazer quando um indivíduo cai dentro de uma areia movediça, como o corpo consegue flutuar na areia movediça.
Bocejo
Bocejo, definição de bocejo, ação involuntária, mecanismo do bocejo, como é produzido o bocejo, teorias comuns que tentam explicar o bocejo, teoria física, teoria da evolução, teoria do tédio, algumas curiosidades sobre o bocejo.
Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
Pecados dos papas
Alguns deslizes cometidos por importantes dirigentes da Igreja Católica.
Prêmio Nobel
Saiba o que é o prêmio Nobel e suas categorias, conheça a história da premiação e a importância de ser reconhecido pela fundação.
Verde das plantas: presença de clorofila
Entenda por que as alterações climáticas interferem na quantidade de clorofila das folhas.
video icon
Professora ao lado do texto"Modo subjuntivo: tempos verbais e conjugação".
Português
Modo subjuntivo: tempos verbais e conjugação
Nesta videoaula, analisaremos cuidadosamente o emprego do modo subjuntivo, o qual expressa, em uma oração subordinada, sentimento, hipótese, probabilidade ou incerteza. Esse é um modo verbal cujos tempos simples e compostos demonstram valores diversificados. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.