Whatsapp icon Whatsapp

Câncer

Câncer ocorre devido a um crescimento incomum de células, as quais são capazes de invadir tecidos próximos e também migrar para diferentes partes do corpo.
O câncer pode atingir qualquer órgão e tecido do nosso corpo.
O câncer pode atingir qualquer órgão e tecido do nosso corpo.

Câncer é um termo utilizado para denominar doenças que apresentam em comum o fato de serem resultado de um crescimento incontrolável de células, as quais podem invadir tecidos vizinhos. Existem mais de 100 doenças distintas que podem ser assim denominadas, tais como câncer de colo do útero, câncer de próstata, câncer de pulmão e leucemia.

O termo câncer foi utilizado pela primeira vez por Hipócrates (460 a.C. - 377 a.C.), que é considerado o pai da medicina.


Leia também: 27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer

Tumor benigno e tumor maligno

Os tumores, também chamados de neoplasias, caracterizam-se por uma multiplicação anormal do tecido. A neoplasia pode ser classificada em benigna ou maligna:

  • Neoplasia benigna ou tumor benigno: apresenta massa bem delimitada e suas células são semelhantes àquelas do tecido normal, do qual elas se originaram. No tumor benigno não se observa a ocorrência de invasão de tecidos próximos, nem se observa a ocorrência de metástase ( formação de novos tumores, em outras partes do corpo, com base em um tumor que já existe). O lipoma, o adenoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.

  • Neoplasia maligna ou tumor maligno: apresenta uma massa com limites imprecisos e células diferentes daquelas do tecido que o originou. O crescimento desse tumor é rápido, ele é invasivo, sendo capaz de invadir tecidos próximos, e a metástase também é presente.

Nem todo tumor é câncer, sendo essa denominação aplicada apenas para as neoplasias malignas.

[publicidade_omnia]

Causas do câncer

O câncer não apresenta uma única e exclusiva causa e pode ser desencadeado por fatores externos e internos ao nosso organismo. A grande maioria dos casos de câncer está associada aos fatores externos, os quais incluem o meio ambiente e também nossos hábitos de vida.

No que diz respeito às causas internas, podemos destacar os fatores hereditários e as condições imunológicas. Vale destacar que alguns fatores genéticos são extremamente importantes para o desenvolvimento de certos tipos de câncer, uma vez que tornam as pessoas mais suscetíveis a agentes externos.

Alguns agentes são reconhecidamente causadores de câncer. O cigarro, sem dúvidas, é um agente que pode desencadear neoplasias malignas, como o câncer de pulmão. Além disso, a exposição excessiva ao Sol pode ser responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Bebidas alcoólicas também se relacionam com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de estômago e o de fígado. Não podemos esquecer-nos ainda de que o vírus HPV também está relacionado ao desenvolvimento do câncer, em especial o câncer de colo do útero.

Podemos, perceber, portanto, que hábitos de vida saudáveis podem ser fundamentais para prevenir o câncer, apesar de vários fatores estarem associados ao seu desenvolvimento. Assim sendo, uma alimentação adequada, não fazer uso de cigarro e bebidas alcoólicas, manter o peso corporal adequado, ter relações sexuais apenas com preservativo, não se expor ao Sol sem proteção, e praticar atividades físicas podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolver alguma das doenças dentro desse grupo.

Hábitos de vida saudáveis podem ajudar na prevenção de uma série de doenças, inclusive o câncer.
Hábitos de vida saudáveis podem ajudar na prevenção de uma série de doenças, inclusive o câncer.

Leia também: Carnes processadas e o câncer

Tipos de câncer

Os cânceres podem surgir em diferentes órgãos e, por isso, temos um grupo muito amplo de doenças. Dentre os principais tipos de câncer, podemos citar:

No Brasil, de acordo com o Institudo Nacional de Câncer (Inca), sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens. Já para mulheres, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é considerado o mais frequente. Quando observamos em escala global, o câncer de pulmão é o primeiro em incidência e mortalidade.

Importância da detecção precoce

A detecção precoce dos casos de câncer é essencial para que o sucesso do tratamento seja conseguido. Quanto mais cedo trata-se essa doença, maiores são as chances de cura. Para garantir a detecção precoce, é essencial que as pessoas façam consultas periódicas e sempre que observarem sinais e sintomas que podem indicar um caso de câncer.

Além disso, nos casos de câncer de mama e de colo do útero, é fundamental realizar o rastreamento, o qual é feito na população assintomática. No caso de câncer de mama, o rastreamento é feito por meio da mamografia, e o câncer de colo do útero é rastreado por meio do exame citopatológico (exame que visa verificar a presença de alterações nas células do colo do útero).

Tratamento do câncer

A quimioterapia é uma das formas de tratar-se o câncer.
A quimioterapia é uma das formas de tratar-se o câncer.

O tratamento do câncer dependerá do tipo de tumor que a pessoa apresenta e também do estágio de desenvolvimento da doença. De uma maneira geral, os principais tipos são:

  • Quimioterapia: O paciente recebe medicamentos que visam destruir o tumor. Esses medicamentos podem ser administrados de diferentes formas, mas a principal delas é a aplicação intravenosa (na veia).

  • Radioterapia: Baseia-se no uso de radiações ionizantes, que destruirão o tumor ou então impedirão que suas células aumentem.

  • Cirurgia: O paciente com câncer será submetido a um procedimento cirúrgico baseado na retirada do tumor do corpo.

  • Transplante de medula óssea: É voltado aos pacientes que apresentam doenças que afetam as células do sangue. Nesse procedimento ocorre a transferência de células normais de medula óssea para o paciente, a fim de que ocorra a substituição da medula óssea doente.

