Ancilostomose

A ancilostomose, também conhecida como amarelão, é provocada por três tipos de verme: o Necator americanus e outros dois do gênero Ancylostoma, o A. duodenalis e o A. ceylanicum, espécies de vermes parasitas nematódes. As fêmeas liberam ovos no intestino delgado, que são expulsos pelas fezes e eclodem entre cinco e dez dias, tornando-se larvas infectantes.

O nome popular amarelão deve-se à cor amarelada apresentada pela pessoa infectada, decorrente da anemia que o verme provoca no hospedeiro ao sugar seu sangue.

Na terra quente e úmida, dos ovos saem larvas que procuram um hospedeiro humano. Uma vez fixada no intestino delgado, onde a larva atinge o estágio adulto, quando tem capacidade de liberar ovos, o verme passa a sugar o sangue da pessoa. Ao penetrar na pele, a larva ocasiona vermelhidão, prurido, inchaço, sensação de “picada”. Da pele, a larva entra na corrente sanguínea, onde sofre transformações até chegar ao intestino delgado.

Os primeiros sintomas da infecção são: palidez, desânimo, dificuldade de raciocínio, cansaço e fraqueza, provenientes da falta de ferro (anemia) no organismo. Outros sintomas como dores musculares, abdominais e de cabeça, hipertensão, tonturas; também poderão ocorrer com o agravamento do quadro. A doença é perigosa para as gestantes, pois pode afetar o desenvolvimento do feto.

A transmissão da ancilostomose ocorre por meio do contato direto com solo contaminado, como, por exemplo, andar descalço na terra.

O diagnóstico é feito pela observação de ovos nas fezes com auxílio de microscópio. O tratamento consiste na utilização de fármacos como mebendazol e pirantel. A prevenção é feita com medidas sanitárias e educativas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ciclo da Ancilostomose
Ciclo da Ancilostomose
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Taenia Solium, verme que provoca a cisticercose
Cisticercose
Cisticercose, Taenia Solium, como é adquirida a cisticercose, sintomas da cisticercose, diagnóstico da cisticercose, medicamentos utilizados no tratamento da cisticercose, período de incubação da cisticercose.
A hipertrofia ocorre em uma pequena parcela dos afetados pela filariose
Filariose
Doença causada pelo verme Wuchereria bancrofti, transmitida pela fêmea de determinadas espécies de mosquitos, podendo ter como conseqüência a elefantíase.
Rastros da larva migrans
Bicho geográfico
Saiba o que é o bicho geográfico, quais são seus sintomas e tratamento
Verme causador da doença
Ascaridíase
Ascaridíase, o que é ascaridíase, o que provoca a ascaridíase, o que a ascaridíase provoca, os sintomas da ascaridíase, o tratamento para a ascaridíase.