Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Por que o riso é contagiante?

Por que o riso é contagiante?

Por que será que o riso é algo tão contagiante? A resposta está no chamado neurônio-espelho!

Muitas pessoas dizem que o riso é contagiante, e realmente essa afirmativa é verdadeira. Ao observar uma pessoa sorrindo, frequentemente somos tomados também por essa ação. A explicação para isso está no nosso sistema nervoso, mais precisamente nos nossos neurônios.

→ Neurônios espelho

Os neurônios-espelhos foram descobertos na década de 90 por meio de estudos com macacos Rhesus realizados pela equipe liderada por Rizzolatti. Os pesquisadores observaram que, nesses animais, durante a realização de determinadas tarefas, alguns neurônios da área localizada no lobo frontal eram ativados, sendo essa ativação percebida também em indivíduos que apenas observavam o outro animal. Os pesquisadores concluíram então que os neurônios eram ativados em quem realizava a tarefa e em quem observava, como se os dois estivessem realizando a atividade.

Após os estudos com os macacos, passaram a ser feitas pesquisas com humanos. Percebeu-se, então, que o mesmo fenômeno ocorria na nossa espécie de uma maneira ainda mais sofisticada. Além da imitação, observou-se que esses neurônios relacionavam-se com a percepção de sentimentos e empatia, possibilitando-nos entender o que o outro está sentindo.

→ Qual é a relação do sorriso com os neurônios-espelhos?

Como os neurônios-espelhos propiciam a imitação das ações e permitem a compreensão da experiência vivida pelo indivíduo observado, ao ver uma pessoa sorrindo, nosso cérebro reconhece a fisionomia e acaba gerando essa imitação de forma automática e inconsciente. Uma pessoa adquire, portanto, a expressão facial que observa, o que pode ajudar na interação com outros indivíduos, facilitando, assim, as relações sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Sorrir faz bem

Você já deve ter ouvido a expressão “rir é o melhor remédio”. Essa expressão, bastante popular, é verdadeira, sendo o sorriso, inclusive, recomendado pelos médicos. A ação de sorrir melhora nosso sistema respiratório e imunológico, aumenta a oxigenação sanguínea, além de provocar a liberação de substâncias em nosso corpo que diminuem o estresse e que ajudam a diminuir a dor. Não podemos nos esquecer também de que sorrir nos aproxima de outras pessoas, ajudando na nossa inserção social.

O bem-estar causado pelo riso é notável e, por isso, a risoterapia já é usada em vários hospitais como forma de melhorar a qualidade de vida do paciente. Criar um ambiente agradável, deixando o paciente sempre alegre, faz com que o desconforto de uma internação seja diminuído e a disposição para vencer as doenças melhore.

Assim sendo, vamos espalhar o sorriso por aí!

O riso é contagiante e faz bem para a saúde.
O riso é contagiante e faz bem para a saúde.
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Piscar é essencial para a saúde dos olhos.
Por que piscamos?
Por que piscamos, a importância de piscar, por que os olhos ardem quando ficamos sem piscar por algum tempo, problemas na região ocular, líquido lacrimal, curiosidades.
Ao engasgar deve-se estimular a tosse.
Engasgo
Engasgo, o que é engasgo, como o engasgo ocorre, perigos do engasgo, o que fazer quando uma pessoa engasga, o que fazer quando um bebê engasga.
O estudo das características corpóreas.
Psicofisiognomia
Psicofisiognomia, o que é psicofisiognomia, a origem da psicofisiognomia, regiões que são analisadas pela psicofisiognomia, a divisão do rosto para o estudo da psicofisiognomia.
Os neurônios
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, existem teorias que tentam explicá-lo.
Bocejo
Bocejo, definição de bocejo, ação involuntária, mecanismo do bocejo, como é produzido o bocejo, teorias comuns que tentam explicar o bocejo, teoria física, teoria da evolução, teoria do tédio, algumas curiosidades sobre o bocejo.
A condução dos estímulos nervosos por células especializadas do sistema nervoso
Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
É comum perceber a areia movediça na praia
Areia movediça
Areia movediça, o que é a areia movediça, como a areia movediça é formada, a força da areia movediça, o que fazer quando um indivíduo cai dentro de uma areia movediça, como o corpo consegue flutuar na areia movediça.
Prêmio Nobel
Saiba o que é o prêmio Nobel e suas categorias, conheça a história da premiação e a importância de ser reconhecido pela fundação.
Por que as folhas adquirem estas cores?
Verde das plantas: presença de clorofila
Entenda por que as alterações climáticas interferem na quantidade de clorofila das folhas.
O amplo poder delegado aos papas abria caminho para uma série de ações questionáveis.
Pecados dos papas
Alguns deslizes cometidos por importantes dirigentes da Igreja Católica.