Whatsapp icon Whatsapp

Maio Amarelo

Maio Amarelo é um mês de conscientização dos condutores e dos pedestres sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito para construção de um trânsito seguro.
Ilustração sobre o Maio Amarelo com o escrito “Prevenção de acidentes de trânsito”.
O Maio Amarelo é um mês de conscientização sobre o trânsito.

O Maio Amarelo é um mês de conscientização estabelecido no Brasil, em 2014, por meio do Observatório Nacional de Segurança Viária. Esse mês tem como proposta informar e conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para que possamos reduzir a quantidades de acidentes e, por consequência, o número de feridos e mortos.

Essa campanha é repetida em outros países, estabelecendo-se como forma de promover o respeito às normas de trânsito como um meio para um trânsito seguro a todos. Essa campanha surgiu como resposta de uma resolução da ONU que defende ações voltadas para o trânsito.

Leia também: 25 de setembro — Dia do Trânsito

Resumo sobre Maio Amarelo

  • O Maio Amarelo é parte de uma campanha de conscientização voltada para o trânsito.

  • Nesse mês, busca-se conscientizar pedestres e condutores sobre a importância de respeitar as normas de trânsito.

  • O principal objetivo é reduzir o número de mortos e feridos no trânsito.

  • Foi criado, em 2014, no Brasil, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

  • É parte de ações definidas pela ONU como fundamentais para a redução na violência do trânsito.

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre o trânsito desenvolvida por órgãos governamentais em parceria com instituições da sociedade civil e com instituições privadas. O Maio Amarelo promove informações que visam conscientizar os motoristas acerca dos riscos existentes no trânsito em nosso país.

Embora seja conduzido por órgãos públicos e privados, o Maio Amarelo não foi uma campanha criada pelo governo. Todavia, é uma campanha fundamental para orientar os condutores a respeitar as leis de trânsito como forma de reduzir o número de mortes e acidentes. Uma série de ações são conduzidas durante esse mês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surgiu o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo foi uma campanha que se estabeleceu no Brasil, em 2014, por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Essa é uma instituição social sem fins lucrativos que passou a realizar campanhas de conscientização dos condutores sobre a violência do trânsito brasileiro.

A criação do Maio Amarelo pelo ONSV se deu em resposta a uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2011. Nesse ano, a ONU divulgou que o período de 2011 a 2020 seria a “Década de ações para a segurança no trânsito” e que essa iniciativa buscaria reduzir a violência no trânsito em todo o planeta.

Isso porque estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009 apontavam para o fato de que cerca de 1,3 milhão de pessoas morriam todos os anos no planeta por conta de acidentes de trânsito; ainda, as estimativas da OMS apontavam que esse número poderia chegar a 2,4 milhões em 2030.

A ideia, portanto, era que diversas campanhas fossem criadas para que a violência no trânsito fosse reduzida. No Brasil, a proposta foi adotar o Maio Amarelo para estabelecer campanhas de conscientização de condutores. Atualmente, as ações do Maio Amarelo são realizadas por órgãos governamentais em parceria com instituições sem finalidades lucrativas e com empresas privadas.

Principais objetivos do Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância de respeitar as regras de trânsito com o intuito de garantir um trânsito menos violento. Sendo assim, seu objetivo primeiro é reduzir o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, o número de pessoas que morrem e ficam feridas em decorrência deles.

Entre outros objetivos do Maio Amarelo, estão: conscientizar dos condutores e pedestres a respeito das regras de trânsito, além de fortalecer a direção defensiva, que promove segurança no trânsito. Por fim, o engajamento da população por meio de sua participação nas ações do Maio Amarelo também é um objetivo importante.

Acesse também: O que é o Setembro Amarelo?

Maio foi o mês escolhido para o Maio Amarelo por quê?

A escolha de maio para ser o mês da campanha de conscientização sobre o trânsito se deu porque a campanha da ONU chamada Década de ações para a segurança no trânsito” foi estabelecida no dia 11 de maio de 2011. Isso fez com que maio se transformasse em referência em ações voltadas ao trânsito.