Não podemos esquecer-nos ainda dos chamados cuidados paliativos. Esses cuidados são oferecidos a pacientes para os quais já não é possível garantir a cura da doença. Esses cuidados visam, principalmente, garantir uma melhor qualidade de vida e aliviar o sofrimento que pode ser ocasionado pela doença.

Leia também: Fosfoetanolamina sintética e a polêmica cura do câncer

Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer é celebrado, todos os anos, no dia 4 de fevereiro. A cada ano, um novo tema é escolhido. A campanha iniciada em 2019 e que seguirá até 2021 apresenta o slogan “Eu sou e eu vou”, a qual visa a chamar cada indivíduo a assumir um compromisso pessoal para reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas. O Dia Mundial do Câncer é uma data muito importante, pois, ao disseminar informação de qualidade, contribui-se para a redução de várias mortes em decorrência da doença, uma vez que a população compreende melhor como evitar o câncer, como tratá-lo e a importância de um diagnóstico precoce.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos de Câncer

O câncer colorretal possui ligação direta com a alimentação
Câncer colorretal
Conheça os sintomas do câncer colorretal e saiba como é possível prevenir-se dessa doença.
Inchaço na parte interna da boca.
Câncer de boca
Câncer de boca, local onde o câncer de boca pode se manifestar, características do câncer de boca, o tratamento do câncer de boca, como prevenir o câncer de boca, como o câncer de boca é detectado.
O tumor pode ocorrer em qualquer parte do cérebro.
Câncer de cérebro
Câncer de cérebro, câncer cerebral, o que é câncer de cérebro, como pode ocorrer o câncer de cérebro, os sintomas do câncer de cérebro, a origem da maioria dos tumores cerebrais, características dos indivíduos que possuem maior possibilidade de ter câncer de cérebro.
O câncer de laringe é mais comum entre homens
Câncer de laringe
Saiba as causas, sintomas e tratamento do câncer de laringe!
Câncer de mama
Clique aqui e aprenda mais sobre o câncer de mama. Neste texto falaremos sobre fatores de risco, sintomas, tratamento e prevenção da doença.
Homens e mulheres podem desenvolver o câncer de mama
Câncer de mama masculino
Conheça os fatores de risco, sintomas e tratamento do câncer de mama masculino.
O câncer de ovário geralmente afeta as mulheres acima de 40 anos de idade
Câncer de Ovário
Clique e confira as principais características do câncer de ovário e saiba qual é o seu tratamento.
Ao perceber alguma alteração na pele, procure rapidamente o dermatologista
Câncer de pele
Aprenda mais sobre o câncer de pele e conheça a diferença entre os tipos existentes e as principais lesões que surgem na pele com essa doença.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer em homens. Clique aqui e saiba mais sobre essa doença, seus sintomas, tratamento e prevenção.
O câncer de pulmão relaciona-se principalmente com o tabagismo
Câncer de pulmão
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que leva várias pessoas à morte todos os anos.
Alguns vírus do tipo HPV estão relacionados com o desenvolvimento de câncer do colo do útero.
Câncer do colo do útero
Saiba mais a respeito do câncer do colo do útero, um tipo de câncer que afeta muitas mulheres no Brasil e no mundo. Veja aqui as principais características desse tipo de câncer, seus estágios, sintomas e tratamento. Entenda também por que é tão importante realizar exames preventivos regularmente.
O bacon é um exemplo de carne processada e seu consumo deve ser moderado
Carnes processadas e o câncer
Entenda a relação entre as carnes processadas e o surgimento do câncer!
Leucemia
Descubra o que é leucemia e conheça seus principais tipos, aqui. Neste texto abordaremos também sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.
Linfoma - Câncer no sistema linfágico.
Linfoma
Conheça mais sobre o câncer no sistema linfático, o linfoma.
O linfoma atinge os nódulos linfáticos localizados no pescoço, axilas e virilha.
Linfoma não Hodgkin
Conheça mais sobre as causas, sintomas e formas de tratamento do linfoma de não Hodgkin.
Manchas escuras na pele que mudam de cor e forma podem ser sinais de melanoma
Melanoma
Compreenda os sintomas e os diferentes tipos de melanoma, um grave câncer de pele.
Na figura, é possível observar o desenvolvimento de uma neoplasia maligna.
Neoplasia
Entenda o que é neoplasia e descubra se neoplasia e câncer são iguais. Aprenda também as diferenças entre neoplasia maligna e benigna.
A quimioterapia é um tratamento contra o câncer no qual são utilizados medicamentos.
Quimioterapia
Que tal aprender mais a respeito da quimioterapia? Neste texto, falaremos sobre o que é esse tratamento, como ele atua no organismo, como é administrado e os tipos de quimioterapia. Falaremos ainda a respeito dos diferentes efeitos colaterais que podem surgir em decorrência desse tratamento.
A radioterapia é uma das formas de tratamento contra o câncer.
Radioterapia
Que tal aprender um pouco mais sobre a radioterapia? Neste texto, falaremos o que é essa forma de tratamento contra o câncer, como funciona e como é feita nos pacientes. Além disso, apresentaremos os principais efeitos colaterais observados em pessoas que estão fazendo esse tratamento.
Os tumores são gerados a partir da multiplicação anormal das células
Tumor
A presença de um tumor geralmente causa medo nas pessoas. Afinal, todo tumor compromete a vida de uma pessoa? Clique aqui e descubra!
video icon
Matemática
Multiplicação de números complexos na forma algébrica
Nesta aula veremos como fazer a multiplicação de números complexos na forma algébrica, o que se torna bem simples quando você se lembra da propriedade distributiva da multiplicação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.