Whatsapp icon Whatsapp

25 de dezembro – Dia de Natal

O dia de Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, é comemorado em 25 de dezembro e remonta à época da cristianização da Europa.

 No dia 25 de dezembro, na maior parte dos países de cultura cristã, celebra-se o nascimento de Jesus Cristo, considerado pela tradição cristã como o filho de Deus e uma das três partes da Trindade Santa, junto ao Espírito Santo e Deus Pai.

O nome mais usual que é empregado para se definir essa data é, simplesmente, Natal. Todavia, sabemos que nem nos Evangelhos e nem em quaisquer outros textos que tratam da história de Jesus Cristo há evidência de que ele tenha nascido no dia 25 de dezembro. Por que, então, comemoramos o seu nascimento nessa data?

Leia também: Páscoa – data em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo

Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?

O Dia de Natal é comemorado em 25 de dezembro e, embora seja uma celebração cristã, tem sua origem na cultura pagã.
O Dia de Natal é comemorado em 25 de dezembro e, embora seja uma celebração cristã, tem sua origem na cultura pagã.

Para chegarmos à resposta dessa pergunta, é necessário que saibamos um pouco da história do cristianismo e de sua relação com as civilizações europeias no período da Antiguidade Tardia (transição da Idade Antiga para a Idade Média).

Após a morte e ressurreição de Cristo, por volta de 33 d.C., as primeiras comunidades cristãs formaram-se ainda no Oriente Médio, mas logo se disseminaram para outras regiões, como a Ásia Menor e a Anatólia, que compreendia domínios do Império Romano com grande influência da cultura helenística.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não demorou muito para que pregadores cristãos chegassem à cidade de Roma e lá também se disseminassem. Foi nesse contexto de expansão do cristianismo dentro dos domínios do Império Romano que as datas de celebração aos antigos deuses romanos foram assimiladas e transformadas pelos cristãos.

Uma dessas datas era o 25 de dezembro, dedicado ao deus Mitra, uma divindade solar. O culto oficial a Mitra foi instituído pelo imperador Aureliano em 273 d.C. O dia 25 de dezembro, a partir de então, ficou conhecido como o dia do Natalis Solis Invicti (O Nascimento do Sol Invencível). Na medida em que a parte ocidental do Império Romano deteriorava-se com as invasões bárbaras, o cristianismo passou a ter mais espaço e mais influência.

Assim, a data dedicada a Mitra foi convertida no dia do nascimento do Deus Filho, o Salvador da Humanidade, que traz a remissão dos pecados e a esperança da ressurreição da carne, do mesmo modo como o Sol traz a esperança das colheitas após o inverno. O simbolismo do Sol foi transferido para a figura de Cristo. É por isso que se comemora o dia do Natal em 25 de dezembro.

Veja também: Reis magos – magos que visitaram e presentearam Jesus após seu nascimento

Símbolos natalinos

O presépio representa o nascimento de Jesus.
O presépio representa o nascimento de Jesus.

Sabemos também que o dia do Natal é uma ocasião propícia para reuniões familiares e para ações de solidariedade, mas também é uma data carregada de simbolismo que nem sempre conhecemos a origem e o significado, como a árvore de Natal, o presépio, a guirlanda, o Papai Noel e muitos outros. Boa parte desses símbolos também foi fruto de criação cristã ou assimilação de símbolos pagãos feita por cristãos.

  • Presépio: espécie de maquete que encena o nascimento de Cristo, foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, e é utilizado até hoje.

  • Papai Noel: é um personagem que deriva da figura de São Nicolau, que distribuía presentes para as crianças no dia do Natal, no século IV.

  • Árvore de Natal: foi assimilada de cultos de culturas pagãs nórdicas por São Bonifácio, no século VIII. 

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

História do Papai Noel
Clique no texto para saber mais detalhes sobre a história do Papai Noel. Veja a origem cristã e pagã dessa emblemática figura natalina.
Missa do Galo
Acesse este texto e saiba do que se trata a Missa do Galo. Veja o que é, quais as teorias que explicam seu nome e quem criou essa tradição.
Natal
Saiba mais detalhes sobre o Natal: entenda por que foi escolhido o dia 25 de dezembro e conheça a história de alguns símbolos natalinos.
Origem da Árvore de Natal
Acesse este texto e amplie seus conhecimentos a respeito de um dos símbolos mais tradicionais do período natalino: a árvore de Natal. Conheça um pouco sobre a origem e a evolução desse símbolo ao longo da história. Entenda também o que a árvore representava para diferentes povos da antiguidade.
Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?
Saiba por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro. Entenda o que os historiadores sabem sobre o nascimento de Jesus.
video icon
Texto"Hibridismo Cultural" próximo a uma representação do que é Hibridismo Cultural.
Sociologia
Hibridismo Cultural
Hibridismo cultural é um fenômeno comum ao se pensar as culturas no mundo. Aprenda isso e muito mais nesta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.