Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Mal de Alzheimer

Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença caracterizada pela perda progressiva da memória episódica que induz um indivíduo a ter dificuldades em raciocinar, pensar, falar e ainda altera o comportamento físico e mental do mesmo. Manifestando-se em pessoas a partir dos 50 anos de idade, a doença provoca estado de demência, pois dificulta a relação social e familiar, já que o indivíduo pode se esquecer de seus familiares, amigos, de seus hábitos, de onde está, entre outros fatores.

A doença se manifesta em quatro fases, inicial, intermediária leve, intermediária grave e terminal. A fase inicial é marcada por poucos esquecimentos que não impedem a pessoa de se socializar e de executar suas tarefas rotineiras. A fase intermediária leve já faz com que a pessoa necessite de ajuda de alguém para executar suas necessidades e atividades, como ir ao banheiro e varrer o chão, por exemplo. A fase intermediária grave já manifesta dificuldades em socializar o indivíduo que também necessitará de ajuda constante para que consiga executar tarefas. Na fase terminal a pessoa já permanece no leito, apresentando dificuldades em falar, comer, se higienizar e outras. Poucas pessoas alcançam essa fase, pois normalmente chegam ao óbito antes.

O Mal de Alzheimer piora aproximadamente 15% ao ano, sendo que em oito anos após o início da doença atinge-se o estágio terminal. Pode haver depressão, crises de choro, delírios, perda da noção de lugar e tempo, ansiedade, irritação, desconfiança, alteração na personalidade e do senso crítico e outros.
O Mal de Alzheimer manifesta-se em indivíduos com mais de 50 anos.
O Mal de Alzheimer manifesta-se em indivíduos com mais de 50 anos.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
A desnutrição é quando o organismo encontra-se carente de nutrientes
Desnutrição
Desnutrição, o que é desnutrição, fatores que provocam a desnutrição, classe social que tem maior disposição à desnutrição, o processo fisiológico que provoca a desnutrição, reações corpóreas provocadas pela desnutrição, o tratamento para a desnutrição.
A síndrome das pernas inquietas pode atrapalhar o sono das pessoas acometidas
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas é caracterizada por movimentos incessantes dos membros inferiores dos acometidos. A síndrome das pernas inquietas ocorre mais em adultos.
A figura mostra angioedema nos lábios, língua e olhos, e urticária pelo corpo – alguns dos sintomas apresentados pelo choque anafilático
Choque anafilático
Clique aqui e saiba o que é e quais são as causas e o tratamento do choque anafilático.
Problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo.
5 problemas de saúde que mais matam no mundo
Descubra quais são os 5 problemas de saúde que mais matam no mundo e conheça um pouco mais a respeito de cada um desses graves problemas.
A caxumba é uma infecção viral que apresenta inflamação das glândulas salivares
Infecção, infestação e inflamação
Saiba no que consiste e as diferenças entre infecção, infestação e inflamação.
Pitiríase versicolor, também chamada de pano branco ou micose de praia.
Doenças fúngicas
Informações sobre infecções que tendem a ser resistentes e, no caso de pessoas imunocomprometidas, bastante sérias.
Uma boa medida para evitar a diabetse gestacional é cortar a ingestão de doces.
Diabetes gestacional
O desenvolvimento da diabetes gestacional é comum, e pode ser um problema significativo para mãe e bebê, caso não seja precocemente diagnosticada e tratada.