Hepatite B

A hepatite B é uma doença viral, causada pelo HBV, que consiste na inflamação do fígado. O uso de seringas e agulhas contaminadas, transfusão de sangue contendo o vírus, e contato de sangue de mãe doente para o filho, no momento do parto, são algumas das principais formas de contágio. Por ser também transmitida por relações sexuais desprevenidas, é considerada uma DST.

Também chamada de amarelão ou hepatite sérica, seus principais sintomas são dores no corpo, cansaço, indisposição, falta de apetite, febre e mal-estar; seguidos posteriormente de icterícia (coloração amarelada), dor nas articulações, coceiras no corpo, fezes claras e urina escura.

Após essa fase, a doença pode ser curada espontaneamente, aproximadamente seis meses após o contato com o vírus; ou se manifestar de forma crônica (5 a 10% dos casos), podendo comprometer o fígado com lesões, como câncer e cirrose, em cerca de 40% desses pacientes, que são capazes de contaminar outras pessoas durante toda a sua vida.

Para diagnóstico, é necessária a análise de sangue para detectar a presença de partículas do vírus ou presença de anticorpos específicos. Pode ser necessária a biópsia de um fragmento do fígado, a fim de verificar o nível de comprometimento do órgão.

Muitas vezes o tratamento se restringe ao controle dos sintomas e complicações decorrentes, sendo desaconselhável a ingestão de bebidas alcoólicas. O uso de tenofovir lamivudina ou de interferon auxilia no tratamento em casos de hepatite crônica, embora seja uma medida que oferece grande risco de surgimento de efeitos colaterais. O Ministério da Saúde os fornece, em casos de indicação médica.
Felizmente, existe uma vacina disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que, tomada em três doses, é capaz de promover a prevenção de indivíduos. O uso de camisinha e a não utilização de objetos que entraram em contato com o sangue de outras pessoas (agulhas, alicates, etc.), são medidas eficazes no combate a este vírus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

HBV: vírus responsável pela hepatite B.
HBV: vírus responsável pela hepatite B.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
A hepatite C é uma doença viral que afeta o fígado.
Hepatite C
Aprenda um pouco mais a respeito da hepatite C, uma doença viral grave que pode ser prevenida de maneira simples. Neste texto, falaremos o que é hepatite C, as diferenças entre as formas aguda e crônica, como ocorre a transmissão do vírus causador da doença, os sintomas, tratamentos e modos de prevenir-se contra essa doença.
Presença do papilomavírus humano em células da vagina.
Verrugas Genitais
Verrugas Genitais, doença sexualmente transmissível, condiloma acuminado, doença conhecida como crista de galo, doença ocasionada pelo papilomavírus humano, contágio do condiloma acuminado, sintomas do condiloma acuminado, tratamento do condiloma acuminado.
Células epiteliais infectadas por Gardnerella vaginalis.
Gardnerella
Vaginose cujo agente causador é uma bactéria, típica da flora vaginal.
Observe o vírus da Hepatite D. Esse vírus necessita do vírus da Hepatite B para completar seu ciclo de vida
Hepatite D
Conheça mais sobre a Hepatite D, uma doença viral que pode levar a consequências graves.
Boas medidas de higiene podem evitar a contaminação com o vírus da hepatite E
Hepatite E
Entenda como ocorre a transmissão da Hepatite E, seus sintomas e por que a doença ocorre com maior frequência em países em desenvolvimento.
A hepatite A é causada por um vírus de RNA que afeta o fígado.
Hepatite A
Clique aqui e conheça mais a respeito da hepatite A, uma doença causada por um vírus e que pode ser prevenida com vacinação e hábitos adequados de higiene.
O preservativo é o único meio de se prevenir da doença.
Cancro mole
Cancro mole, o que é cancro mole, o transmissor do cancro mole, como o cancro mole é transmitido, como ocorre o tratamento do cancro mole, como prevenir o cancro mole.