Whatsapp icon Whatsapp

Câncer de boca

Inchaço na parte interna da boca.
Inchaço na parte interna da boca.
O câncer de boca ocorre nos lábios inferiores, dentro da boca, garganta, amígdalas e ainda nas glândulas salivares. Normalmente ocorre em fumantes e se acentua quando esse também é alcoólatra, porém pode acontecer em não fumantes, com idade igual ou superior a 40 anos; má higienização bucal e próteses dentárias mal ajustadas, acometendo em maior número pessoas do sexo masculino.

A doença se manifesta com feridas na boca que demoram muito para cicatrizar, ulcerações superficiais indolores, manchas de coloração avermelhada ou esbranquiçada nos lábios, inchaço ou caroço na bochecha, dormência na boca, perda da sensibilidade, dificuldade em mastigar, engolir e até falar.

Quando detectado precocemente pode-se tratar com quimioterapia ou radioterapia, porém, após o avanço da doença é importante fazer a cirurgia para a remoção do local infectado.

Para prevenir o câncer de boca é necessário manter a boca sempre limpa, consultar um dentista pelo menos uma vez ao ano e evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas. É importante também utilizar filtro solar nos lábios e chapéus de abas longas para evitar o aparecimento da doença nos lábios.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Câncer de cérebro
Conheça aqui as principais características do câncer de cérebro. Veja os sintomas que ele provoca, como pode surgir e saiba qual exame detecta esse câncer.
Câncer de pulmão
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que leva várias pessoas à morte todos os anos.
Linfoma não Hodgkin
Conheça mais sobre as causas, sintomas e formas de tratamento do linfoma de não Hodgkin.
Melanoma
Compreenda os sintomas e os diferentes tipos de melanoma, um grave câncer de pele.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.