Whatsapp icon Whatsapp

Ceratocone

O ceratocone altera o formato da córnea
O ceratocone altera o formato da córnea

O ceratocone é uma desordem ocular, geralmente gradativa, que afeta progressivamente a espessura e rigidez da córnea, região transparente do olho, localizada à frente da íris. Ela, nestes casos, se apresenta em formato cônico, fazendo com que o portador tenha sua visão distorcida, podendo causar cegueira em seu estado mais avançado.

A cada duas mil pessoas no mundo, duas são atingidas e seu início se dá, geralmente, na faixa que compreende 15 e 40 anos de idade. Alguns de seus indícios são: astigmatismo irregular, visão dupla, mudanças freqüentes no grau dos óculos em curto período, irritação dos olhos, dor de cabeça e sensibilidade à luz. Afeta, igualmente, homens e mulheres e na maioria dos casos, se manifesta nos dois olhos. Pode se estabilizar após alguns anos e suas causas estão associadas à hereditariedade, alergias e uso prolongado de lentes de contato.

Em alguns casos, o uso de óculos ou lentes rígidas para controlar o astigmatismo são medidas que deverão ser adotadas. Em casos de não-adaptação, pode ser requerida uma cirurgia que corrige o formato da córnea, denominada ceratoplastia; implante de anéis de acrílico intracorneanos; e, em situações mais extremas, transplante de córnea. Quanto a isso, o ceratocone é, atualmente, uma das principais causas de transplantes oculares.

Recentemente foi descoberta uma técnica, denominada cross-link, que consiste em associar a vitamina B2 à luz ultravioleta, criando novas ligações entre moléculas de colágeno da córnea, deixando-a mais rígida. Tal procedimento pode ser uma forma de se tratar a doença sem que seja necessário o transplante, este que pode trazer complicações como: rejeição, glaucoma e infecções e que há a necessidade de doadores, nem sempre disponíveis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Doenças causadas por príons
Clique aqui e aprenda mais sobre as doenças causadas por príons. Conheça as características e os sintomas dessas doenças neurodegenerativas fatais.
Tumores da Hipófise
Clique e conheça os sintomas e o tratamento dos Tumores da Hipófise.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.