Cancro mole

O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível também conhecida como cancro venéreo ou cavalo, que se manifesta através do bastonete Haemophilus ducreyi. O bastonete permanece incubado por até quatro dias no organismo infectado, onde, ao se manifestar, surge inicialmente uma lesão que se evolui rapidamente para uma lesão dolorosa, purulenta e profunda.

É transmitida exclusivamente através do sexo desprotegido, independente da forma, podendo ser vaginal, oral ou anal. A lesão ao se evoluir começa a provocar ínguas pela virilha e toda a genitália que são cobertas por secreções amareladas de forte odor e que sangram facilmente.

Para confirmar a doença o médico pede que seja feita a cultura do bacilo. O tratamento contra o cancro mole deve ser feito o quanto antes. Utiliza-se antibióticos, sabonetes especiais e loções para que a higienização do local seja feita de forma mais acentuada. É importante que nesse período não haja o contato sexual com outras pessoas, pois pode afetar o tratamento e ainda contaminar o parceiro. Recomenda-se que o parceiro (a) também se submeta a exames e ao tratamento para que não tenha possibilidade de um novo contágio.

Como somente é transmitida pelo ato sexual, a doença pode ser prevenida através do uso de preservativos (camisinha). Se uma gestante contrair a doença deve informar imediatamente o médico, pois mesmo não apresentando ameaças ao bebê o tratamento é importante, se a doença ainda não tiver se manifestado é necessário buscar formas que evitem o aparecimento de lesões.
O preservativo é o único meio de se prevenir da doença.
O preservativo é o único meio de se prevenir da doença.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
Presença do papilomavírus humano em células da vagina.
Verrugas Genitais
Verrugas Genitais, doença sexualmente transmissível, condiloma acuminado, doença conhecida como crista de galo, doença ocasionada pelo papilomavírus humano, contágio do condiloma acuminado, sintomas do condiloma acuminado, tratamento do condiloma acuminado.
HBV: vírus responsável pela hepatite B.
Hepatite B
Doença viral que pode ser curada espontaneamente, ou se manifestar de forma crônica.
A multiplicação da bactéria Neissiria genorrheae
Gonorréia
Gonorréia, o que é gonorréia, o causador da gonorréia, como se contrai a gonorréia, sintomas da gonorréia, tratamento da gonorréia, prevenção da gonorréia.
Lêndeas e indivíduos adultos de Phthirus pubis, localizados nos cílios de paciente.
Pediculose pubiana
DST caracterizada pela presença do artrópode Phthirus pubis nos pêlos pubianos.