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25 de setembro — Dia do Trânsito

O dia 25 de setembro é conhecido por ser o Dia do Trânsito, uma data muito importante em que se debate a questão da violência no trânsito brasileiro.
O Dia do Trânsito é comemorado anualmente no dia 25 de setembro, em referência ao CTB. Na imagem, tráfego na Avenida 23 de maio, em São Paulo.*
O Dia do Trânsito é comemorado anualmente no dia 25 de setembro, em referência ao CTB. Na imagem, tráfego na Avenida 23 de maio, em São Paulo.*

O que é o Dia do Trânsito?

Celebra-se o Dia Nacional do Trânsito no dia 25 de setembro, mesma data em que se promulgou, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966. O objetivo primordial era diminuir o número de acidentes no país.

O Dia do Trânsito representa uma importante data, utilizada para a conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres. A semana do dia 25 de setembro, por esse motivo, é demarcada como a Semana Nacional do Trânsito.


A violência no trânsito brasileiro

O trânsito no Brasil é considerado bastante problemático, principalmente pelo elevado número de acidentes e, consequentemente, de vítimas. Um polêmico e impactante estudo realizado em 2014 pelo Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan em 193 países, com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta que, no Brasil, proporcionalmente, a chance de uma pessoa morrer em um acidente de trânsito é maior do que, por exemplo, a chance de ser vítima de câncer.

Acesse também: Veja em qual dia comemora-se o Dia Mundial da Saúde

Em média, o país apresentava, na época, 22 mortes por acidente de trânsito a cada 100 mil pessoas. O país que apresentava o maior número de mortes por 100 mil habitantes era a Namíbia, na África, com a proporção de 45 mortes por 100 mil habitantes. A média mundial era de 18 mortes por 100 mil habitantes1.

Por esse motivo, além da criação do novo CTB em 1997, o governo brasileiro vem adotando outras medidas para tentar diminuir esses números, o que inclui a alteração das próprias leis do CTB e a realização de campanhas de conscientização. Recentemente, foi estabelecida a chamada “Lei Seca”, que apresenta tolerância zero para condutores que dirigem sob o efeito do álcool, mesmo em pequena quantidade, além da proibição da venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais.

No entanto, mesmo com o endurecimento da legislação de trânsito no Brasil, ainda há imprudência dos motoristas e ausência de fiscalização nas vias, e o número de acidentes causados por motoristas alcoolizados ainda é muito elevado no país.

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Quais são as principais causas de acidentes de trânsito?

Além do consumo de álcool, existem outros motivos que elevam o número de mortes no trânsito, principalmente nas rodovias em períodos de grandes feriados. Entre esses motivos, destacam-se:

  • Imprudência dos condutores (aqui se incluem o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do celular, por exemplo);

  • Desconhecimento das leis de trânsito;

  • Desconhecimento da sinalização;

  • Falta de revisão nos veículos;

  • Condições precárias de ruas e estradas em algumas partes do país;

  • Sinalização precária em algumas vias.

Acesse também: Quais são os efeitos do excesso de álcool no organismo?


Problemas de trânsito e a urbanização do Brasil

Outro problema relacionado com o trânsito no Brasil refere-se à mobilidade urbana. O processo de urbanização do país foi tardio e acelerado, ocorrendo ao longo de algumas poucas décadas do século XX. Além disso, a urbanização brasileira ocorreu acompanhada de uma metropolização, ou seja, de uma concentração da maior parte dos habitantes em metrópoles, fazendo com que elas ficassem demasiadamente “inchadas”, fato que eleva os problemas no trânsito.

Associa-se a isso o aumento do poder de consumo dos brasileiros nas últimas décadas, que não foi acompanhado por uma política de mobilidade nas cidades, elevando o número de veículos e sobrecarregando as vias de circulação. Os problemas no tráfego nas grandes cidades do país têm origem, basicamente, nessas razões.

Além de haver uma melhoria nas rodovias e ruas do Brasil, incluindo a qualidade das pistas e das sinalizações, é preciso uma maior conscientização dos condutores de veículos do país. A maior parte dos acidentes poderia ser evitada caso os motoristas e pedestres cumprissem as normas previstas na legislação. Afinal, a conservação da vida e a garantia de uma melhor segurança nas vias de tráfego do país são mais importantes do que um desempenho satisfatório ao volante.

____________________
1Mortality from road crashes in 193 countries: a comparison with other leading causes of death. Para acessar o estudo, clique aqui [em inglês].

*Créditos da imagem: Alf Ribeiro e Shutterstock

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena , Daniel Neves Silva

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