Whatsapp icon Whatsapp

Filariose

A hipertrofia ocorre em uma pequena parcela dos afetados pela filariose
A hipertrofia ocorre em uma pequena parcela dos afetados pela filariose
A filariose, ou elefantíase brasileira, é causada pelo nematelminto Wuchereria bancrofti e ocorre só na espécie humana. Ele tem como transmissores da doença as fêmeas dos mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes, hospedeiros intermediários típicos de clima úmido e quente.

O mosquito é infectado quando pica um ser humano doente e as formas infectantes se alojam, principalmente, para a cabeça do animal.

Ao picarem uma pessoa, as larvas do helminto penetram da corrente sanguínea e se dirigem aos vasos e gânglios linfáticos. Quando na forma adulta, aproximadamente três meses depois, se instalam no sistema linfático, bloqueando-os e causando dilatação dos vasos e acúmulo de linfa nas regiões afetadas - sendo a perna uma das principais.

Nestes quadros - que ocorrem em aproximadamente 15% dos casos, cerca de 10, 15 anos de infecção, há o endurecimento, espessamento e hipertrofia do órgão, um aumento de volume considerável e até deformações.

As larvas oriundas das formas adultas, estas alojadas nos vasos linfáticos, circulam pelo corpo inteiro através do sangue.

Febre, calafrios, dores de cabeça, náusea e sensibilidade dolorosa no corpo são os primeiros sintomas desta doença de evolução lenta, cujo período de incubação é compreendido entre 9 e 12 meses.

Tratamentos são feitos com fármacos e, em caso de resistência a medicamentos, pode ser solicitada a retirada cirúrgica do helminto.

A ocorrência desta doença é tão antiga que a estátua do faraó Mentuhotep, de cerca de 2000 a.C., mostra o inchaço característico em suas pernas.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Ancilostomíase ou ancilostomose
Você já ouviu falar de ancilostomíase, ancilostomose ou amarelão? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença causada por nematoides, como seus sintomas e tratamento.
video icon
"Herbert Spencer" escrito em fundo roxo, ao lado da frase há uma imagem de Herbert Spencer
Sociologia
Herbert Spencer
Filósofo britânico, Herbert Spencer foi um dos maiores epígonos da formação da sociologia como ciência, baseando-se na aplicação de elementos do evolucionismo. Não perca esta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?