Maio

Maio é um mês repleto de datas comemorativas de relevância histórica e econômica, tanto no âmbito nacional como internacionalmente. O Dia do Trabalhador e o Dia das Mães são algumas das celebrações mais conhecidas desse mês, mas as comemorações vão muito além delas.

Leia também: Quando é comemorado o Dia dos Pais?

Datas comemorativas de maio

Maio é um mês que se inicia com um feriado, o Dia do Trabalhador. A data é celebrada internacionalmente no dia 1º de maio e relembra os esforços dos trabalhadores que se mobilizaram, no fim do século XIX e início do XX, para reivindicar melhores condições de trabalho.

Uma das datas comemorativas mais importantes no Brasil é o Dia das Mães, o qual é celebrado no segundo domingo de maio. Com inspiração na celebração criada nos Estados Unidos, no início do século XX, o Dia das Mães passou a ser comemorado em terras brasileiras no governo de Getúlio Vargas e, atualmente, é a segunda festividade mais lucrativa para o comércio, perdendo apenas para o Natal.

Maio também tem como data comemorativa o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado no dia 3 de maio. A comemoração foi instituída pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1993. A data reforça a importância da imprensa e seu papel na democracia, além de alertar sobre a tortura e morte de jornalistas em todo o mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma outra data instituída pela Unesco é o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebração que ocorre em 5 de maio. A data foi definida em 2009 e é comemorada por todos os países que têm o português como idioma oficial, como Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

Um dia muito importante para o povo brasileiro é 13 de maio, ocasião em que se celebra a Abolição da Escravatura. Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, documento que extinguiu a escravidão no Brasil, por isso, a data foi escolhida para essa comemoração.

As datas comemorativas também servem para conscientização, o que é o caso do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Criado em 17 de maio, esse dia chama a atenção para a violência e o preconceito sofrido pela população LGBTQIA+.

Veja também: 8 de março – Dia Internacional da Mulher

Lista de outras datas comemorativas do mês de maio

Além das datas citadas anteriormente, outras também são comemoradas em maio. Confira algumas:

  • Dia 1º

- Dia da Literatura Brasileira

  • Dia 5

- Dia Mundial de Higienização das Mãos

  • Dia 6

- Dia Nacional da Matemática

  • Dia 7

- Dia do Oftalmologista

  • Dia 8

- Dia Internacional da Cruz Vermelha

  • Dia 10

- Dia Internacional da Atenção à Pessoa com Lúpus

  • Dia 11

- Dia do Reggae

  • Dia 12

- Dia Internacional da Enfermagem

  • Dia 15

- Dia Internacional da Família

  • Dia 27

- Dia Nacional da Mata Atlântica

  • Dia 29

- Dia Mundial da Saúde Digestiva

  • Dia 31

- Dia Mundial de Combate ao Fumo

Publicado por: Lorraine Vilela Campos

Artigos de "Maio"