Maio Amarelo 2024

No ano de 2024, o Maio Amarelo teve como tema “Paz no trânsito começa por você”, procurando reforçar a importância de que todos, pedestres ou condutores, devem prezar por ações que promovam a paz e que garantam a segurança de todos no trânsito. Como costuma acontecer todos os anos, uma série de ações foram realizadas em decorrência do Maio Amarelo.

Para o ano de 2024, foram previstas ações de rua que incluíram a panfletagem para condutores com informações importantes para o trânsito. As orientações podem incluir diversas regras de trânsito, bem como a necessidade da direção defensiva, do uso do cinto de segurança e de outras precauções.

Cor e símbolo do Maio Amarelo

Laço amarelo do Maio Amarelo, mês de conscientização sobre o trânsito.
O símbolo do Maio Amarelo é um laço da cor amarela.

O símbolo do Maio Amarelo é um laço da cor amarela, porque ela é entendida como uma cor de alerta, reforçando a necessidade dos condutores e pedestres estarem atentos ao trânsito. Além disso, a cor amarela é utilizada no trânsito como um sinal de advertência.

Por que o Maio Amarelo é importante?

O Maio Amarelo é importante porque é uma campanha que busca promover a conscientização de pedestres e condutores sobre ações que garantem a segurança no trânsito. Essa conscientização é fundamental, pois o trânsito brasileiro é bastante violento, registrando anualmente mais de 30 mil mortes (foram 34 mil mortes em acidentes de trânsito em 2022).

A conscientização é importante porque informa os condutores dos riscos de desrespeitar as regras de trânsito, pois isso coloca a vida deles e a de outros em risco. A conscientização é o primeiro passo para formar condutores que dirijam de maneira segura, garantia de um trânsito pacífico. Além disso, as ações do Maio Amarelo podem trazer informações importantes a respeito de outras questões relacionadas com o trânsito.

Algumas ações para a campanha do Maio Amarelo

O Maio Amarelo é marcado por uma gama de ações conduzidas por instituições do governo e privadas. Entre elas, estão:

  • workshops com pessoas que trabalham com trânsito;

  • panfletagem para conscientização de condutores e pedestres;

  • eventos públicos com palestras para a população;

  • divulgação de informações pelas redes sociais e televisão etc.

Fontes

FERNANDO, Hiltonei. Praça 9 de Julho recebe tenda com ações da Campanha Maio Amarelo. Disponível em: https://www.band.uol.com.br/band-multi/prudente-e-regiao/noticias/praca-9-de-julho-recebe-tenda-com-acoes-da-campanha-maio-amarelo-16690968.

REDAÇÃO. Campanha Maio Amarelo 2024: ANTT vai realizar eventos e ações de conscientização. Disponível em: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/campanha-maio-amarelo-2024-antt-vai-realizar-eventos-e-acoes-de-conscientizacao.

REDAÇÃO. Maio Amarelo. Disponível em: https://www.onsv.org.br/maioamarelo/conheca-o-movimento.

REDAÇÃO. Movimento Maio Amarelo: 10 anos de atenção pela vida. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/movimento-maio-amarelo-10-anos-de-atencao-pela-vida/.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

25 de setembro — Dia do Trânsito
Veja este link e acesse o texto a respeito do Dia do Trânsito, data comemorativa criada por conta do Código de Trânsito Brasileiro. Leia o texto e saiba do que se trata esse dia e qual sua importância no combate à violência no trânsito brasileiro e na redução do número de acidentes.
Novembro Azul
Você já ouviu falar sobre o Novembro Azul? Clique aqui e entenda o que é esse movimento e descubra um pouco mais a respeito do câncer de próstata.
Outubro Rosa
Entenda o que é o Outubro Rosa e como essa ação é importante na luta contra o câncer de mama.
Perigos do trânsito para a saúde
Perigos do trânsito para a saúde, trânsito, congestionamento, saúde, poluição, dicas, problemas de saúde, tráfego intenso, hora do rush, grandes cidades.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Pitágoras" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Pitágoras
Nessa aula veremos que o teorema de Pitágoras está relacionado a um triângulo retângulo. Nesta figura, temos o lado oposto ao ângulo de 90º, chamado hipotenusa, e os outros dois lados são catetos. O Teorema de Pitágoras afirma que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.